Por que devemos honrar São José?
Amanhã, dia 19 de março, a Igreja celebra o dia de São José. Durante todo o ano passado, fomos convidados pelo Papa Francisco a meditar sobre essa figura no mistério da Salvação, mas você pode estar em dúvida, por que honra-lo?
Afinal, ele aparece pouquíssimo nos Evangelhos, e para quem olha superficialmente ele não aparenta ser importante para a história da redenção humana. Então, neste texto, vamos tentar mostrar um pouco a importância de dele, o motivo pelo qual devemos honrá-lo e o da Igreja ter o exaltado como Patrono.
- Era um homem justo
A Sagrada Escritura nos diz, no começo do Evangelho de São Mateus (1, 19), que José era um homem justo. O que isso significa? Para a tradição judaica, um Justo é como um Santo, uma pessoa que busca direcionar sua vida em conformidade com a Vontade de Deus.
Portanto, São José era justo, um homem santo, que foi elevado por Deus a honra de ser o Pai adotivo do Verbo Encarnado.
O que isso significa? Significa que ele carregou o menino Jesus no colo, pôde ensinar-lhe seu ofício e foi seu guardião durante toda a infância. Deus deixaria a Salvação do mundo aos cuidados de um homem qualquer?
- É o pai adotivo de Jesus
O segundo ponto de atenção é que José é o Pai adotivo de Jesus. Deus quis escolhe-lo dentre todos os homens, para ser o Pai adotivo de Jesus.
Ele era da descendência de Davi, e por isso ele é o Pai Davídico de Jesus. Sua família era de Belém, cumprindo a promessa de que o Messias viria de Belém. Foi escolhido por Deus para que as escrituras se cumprissem.
- É o esposo da Virgem Maria.
Deus permitiria que a mãe do salvador desposasse um homem comum? Claro que não! O Papa Leão XIII, sobre o tema afirma: “Através do matrimônio, os dois se tornam uma só carne, é a mais perfeita união, portanto no matrimônio de São José e Maria, de uma forma que somos incapazes de compreender, José passa a participar das graças que Maria recebeu de Deus, aumentando ainda mais a santidade de José”.
A comunhão espiritual entre os dois era mais forte que o laço humano (pois ambos morreram virgens, como afirma a tradição católica). Jesus quis que o casamento, uma realidade natural, fosse elevado ao nível da comunhão sacramental, assim como é as núpcias de Cristo e da Igreja.
- É venerado por uma multidão de Santos.
São centenas de relatos de santos que amavam e veneravam José como patrono e protetor, temos um texto aprofundando sobre isso.
Clique aqui para ler: Os santos e José
Santa Teresa de Ávila, Santo Afonso Maria Ligório e tantos outros que o honraram e amaram e que sempre que necessitavam pediam sua intercessão.
- A Igreja o honra e conta com sua proteção.
São José foi proclamado como Padroeiro da Igreja pelo Papa Pio IX. Na ocasião, o Papa fez um paralelo com José do Egito, pois José do Egito, de certa forma, prefigurou a figura do Pai adotivo de Cristo.
Num tempo de fome do povo de Israel, José do Egito foi o Protetor, o Padroeiro, a figura paterna que não deixou faltar o alimento.
“Ide a José”, foi o que o faraó disse aos filhos de Jacó no Egito. “Ide a São José”, é o que o Papa Pio IX disse a toda a Igreja Católica.
Se Cristo é a cabeça, o a Igreja seu corpo místico, José é também protetor de toda a Igreja. Como Pai adotivo, foi confiada a ele a missão de proteger e guardar o Messias Menino.
O Papa S. João Paulo II diz que José é o Redemptoris custos, o Guardião do Redentor e também o nosso.
- Foi escolhido pelo próprio Deus.
Se José foi escolhido por Deus, separado desde a infância, preservado do pecado pela GRAÇA SANTIFICANTE de Cristo, se Deus o escolheu e o honrou, quem somos nós para não o honrarmos e invocarmos como nosso patrono e protetor?
Oração a São José:
Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós
e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,
e defendei-nos de todo o mal. Amem.
(Papa Francisco, Patris Corde)
Acesse aqui a série sobre José:
- Herdeiro da promessa
- O homem dos sonhos de Deus
- O homem do Sim Incondicional
- O Natal de José
- O homem do sim à Obra de Deus
- José, Maria e Jesus: a Família de Nazaré
- O esposo de Maria
- A família de Nazaré: fonte de cura
- José no Egito: o seu deserto
- Com José na periferia da vida do homem, na glória do Deus vivo!
- A devoção a José – Orações
0 Comments