fbpx

A Evangelização na Aliança de Misericórdia

Somos chamados a EVANGELIZAR PARA TRANSFORMAR, transformando todo evangelizado em evangelizador e testemunha da Misericórdia.

Evangelizando, queremos “colocar” todo homem no colo de Deus, nestas “entranhas de Misericórdia”, onde todo filho é gerado à “vida nova” e faz experiência viva e pessoal do amor de Deus, do qual torna-se testemunha (cf. Jo 20,17-18)”. Estatuto Aliança de Misericórdia, nº 10

A Aliança de Misericórdia nasceu para evangelizar! A nossa missão irradia os raios da Divina Misericórdia como um arco-íris da Nova Aliança de Deus.

Da mesma forma que a luz se decompõe nas diversificadas “cores” do arco-íris, sinal da Nova Aliança da Misericórdia de Deus, entre o céu e a terra (cf. Gn 9,8-17), assim seu amor reluz nas diferentes obras de Misericórdia, materiais e espirituais, que somos chamados a realizar, pela diversidade dos carismas com que o Espírito Santo nos capacitará. (cf. Estatuto Aliança de Misericórdia, nº 18).

Encontro Thalita Kum

É uma evangelização feita de jovens para jovens, afastados da vida da igreja, ou que já se envolveram em maus caminhos. Podem participar do encontro também jovens que tem uma caminhada de fé, mas, sobretudo, para aprender um estilo de evangelização, e fortalecer a própria fé.

É uma experiência de profunda conversão e de encontro com Deus, mais profundamente, atingindo a mensagem Kerigmática, que encontramos nas pregações dos apóstolos logo após a vinda do Espírito Santo (At 2-4)
O Thalita Kum nasceu para “despertar” os jovens!

Cristoteca

A Balada cristã

É uma balada cristã com um espaço alternativo onde os jovens podem se encontrar para uma diversão saudável, santa, com um visual diferente e com uma alegria verdadeira que outras baladas não oferecem.

Através da dança, do teatro e da música, em um ambiente muito parecido com os de eventos noturnos seculares, essa balada tem como objetivo levar os jovens a terem uma experiência com Deus, o qual é o Único que pode preencher o vazio de nossos corações com a verdadeira vida.

Como surgiu?

Durante um exorcismo de um jovem, o demônio disse que levava os jovens a perdição através das discotecas.

Daí então surgiu a ideia, uma balada que levasse os jovens para a santidade e a presença de Cristo. Um lugar onde os jovens possam se divertir sem cair em pecado e passando a madrugada louvando a Deus.

Estrelinhas da Paz

As estrelas do amanhã

É um movimento que surgiu a partir de uma experiência em Medjugorje, desejamos sonhar o nascimento de um exército de crianças carismáticas, que respondendo ao convite da Virgem Maria, possam “acorrentar” o mundo ao Terço e a uma forte intercessão, para aproximar o tempo do Triunfo do Coração Imaculado de Maria.

Crianças oram em frente da imagem de Nossa Senhora
As crianças e pré-adolescentes que se inserirem nesse movimento serão reconhecidas como “Estrelinhas da Paz” e “Arautos do Coração de Jesus”. Cremos que nada quanto a oração das crianças, possa tocar o coração de Deus, e mover o coração dos homens com maior profundidade, para que esse tempo novo de Graça e Misericórdia se aproxima para a humanidade.

Como compromisso, as crianças e pré-adolescentes, diariamente, rezam as 10 ave-marias, assim formarão muitos rosários para envolver o mundo todo com essa corrente de paz.

Baixe o APLICATIVO OFICIAL DAS ESTRELINHAS DA PAZ:

Evangelização Carcerária

Estive preso e fostes me visitar

Baseados na nossa Palavra de vida, “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou pela unção para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista, para restituir a liberdade aos oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor.” (Is 61,1ss), somos impulsionados a ultrapassar os limites do cárcere para alcançar os corações solitários e abandonados pelo sistema carcerário.

Temos como objetivo ser expressão do Amor misericordioso para cada irmão (a) que se encontra privada de liberdade, na certeza de um Deus que é misericórdia e os ama individualmente e pessoalmente. Junto a Igreja, na Pastoral Carcerária, desejamos resgatar a dignidade de cada filho (a) de Deus, sempre os lembrando de sua essência e não dos seus atos, pois, “Não se trata daquilo que vêem os homens, pois eles vêem apenas com os olhos, mas o Senhor olha o coração.” (1Sm 16,7).

Com grande alegria, nos aproximamos desses irmãos com louvores, sempre os convidando para a oração. Desse se aproximar começamos nossa evangelização. A Palavra de Deus sempre é a mais bela oportunidade para adentrar aos corações fechados pelo cárcere e descobrir belas histórias de misericórdia. Geralmente este primeiro o contato não é difícil, ao entrar dentro de um presídio já somos abordados pelos próprios irmãos que estão ali já a nossa espera, pois eles têm a necessidade de alguém para escutá-los e acolhê-los.

Evangelização de Rua

Estender a mão aos pobres de Deus

Você está disposto a “perder” tempo? A fazer as coisas simples da vida?

A pastoral de rua consiste nos pequenos gestos, nas coisas simples do dia a dia. Somos chamados a apenas estar ali, sentados numa calçada, sendo presença, às vezes sendo um ouvido ou um sorriso onde o outro pode encontra acolhida.

Em um mundo envolvido pela indiferença tentamos de alguma forma fazer a diferença na vida de tantos que passam por despercebidos, invisíveis para uma sociedade consumista e egoísta. Somos chamados a mergulhar na vida dos irmãos de rua e descobrir tesouros escondidos atrás de muitas histórias de abandono e solidão, resgatando sua essência e dignidade de filhos de Deus.

Evangelização dos Adolescentes Privados de Liberdade

Ser luz em meio às trevas

É a evangelização nas unidades de internação para adolescentes em conflito com a lei. Essas unidades de internação estão vinculadas as diversas Secretarias de Estado, sendo elas: Secretaria de Estado da Educação, da Justiça, Defesa da Cidadania e Defesa social nos respectivos Estados, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

- A Fundação Centro de Atendimento Sócio-educativo ao Adolescente (Fundação CASA), tem como missão primordial aplicar em todo o Estado de São Paulo as diretrizes e as normas dispostas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Sistema Nacional de Atendimento Sócio-educativo (Sinase), promovendo estudos e planejando soluções direcionadas ao atendimento de adolescentes autores de atos infracionais, na faixa de 12 a 21 anos.

- O Novo Degase – Departamento Geral de Ações Sócio-educativas tem a responsabilidade de promover sócio educação no Estado do Rio de Janeiro, favorecendo a formação de pessoas autônomas, cidadãos solidários e profissionais competentes, possibilitando a construção de projetos de vida e a convivência familiar e comunitária.

- O Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional – CIA/BH, foi criado visando o pronto e efetivo atendimento ao adolescente autor de ato infracional.

- A Fundação Centro de Atendimento Sócio-educativo ao Adolescente (Fundação CASA), tem como missão primordial aplicar em todo o Estado de São Paulo as diretrizes e as normas dispostas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Sistema Nacional de Atendimento Sócio-educativo (Sinase), promovendo estudos e planejando soluções direcionadas ao atendimento de adolescentes autores de atos infracionais, na faixa de 12 a 21 anos.

- O Novo Degase – Departamento Geral de Ações Sócio-educativas tem a responsabilidade de promover sócio educação no Estado do Rio de Janeiro, favorecendo a formação de pessoas autônomas, cidadãos solidários e profissionais competentes, possibilitando a construção de projetos de vida e a convivência familiar e comunitária.

- O Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional – CIA/BH, foi criado visando o pronto e efetivo atendimento ao adolescente autor de ato infracional.

Fanuel

Resgatar a essência da infância

O Fanuel é um encontro kerigmático para crianças e pré-adolescentes, que tem o intuito de atingir as crianças de diferentes realidades, de pobres a ricos, marginalizados ou não, chamadas à fazer uma experiência pessoal e íntima com Deus, que os convida a voltar à essência do ser criança.

E um de nossos objetivos é resgatar a essência infantil dessas crianças que foi se perdendo ao longo de sua história. Por isso o Fanuel que em hebraico significa “rosto de Deus”, visa devolver às crianças a essência de uma imagem e semelhança de Deus, que é Pai e as ama incondicionalmente, pessoalmente e gratuitamente. O Fanuel usa como métodos de evangelização a Palavra de Deus, dinâmicas, músicas e brincadeiras.

Missão Thalita Kum

Dizer aos quatro cantos da cidade: Jesus te ama!

A missão nasceu há 17 anos, com o intuito de levar a Boa - nova do Natal pelas ruas, abordando as pessoas, e apresentando a elas o verdadeiro sentido, com teatros, danças, músicas...

Os jovens não ficam só nas praças, mas, visitam hospitais, casas de acolhimento, cadeias, Fundação CASA, favelas e cortiços, fazem evangelização nos ônibus;  à noite realizaram a evangelização Maria Madalena (prostitutas) e  rua, fazendo a experiência de dormirem com os irmãos.

Caná

Encontro kerigmático para casais (namorados, noivos ou casados), com foco na dimensão familiar, buscando restaurá-la. Para os casais de namorados e noivos, esse encontro visa construir um conceito da verdadeira família, segundo a Vontade de Deus.

Ruah

O Sopro do Espírito

É um retiro kerigmático, direcionado para adultos acima de 20 anos, que não fizeram ainda a experiencia do amor de Deus, ou estão afastados da igreja.

O Ruah nasceu para despertar e dar início a uma nova caminhada, onde outras novas experiencias serão necessárias para fortalecer os âmbitos da fé, da afetividade e do compromisso social.

Maria Madalena

Mostrar o verdadeiro Amor

Evangelização com garotas (os) de programa e travestis, onde os missionários buscam resgatar a verdadeira identidade de Filhos de Deus mostrando a eles seu verdadeiro valor, por meio do anuncio da Palavra (o kerigma), que é realizado de várias formas: passeios, abordagens: oração pessoal, tu a tu e diálogos, piqueniques e almoços.

Hospitais

  A dor que une ao Amor

Ser expressão do amor misericordioso nessa evangelização é ser presença. Ir nos leitos, ao encontro de pessoas que muitas vezes perderam a alegria e até mesmo a esperança, e levar a ela um sorriso, um abraço, uma palavra de conforto, para que não se sintam sozinhas, mais saibam que tem um Deus que cuida delas rezamos por elas, conversamos e levamos a alegria e o amor de Jesus.

Favelas, cortiços e bairros

Ir ao encontro dos filhos de Deus

Somos chamados a ser expressão do Amor misericordioso e por isso esta evangelização deve procurar relacionar-se profundamente com cada morador e pessoa que encontrar, fazendo-a se sentir única e amada.

Das diversas atividades que fazemos nessa evangelização, uma delas, que é a forma que mais conseguimos nos aproximar dos moradores, são as visitas nas casas, com orações, oração do terço mariano, terço da misericórdia, realizamos também os sacramentos de crianças e adultos com a catequese preparatória, proporcionamos grupos de oração e Missas, encontros querigmáticos para as crianças, jovens e adultos, fazemos mutirão nas casas com as famílias, ajudamos com providência quando vemos a necessidade e a precariedade da família, encaminhamos crianças para as creches e escolas auxiliando as mães neste processo.

Cenáculos

Os Cenáculos são “células de Igreja doméstica”! Acontecem uma vez por mês nas famílias dos seus próprios membros, revezando as casas e constituem a modalidade mais simples de aderir ao carisma do Movimento Aliança de Misericórdia. São caracterizados por uma profunda espiritualidade mariana centrada na Palavra de Deus.

“Quem é minha mãe, quem são meus irmãos? Quem escuta a Palavra de Deus e as põe em prática”. (Lc 8,21)

Os Cenáculos são alicerçados num tripé:

1. Terço Mariano (ou da Divina Misericórdia);

2.  Meditação da Palavra do Mês do Movimento;

3.  Fraternidade entre os membros com a partilha das experiências e notícias, intercessão recíproca e também na amizade fraterna e confraternização.

Estes grupos podem formar-se espontaneamente, como fruto e continuidade dos encontros querigmáticos (Thalita Kum, Caná, Ruah...), ou ainda por multiplicação, que acontece quando um grupo numeroso se divide em duas células, pois os Cenáculos são formados por um número de 8 pessoas e no máximo de 16 para facilitar a partilha de todos. Quando um grupo alcança os 16 membros, se divide em duas células de 8 membros, nas quais sempre haverá um pastor que receberá uma formação, possivelmente mensal.

“A multidão dos que haviam crido era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava exclusivamente seu o que possuía, mais tudo entre eles era comum” (At 4,32)

Como se estrutura o encontro Cenáculo?

1.  Meia hora para a acolhida do núcleo na casa escolhida no mês anterior, invocação ao Espírito Santo e oração do terço (Mariano ou da Misericórdia);

2.   Meia hora de leitura, áudio ou vídeo da “Palavra do Mês”;

3.  Uma hora de partilha – meditação sobre a Palavra e troca das experiências da Palavra do mês anterior;

4.  Meia hora de louvor/intercessão/cura e/ou libertação;

5.  Recados e confraternização. (Não precisa preparar janta ou alimentos sofisticados. Partilha-se o alimento que cada um poderá trazer já pronto).

O encontro em si, não deverá demorar mais de 2 horas e meia, mas o tempo da confraternização é livre.

Se você tem interesse em participar ou formar um grupo Cenáculo entre em contato com:
(11) 99756-0997 – evangelizacao@misericordia.com.br

 

 

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password