Carisma e Espiritualidade

Padre João Henrique na rua ora por morador de rua
Pastoral de rua na Sé em São Paulo/SP. Foto: Acervo Aliança.

O carisma e a espiritualidade do Movimento Aliança de Misericórdia brotam do coração misericordioso de Jesus e impulsionam todos os membros do Movimento ao encontro do coração de cada pobre, materialmente ou espiritualmente.

A Aliança de Misericórdia é chamada a Evangelizar para Transformar, transformando todo evangelizado em evangelizador e testemunha da Misericórdia. Acreditando na força da Palavra “Onde, porém, se multiplicou o pecado, a graça transbordou.” (cf. Rm 5, 20).

A Misericórdia nada mais é que a graça santificante, descendo no mais profundo das feridas humanas, nas chagas que paralisam e matam os filhos de Deus, e as transformam em fontes que jorram a água viva da santidade.

Confiantes na potência do Espírito Santo, o Movimento O reconhece como principal protagonista de um Novo Pentecostes de Misericórdia e busca viver pautando-se nas dimensões carismática e evangelizadora, visando uma libertação integral e uma transformação total de cada homem e mulher, a quem se anuncia a misericórdia de Deus.

Reconhece também em MARIA, “Imaculada do Espírito Santo”, a sua verdadeira “FUNDADORA”.

Ponte de Misericórdia

O Movimento compromete-se a conjugar harmoniosamente a Evangelização e Caridade como duas faces de uma só moeda. Acima de tudo, deseja viver no seu interior, com radicalidade, os laços de amor que Jesus viveu com seus discípulos e que tanto desejou para eles:

Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros. Como eu vos amei, amai-vos também uns aos outros. Nisso reconhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros!” (Jo 13,34-35).

Abraço fraterno
“Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros”. (Jo 13, 34-35). Foto: Acervo da Aliança.

Por seu carisma o Movimento é chamado a ser aliança de Misericórdia e ponte de Misericórdia entre pobres e ricos; centro e periferia; pequenos e grandes; igreja e igreja; dimensão carismática e libertadora; ação evangelizadora e de promoção humana; a vida de oração e de ação; homem e homem e povos e povos até os confins do mundo.

As Escolas

A espiritualidade da Aliança de Misericórdia se alicerça sobre quatro colunas fundamentais: o Espírito, a Palavra, Maria e os pobres.

Sua espiritualidade consiste, portanto em aprender e se inspirar nas chamadas “Escolas” que norteiam a vida e o agir da Aliança de Misericórdia:

À Escola do Espírito – O Movimento reconhece e adora o Espírito Santo como protagonista da missão.

À Escola da Palavra – Pela força da Palavra, acolhida como princípio de cada ação, o Movimento vive e renova a cada ação.

À Escola de Maria – A Aliança nasce do seio de Maria, como Espírito de eterna Misericórdia e de infinita fecundidade.

À escola dos Pobres – o pobre converte e impulsiona os membros do Movimento a serem cada vez mais pobres, despojados e livres.

Imaculada do Espírito Santo

imaculada-espirito-santo
Rascunho feito por Padre João Henrique, durante um momento de oração com Maria Paola e Padre Antonello.

Esta imagem nasceu em oração, no dia 21 de dezembro de 1999, enquanto nos preparávamos para encontrar com Dom Gil Antônio Moreira, em vista de nossa possível acolhida na Arquidiocese de São Paulo.

Orando, sentimos fortemente a presença de Maria, nossa Mãe, e nasceu o desejo de desenhar um retrato d’Ela, como Imaculada do Espírito Santo.

Em um forte momento de oração, Pe. Antonello e Maria Paola, pelo dom carismático do Espírito Santo, guiavam a mão do Pe. João Henrique que então desenhava numa folha branca, tudo o que o Senhor colocava em seus corações.

No desenho, Maria parece avançar a passos firmes sobre a terra, que era deserta e se tornava um jardim florido, esmagando a força do mal. De seus pés flui água viva que fecunda a Terra.

Ela traz nas mãos o Coração Misericordioso de seu Filho Jesus. Tesouro precioso para estes tempos, sinal da nova Aliança de sua Misericórdia.

Do coração ferido de Jesus nasce um Arco-Íris de luz que, com suas sete cores, ilumina a humanidade, que estava envolvida, assim como a Terra, na sombra da morte.

Maria se apresenta bem parecida à imagem da Virgem de Medjugorje, Rainha da Paz. A cor do manto e da túnica de Maria, rosada e azulada, nos lembra as cores dos raios que saem do coração da imagem de Jesus Misericordioso da Irmã Faustina Kowalska.

Desta imagem, foi feita apenas uma tímida tentativa de colorir no computador. Mas este primeiro esboço acabou tornando-se conhecido por todos.

Várias vezes tivemos a alegria de constatar as confirmações do Senhor. Com alguns sinais, a Imaculada foi vista por outros irmãos que não a conheciam anteriormente, seja em alguma visão em oração, seja no repouso do Espírito ou até mesmo aos irmãos de rua.

Palavra de Vida

Missionários na favela do Moinho
Missão na comunidade do Moinho em São Paulo/SP. Foto: William de Oliveira.

Palavra de Vida é um trecho bíblico que escolhemos ou recebemos em oração e procuramos vivê-lo, fazendo daquele versículo a bússola que orientará nossas escolhas e ações ao longo da vida.

No dia 12 de dezembro de 1999, no início do Ano Santo da Misericórdia do Senhor, na festa de Nossa Senhora de Guadalupe, após 40 dias de oração e jejum, recebemos a confirmação de nossa Palavra de Vida, que rege todas as nossas ações:

O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou pela unção para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista, para restituir a liberdade aos oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor”.(Is 61,1 e Lc 4,18-19).

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password