Padre Antonello e Padre Henrique em Missa de nascimento da Aliança

De 15 de outubro a 1º de novembro de 1999, o Senhor confirmou o chamado que impulsionaria o início desta obra, confiando como Palavra de Vida à passagem de Isaías 61, 1ss.

No dia de Todos os Santos, Ele nos fez intuir as cores do arco íris como sinal de uma nova Aliança de Misericórdia, que se desdobrava nas várias expressões do Amor, pelos diferentes dons do Espírito.

Compreendemos que era uma obra para a santificação de todos e que a santidade seria nossa primeira vocação, à luz das Bem Aventuranças (cf. Mt 5, 1-12).

Quarentena do homem velho

Pe. João Henrique, Pe. Antonello e os irmãos Maria Paola e Dilson começaram uma quarentena para discernimento, que terminou em 12 de dezembro, 3º Domingo do Advento do Natal do Ano Santo, Ano da Misericórdia: era a festa de N. Sra. de Guadalupe, Rainha e Padroeira das Américas, dos pequenos, sofridos e oprimidos.

Compreenderam, então, que a Imaculada do Espírito Santo era a verdadeira Mãe Fundadora, e receberam a inspiração da imagem de Maria Imaculada do Espírito Santo.

Confirmados em seu chamado pelo então bispo auxiliar da Região Ipiranga da Arquidiocese de São Paulo, Dom Gil Antônio Moreira, os quatro, com outros irmãos, reuniram-se em retiro de 31 de dezembro a 9 de janeiro, em Atibaia (SP).
Saiba mais: Qual a identidade da Aliança?

Nasce um carisma

Na madrugada de 1° de janeiro de 2000, apresentaram a Maria, Mãe da Igreja e da Misericórdia, o seu “SIM”.

É o nascimento da Aliança de Misericórdia, desde logo um Movimento Eclesial, pela presença de sacerdotes e leigos, homens e mulheres, solteiros e casados, que aderem ao mesmo carisma de formas diferentes e em vários níveis.

“Vocês falam de sonho, mas eu vejo que já é realidade e que seus corações batem ao uníssono com que Jesus está querendo de sua Igreja aqui em São Paulo e com o que o nosso Pastor, Dom Cláudio Hummes, nos pede: uma nova evangelização a partir dos mais pobres.

O vosso lema será Evangelizar para Transformar, para transformar o evangelizado em evangelizador, nos disse Dom Gil.

Em 15 de agosto de 2005 (Festa da Assunção de Nossa Senhora), Dom Cláudio Hummes, então Cardeal Arcebispo de São Paulo, aprovou o estatuto do Movimento como Associação Privada de Fiéis, Aliança de Misericórdia.

Uma missão para o mundo

Nossa missão é nos tornarmos expressão viva do Amor Misericordioso, que brota do coração do nosso Deus através da sua Igreja, para com os mais pobres material e espiritualmente.

Somos chamados a uma vida de oração e ação, ação evangelizadora e de promoção humana.

Para colocar esta missão em prática, as evangelizações se dividem em duas, Movimento Jovem e Movimento Adulto, que juntos promovem encontros querigmáticos e carismáticos, de conversão, para os que estão afastados da Igreja ou que precisam de um reavivar interior.

Ao mesmo tempo, desenvolve ações para dar real oportunidade de reinserção na sociedade aos marginalizados, sejam pessoas em situação de rua, residentes em favelas ou pessoas em alguma situação de risco.

O mais importante é que resgatem a sua própria vida e de seus mais próximos.

Documentário históricoo gravado em 2009