Palavra do Mês de Fevereiro – A devoção a São José

O Papa Francisco dedicou o ano 2021 para a devoção a São José. O Papa pediu que em todas as igrejas do mundo tivesse um lugar onde se rezasse para este santo.

Como já dissemos neste ano, São José conhece o que é a vida do dia a dia. Sabe as necessidades, preocupações. Teve que lutar muito para levar para frente a Família Sagrada de Nazaré. Por isso, então, ele entende as nossas orações e as apresenta ao Pai do céu.

Gostaria neste mês, de oferecer este escrito com os variados modos de orações que os papas e santos dedicaram a São José, assim você poderá escolher uma para ser sua oração pessoal.

Como você verá, muitos papas ofereceram a vida da Igreja e deles para São José. Creio que seja tão lindo poder fazer isso também nós, de modo simples, como filhos dele.

Pelo Beato Papa Pio IX

O Beato Papa Pio IX dedicou, através de um decreto “Quemadmodum Deus”, a Igreja a São José, fazendo dele o seu padroeiro. Eis a oração:

 

“Lembra-te, ó puríssimo esposo de Maria Virgem, oh querido meu protetor São José, que todos foram escutados na própria oração e também foram consolados. Com esta confiança, eu chego perto de você e me ofereço a ti. Não coloca de lado a minha oração, ó Pai Davídico do Redentor, mas aceita-a e faz que se realize. Amém!”.

Por São João Paulo II

Igualmente, o santo Papa João Paulo II na Exortação “Redemptoris Custos” dedicou a Igreja a São José e rezou:

“Oh querido São José, amigo e protetor de todos, custódio de Jesus e de todos os que te pedem ajuda. Tu és grande porque obtém de Jesus tudo o que tu pedes a Ele. Aceita a minha oração, cuida de todas as famílias para que vivam em harmonia, unidade, fé e o amor que reinavam na Sagrada Família. Protege todas as pessoas consagradas para que encontrem na obediência à vontade de Deus, o exemplo para viver no silêncio, na humildade e na “missionariedade” da vida de união com Deus. A alegria de ser somente de Deus é tão grande, que não tem comparação; somente em Deus se encontra toda a felicidade. São José, escuta a minha oração!”.

Pelo Papa Francisco

O Papa Francisco é muito unido e ligado a São José. Ele frequentemente oferece para o santo as situações mais delicadas da Igreja que ele deve enfrentar e faz isso colocando uma folhinha embaixo de uma pequena estátua de São José dormindo. Na Carta Apostólica “Patris Corde”, ele revela que há 40 anos repete está oração:

“Glorioso Patriarca São José, cujo poder consegue tornar possíveis as coisas impossíveis, vinde em minha ajuda nestes momentos de angústia e dificuldade. Tomai sob a vossa proteção as situações tão graves e difíceis que Vos confio, para que obtenham uma solução feliz. Meu Amado Pai, toda a minha confiança está colocada em Vós. Que não se diga que eu Vos invoquei em vão, e dado que tudo podeis junto de Jesus e Maria, mostrai-me que a vossa bondade é tão grande como o vosso poder. Amém!”.

Oração de Chiara Lubich

Ainda mais, podemos escutar algumas expressões de almas que sentem o amor de São José. Um exemplo é Chiara Lubich (fundadora do Movimento dos Focolares). Ela percebeu que tinha pedido pouco para José, então escreve:

“Oh São José! Pouco, realmente, eu rezei para ti. Te peço perdão. Falei de ti, mas não falei contigo, que na verdade muitas coisas nos dissestes com o teu silêncio, com a tua prontidão a seguir a Vontade de Deus, através daquele trabalho do dia a dia que tem a força de ensinar a todos os homens, especialmente para os pobres do mundo, a elevar o deles. Tu és o protetor da Igreja! Nós queremos ter uma profunda devoção por ti, porque protegestes Maria e Jesus, e porque tu és um modelo de todas as virtudes. São José, colocamos em ti a unidade da Igreja, as Ordem Religiosas, os Movimentos religiosos, as famílias. Protege os jovens e as crianças, para que não sejam escravos das maldades do mundo, mas caminhem defendidos por ti nos planos de Deus Pai. Amém!”.

Oração de Santa Teresa d’Ávila

É muito lindo, vital e profundo o que escreve Santa Teresa d’Ávila:

“Eu não me lembro de ter pedido uma graça a São José e não a ter obtido. Faria um quadro maravilhoso, podendo fazê-lo, em colocar todas a graças que eu recebi dele, através das quais me tornei cheia de Deus no meu ser, e igualmente os perigos da alma e do corpo, através da qual fui liberta através da intercessão deste grande santo! (…) A todos os santos Deus concede de nos proteger para uma ou outras determinadas necessidades, mas ao glorioso São José, e eu sou testemunha disso, estende o seu poder em todas as coisas. Quero só ter a coragem de dizer, para quem não experimentou ainda disso, de pedir sem demora a São José”.

Oração pessoal

Também eu, embora me sinta um grande pecador, rezo, digo a verdade, todos os dias a minha oração a São José. Pego ela das orações comuns, sendo eu um simples sacerdote da Igreja. Eis a oração:

“A ti, bem-aventurado José, pegos pelas tribulações, olhamos, e invocamos a tua ajuda depois daquela de tua Esposa Santíssima Maria. Pelo sagrado vínculo de caridade que te uniu à Imaculada Virgem Maria, Mãe de Deus, e pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, olha, te pedimos, com um amável olhar a herança que Jesus Cristo adquiriu com o Seu sangue e vem em nosso auxílio. Protege, oh grande guardião da divina Família, os eleitos filhos de Jesus Cristo: afasta de nós, oh Pai amadíssimo, os erros e os vícios que enchem o mundo; assisti-nos, do céu, do poder das trevas, oh nosso fortíssimo protetor; e, como um dia salvastes da morte a vida do menino Jesus, defende agora a Santa Igreja de Deus e cada um de nós para chegarmos um dia nas bem-aventuranças do Céu. Amém”.

São pequenas e simples orações que a Igreja fez no arco dos séculos para pedir a proteção do Esposo de Maria e Pai putativo de Jesus. Ele é sempre presente no Céu, na frente de seu filho Jesus. E nós sabemos que um filho não sabe dizer não para um pai que ama. Então, pedimos com segurança e fé, e iremos obter graças sobre graças. Veja uma oração e escolha uma para que cotidianamente acompanhe a tua vida.

Pe. Antonello Cadeddu
Fundador da Aliança

 

Veja a série completa:

Palavra do Mês de Abril – José: herdeiro da promessa

Palavra do Mês de Maio – José: o homem dos sonhos de Deus

Palavra do Mês de Junho – José: o homem do Sim Incondicional

Palavra do Mês de Julho: O Natal de São José

Palavra do Mês de Agosto – José: o homem do sim à Obra de Deus

Palavra do mês de Setembro: José, Maria e Jesus: a Família de Nazaré

Palavra do Mês de Outubro – José: esposo de Maria

Palavra do Mês de Novembro – A família de Nazaré: fonte de cura

Palavra do Mês de Dezembro – José no Egito: o seu deserto

Palavra do Mês de Janeiro-2022: Com São José na periferia da vida do homem, na glória do Deus vivo!

 

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password