Frade Franciscano ganha prêmio de melhor professor do mundo
O frade foi reconhecido pelos seus esforços em uma escola em condições precárias na África. Com muitos alunos, poucos livros e recursos, seu trabalho foi classificado como excepcional.
Reconhecimento do trabalho
O religioso Franciscano, Peter Tabichi, ganhou o Global Teacher Prize de 2019, entregue no dia 24/03 em Dubai. O prêmio criado pela Fundação Varkey, que se dedicada à melhoria da educação para crianças carentes.
O frade foi reconhecido pelos seus esforços em uma escola em condições precárias na África. Com muitos alunos, poucos livros e recursos, seu trabalho foi classificado como excepcional e ganhou para levar para frente seu projeto US$ 1 milhão.
Frei Peter leciona na Escola Secundária Keriko Mixed Day, na aldeia de Pwani, situada em uma região remota e semi-árida do Rift Valley, no Quênia. A situação é de extrema pobreza e carência: um terço dos alunos são órfãos ou criados com um dos pais, muitos não têm comida em casa.
Fora isso, problemas como gravidez na adolescência, uso de drogas e suicídio são recorrentes entre os jovens.
A sala de aula é super lotada; são uma média de 58 alunos que dispõem de apenas um computador com uma internet fraca. Além disso os jovens enfrentam diariamente um caminho de 7km para chegar à escola. E o esforço vale a pena!
Hora de agir
Vendo o potencial dos jovens, Frei Peter não hesitou em estimular seus dons promovendo um clube de Talentos e um Clube de Ciências. Em pouco tempo alguns alunos estavam participando de competições nacionais. Sua escola agora está em primeiro lugar em desempenho dentre as escolas públicas.
Atualmente seus alunos de Ciências Matemáticas se qualificaram para participar da Feira Internacional de Ciências e Engenharia INTEL 2019 no Arizona, EUA.
A valorização dos alunos se reflete no comportamento. Antes semanalmente, eram registrados 30 casos de indisciplina, agora a média são três. Com relação a desempenho as meninas lideraram as notas nos quatros testes feitos na escola em 2018.
Os alunos com desempenho baixo não ficam sem assistência. Peter com mais dois colegas dão aulas de reforço aos finais de semana, chegando a visitar as casas para conhecer o ambiente em que a criança está se desenvolvendo e compreender seus entraves.
Este reconhecimento mostra que basta boa vontade e acreditar que qualquer situação pode ser transformada com trabalho e disciplina.
Com informações de:
0 Comments