Costumes das famílias durante o Advento em alguns países

Enquanto esperamos pacientemente para celebrar o nascimento de Cristo, podemos começar a pensar em como marcar este tempo litúrgico em nossas casas.

Tradições cristãs

Embora possamos estar acostumados com o calendário e a guirlanda do Advento, há muitas outras tradições de todo o mundo que são inspiradoras para aprender e adotar.

Desde colocar um significado ainda maior em nosso presépio, até acender velas na janela, você pode se inspirar nessa lista e tentar incorporar uma nova tradição ao seu Advento neste ano.

Uma vela na janela

Vela Janela na Irlanda

Embora mais populares na década de 70, e geralmente mais comuns na área rural da Irlanda, os católicos colocam uma vela na janela para receber José e Maria, relembrando a busca da Sagrada Família por abrigo.

Tradicionalmente a vela é acesa e apagada por uma parente que tenha o nome de Maria, em homenagem a Santíssima Mãe.

Calendário do Advento feito de caixas

Na Alemanha, um calendário do Advento é feito de uma coroa de galhos de pinheiro, decorada com 24 caixas. É uma contagem progressiva onde a caixa do dia é aberta e contém um pequeno presente.

O Christkind

Em Nurnberg, na Alemanha, uma jovem garota é designada para ser Christkind, ou Christ Child (A criança de Cristo). Ela se veste como um anjo, com uma túnica dourada ou branca e sobre a cabeça uma coroa.

Christkind crianças vestidas de anjo

Na sexta-feira antes do primeiro Domingo do Advento acontece um desfile para abertura do Mercado Anual de Natal.

A criança também deve concluir 150 deveres na comunidade.

Pastorets

Encenação do Pastorets
Em várias regiões da Espanha, os moradores se reúnem para participar de uma grande peça sobre a história do Natal, chamada de O Pastor. Com leituras da Bíblia e uma seleção de canções, diferentes cidades revivem o nascimento de Cristo.

Novena e orações

Na Itália durante o Advento é realizada uma oração e Novena de rosários. A oração é repetida 15 vezes por dia a começar no dia 30 de novembro (Santo André) até o dia de Natal. As crianças saem às ruas após a oração para cantar canções natalinas e receber doces.

Tradicionalmente, nove dias antes do Natal o Rosário é rezado todos os dias.

Orações em frente ao presépio

Também na Itália, um lugar de destaque nas casas. Desde o início do Advento, a família se reúne em frente dele todas as manhãs, acendem uma vela e oram.

Além disso as crianças escrevem cartas aos seus pais desejando Feliz Natal e prometem um bom comportamento.

O Presépio construído

O presépio é muito importante para as famílias francesas. São acrescentadas até o dia do Natal, pequenas figuras, chamadas de Santons até chegar o personagem principal; o Menino Jesus.

O Estandarte do Menino Jesus

Estandarte do Menino numa sacada

É um estandarte de fundo escarlate com a imagem de um Menino Jesus barroco. A tradição começou numa cidade da espanhola em 2004, em forma de desafio do pároco. Ele convidou os fiéis a colocarem o estandarte em suas janelas para mostrar a todos o verdadeiro sentido de Natal.

Portugal aderiu também a este costume e este é o período em as janelas apresentam o Menino Jesus de braços abertos acolhendo quem olha.

Um lugar à mesa

Na Polônia a véspera é cercada de rituais; a casa inteira preparada apara acolher a Sagrada Família, por isso as famílias limpam cada canto, enfeitam com as luzes e montam a árvore.

À noite na ceia cada membro da família tem seu lugar mas, uma cadeira fica vazia. Eles acreditam que Jesus visita cada família através de algum pobre que por ventura venha a bater a porta. Assim, quando ele chegar já tem um lugar.

Com informações de Aleteia/Itália

Você conhece as obras sociais da Aliança de Misericórdia?

Faça a diferença na vida de um dos nossos acolhidos

Diversos projetos sociais são mantidos com doações espontâneas de pessoas como você. Neste Natal faça sua doação!

<

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password