A árvore de Natal

Um dos mais emblemáticos símbolos do Natal, depois do presépio, é a árvore. Mas, quando ela começou a ser utilizada nesta data?

Antigamente os povos do hemisfério norte (nórdicos, celtas, escandinavos, egípcios), no início do inverno (21 de dezembro), costumavam enfeitar suas casas com os galhos verdes de pinheiro (única que não secava), para atrair fartura no longo período gelado.

Árvore num caminho cheio de neve
O pinheiro virou simbolo de vida e fartura mesmo no longo inverno.

Foi no século XVI que apareceram as primeiras arvores cristãs, na Letônia. Nos séculos seguintes as árvores já enfeitavam os lares cristãos, principalmente na Alemanha.

Foram eles que começaram a enfeitar a árvore com os símbolos do nascimento de Jesus (estrelas, rosas para Maria, velas). Algumas lendas dizem que foi Martin Lutero quem deu início ao costume.

Foi com a Rainha Vitória da Grã-Bretanha (1846), retratada numa ilustração com sua família ao redor de um pinheiro todo enfeitado, que esta prática foi adotada por toda a Europa e daí para o mundo.

Quando montar a árvore de Natal?

Aqui no Brasil é costume iniciar as decorações no primeiro domingo do advento, claro que em vista das vendas, o comércio logo no início de novembro já têm suas lojas bem enfeitadas.

Árvore de Natal natural toda enfeitada e rodeada de presentes
Se monta a árvore no primeiro dia do advento e desmonta-se no dia da Epifania, 06 de janeiro.

Nos EUA, a tradição é montar a árvore no dia de Ação de Graças (última quinta de novembro) e na Polônia, país onde a Aliança mantém uma missão, a árvore, o presépio e toda a decoração é montada no dia 24 de dezembro, como preparação de toda a casa para acolher a Sagrada Família.

Na hora da Ceia, na mesa, uma cadeira fica vazia para caso algum viajante peça acolhida, o lugar esteja preparado.

Pronto para montar a sua árvore? O importante é fazer este gesto pensando em toda a simbologia cristã que ela hoje carrega: símbolo da Vida que veio ao mundo como uma frágil criança.

Com informações do site Mega Curiosos

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password