Maria Santíssima correndo? Isso acontece na Espanha

Em Villanueva de la Serena (Badajoz/Espanha) existe uma tradição popular na época da Páscoa, chamada de “Carreirinha”, é a corrida da imagem de Nossa Senhora da Aurora para encontrar-se com a imagem do Cristo Ressuscitado.

A corrida da Ressurreição

Todo ano a festa reúne cerca de oito mil pessoas na manhã do Domingo da Ressurreição e há 10, ela entrou no roteiro turístico da cidade.

O percurso é de cem metros e a imagem de Nossa Senhora da Aurora é levada para a corrida, por quatro membros de sua irmandade e detalhe, eles são sorteados horas antes, o que dá mais emoção ao evento, pois não há tempo para ensaios.

Por volta das 09h a imagem de Cristo Ressuscitado sai da Capela das Concepcionistas e é levada à Praça da Espanha para esperar a Virgem da Aurora. Até este momento, a ansiedade e a emoção são muito grandes por parte de todos que, até então, ficaram na Vigília Pascal.

Em meio aos cantos e aclamações, os arautos se preparam para a carreira como você pode conferir nas imagens abaixo:

 

As imagens, quando estão frente a frente, são levadas pelos carregadores que dançam ao som do hino nacional espanhol. Logo em seguida ocorre uma procissão de ambos pelas ruas de Villanueva de la Serena, acompanhada pela Banda Municipal de Música.

É muito bonito ver a diversidade das tradições e com quanto amor cada cultura celebra os momentos litúrgicos propostos pela Igreja.

E para você, qual é a tradição religiosa que mais gosta?

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password