Como ser testemunhas da Misericórdia? – Obras de misericórdia corporais

“ninguém é tão rico que não tenha nada para receber e ninguém é tão pobre que não tenha nada para dar”. Basta pouco para verdadeiramente vivermos a misericórdia, não somente com palavras, mas, com nossa própria vida”

 

Uma grande festa

A festa da Divina Misericórdia foi instituída ainda nos nossos dias, anos 2000, pelo grande papa polonês São João Paulo II.

Uma festa profética, inaugurada por um profeta dos nossos tempos, necessária para nossa geração e para todas aquelas que ainda virão. Não preciso enumerar aqui quantos males vemos em nossa volta. São tantos, desde pandemia à guerras. Um tempo de grande mal e sofrimento, mas como ensina São Paulo: “onde o pecado abundousuperabundou a graça” (Rm 5, 20.) Sim! Vivemos um Pentecostes de Misericórdia.

Essa festa é para lembrarmos que não há nenhum mal, pecado, dor, sofrimento, tragédia, nada que pode nos separar do amor de Cristo. Ele cura todas as nossas feridas e sara todas as nossas dores. 

Irmãos e irmãs, todos aqueles que verdadeiramente experimentaram a misericórdia do Senhor não conseguem (e poderíamos dizer ainda mais), não devem guardar essa misericórdia somente para si. Seria um grande ato de egoísmo e injustiça. Porque devemos dar de graça o que de graça recebemos. “O amor de Cristo nos impele” (2 Cor 5, 14).

Por isso, a Igreja, como Mãe e grande educadora, nos propõe caminhos que nos ajudam encarnar a misericórdia de Deus em nossos gestos concretos do dia a dia. Porque o verdadeiro amor não é feito somente de palavras, mas de ações. Percebamos essa grande verdade.

O amor misericordioso é concreto

A extraordinária Misericórdia de Deus se manifestou concretamente em Cristo através da Cruz cravada na terra, as mãos furadas com pregos, o sangue derramado do Divino Filho e um coração transpassado que jorrou sangue e água. O amor é concreto e não uma teoria.

Por isso, a Igreja nos apresenta 7 obras de misericórdia corporais e espirituais. Porque assim é a Misericórdia de Deus que salva e restaura “todo homem e o homem todo”, sua parte corporal-humana e sua parte espiritual. Hoje, apresentaremos as obras de misericórdia corporais.

Como ser testemunhas da Misericórdia? Obras de Misericórdia espirituais

Obras de misericórdia corporais

São elas:

1) dar de comer a quem tem fome

2) dar de beber a quem tem sede

3) vestir os nus

4) dar pousada aos peregrinos

5) visitar os enfermos

6) visitar os encarcerados

7) sepultar os mortos.

Sete dicas concretas que nos ajudam a exercer a misericórdia. Setes gestos tão importantes que um dia nos farão escutar do próprio Senhor Misericordioso: “estive nu e me vestistes, estive com fome e me destes de comer, estive com sede e me destes de beber…” (Mr 25, 31-46)

Atos concretos para o nosso cotidiano

Percebam que alguns desses gestos exigiriam de nós certa organização e demasiado tempo, como por exemplo visitar um preso ou sepultar um morto.

Veja também: Testemunhos de uma missão na Penitenciária feminina

Quem sabe na sua cidade, bairro tem algum grupo que já exerce essa atividade e você pode com mais facilidade se engajar?

Leia aqui: Na Polônia, um presidiário se tornou um missionário

Os outros, porém, é possível realizá-los com muita facilidade e criatividade. Comprar um almoço para um morador de rua na volta do seu trabalho, ou até mesmo levar de casa um alimento, uma fruta e por que não uma sobremesa gostosa para alguém necessitado?

Pense, por um instante como não faria feliz alguém faminto se alimentar com um mousse de chocolate?

Conheça algumas das atividades de evangelizações da Aliança

Como é bom lembrar que o amor pode ser concreto por pequenos gestos que nos preparam para os grandes. Separar algumas de suas roupas para dar de doação a alguém ou uma instituição que veste os nus. Quem sabe oferecer sua casa para alguém que está em viajem?

Traga agora na memória, quantas pessoas você conhece que estão doentes? Uma? Duas ou mais? Basta reservar uma hora e visitar alguém que talvez se sinta sozinha em um hospital ou em seu quarto. Doar a ela um pouco dos nossos “ouvidos” e uma das coisas mais preciosas que nós temos: o tempo.

Como ser testemunhas da Misericórdia? Obras de Misericórdia espirituais

Sejamos testemunhas vivas deste amor misericordioso

Vejam como um dos lemas do nosso carisma é como uma luz que nos mostra o caminho de misericórdia, “ninguém é tão rico que não tenha nada para receber e ninguém é tão pobre que não tenha nada para dar”. Basta pouco para verdadeiramente vivermos a misericórdia, não somente com palavras, mas, com nossa própria vida. Sim! A misericórdia contém esse mistério, ela é tão extraordinária e ao mesmo tempo tão simples.

Sejamos testemunhas vivas do amor misericordioso de Deus para todos os pobres materialmente ou espiritualmente.

Rafael Costa,

Missionário da Aliança de Misericórdia

 

Leia também:

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password