Você já ouviu falar na “Árvore da Palavra”?
Vamos por partes…
Na Igreja, o mês de setembro é dedicado à Bíblia, isso porque no dia 30 celebramos o dia de São Jerônimo, que foi responsável por traduzir os livros bíblicos para o latim.
Quanto à Palavra, sabiamente o salmista já disse: “lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho” (Sl 119, 105).
Partindo de uma intimidade com Deus, somos convidados a fazer essa mesma experiência de fé. O segredo está em deixar a Palavra germinar no solo do nosso coração, para isso, precisamos semeá-la em nós todos os dias.
Chegando à Árvore
Já em relação à árvore, coincidência ou providencia, dia 21 de setembro é comemorado no Brasil o seu dia, como conscientização da preservação do meio ambiente.
Ela traz muitos significados e simbologias e no nosso caso, vamos ressaltar algumas de suas características como a sua ascensão vertical, o crescimento que a fortalece e gera bons frutos.
Na Aliança de Misericórdia, “os nossos fundadores sempre nos ensinaram que deve ser a Palavra de Deus a dar ritmo à nossa vida. Iluminar o nosso coração, os nossos discernimentos e nossos pensamentos” (Pe. Custódio – Programa NaFonte).
Não é à toa que Jesus, em uma de suas parábolas, compara a Palavra à semente lançada no campo; em bom terreno ela cresce e dá bons frutos.
Então, nessa dinâmica, usamos a figura da árvore para cultivar nosso crescimento espiritual.
Sendo assim, cada situação que passamos pode ser terreno fértil para semear a Palavra, sendo oportuno o seu crescimento em nossa vida, deixando a fragilidade inicial da semente para atingir todo o seu potencial incutido.
Para isso, a “Árvore da Palavra” nos é uma grande aliada.
Vamos lançar e/ou regar as sementes?
Vamos montar a nossa “Árvore da Palavra”. Você vai precisar de: folhas de papel; canetas de várias cores. Se você tiver a habilidade de desenhar pode caprichar na produção.
É importante que você a construa em estado de oração, fazendo memória de momentos significativos em sua vida, bem como possíveis versículos bíblicos que permearam a situação.
Palavra de vida: Espiritualmente podemos dizer que somos uma Palavra pronunciada por Deus. Palavra de vida é aquela que te define. Se você tivesse que justificar a sua existência por uma Palavra Bíblica, qual seria?
1º Encontro: Essa é a Palavra que marca o seu primeiro encontro com Jesus. Talvez seja o Evangelho do dia em que isso aconteceu, ou outro versículo que lhe abriu os olhos para enxergá-Lo em sua vida.
Dia do Nascimento: Já parou para olhar as leituras do dia do seu nascimento? Busque saber a liturgia desse dia, medite-a e descreva-a, ou, em especial, aquele versículo que mais lhe chama a atenção.
Cura: Todos nós passamos por momentos difíceis, que nos machucam de alguma maneira. A Palavra Bíblica pode se transformar na força interior que insufla novo ânimo e nos direciona à caminho da cura. Faça memória de momentos como este, lembre-se da Palavra que te ajudou. Se está passando por isso, peça a Deus que te fale através da Palavra e descreva-a em sua árvore.
Casamento: Pode ser aquela escolhida pelo casal para a celebração do matrimônio, a do Evangelho do dia ou ainda aquela Palavra que acompanhou o casal para esse passo.
Vocação: Qual Palavra Bíblica te toca profundamente a ponto de ter a coragem para assumir a sua vocação? Essa Palavra é decisiva. Voltando-se para ela continuamente é escutar a mesma voz que te diz: “Vem”
Ano: E neste ano de 2018, alguma Palavra tem te marcado? Pense um pouco naquela que mais lhe tocou, que quando a medita, nasce em ti a coragem de continuar quando está difícil, que gera em ti esperança e certeza que Deus está cuidando de tudo. Esse pode ser o caminho espiritual que Deus está lhe convidando a viver neste ano.
Uma longa jornada
Muitas outras Palavras podem ser dispostas nessa árvore, até mesmo o significado do seu nome. Depois de pronta, faça uma ligação entre elas e perceba como está o seu crescimento espiritual.
Observe que de alguma maneira todas te levam a um mesmo norte. Busque também a ajuda de um diretor espiritual, pois ele, pela graça Divina, pode te confirmar esse caminho e te ajudar a compreender o que ainda não tem conseguido
Lembre-se que a “Árvore da Palavra” é uma forma dinâmica de descrever nosso caminho espiritual e de nos ajudar a firmar nossos passos no que Deus nos fala ao coração, deixando ser conduzidos por Sua Palavra. Mas para que isso aconteça, é necessário intimidade com Ele.
Daí nasce o diálogo e a confiança, o que alimenta a nossa fé.
“Como a chuva e a neve descem dos céus e não retornam para eles sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, a fim de que ela produza sementes para o semeador e pão para os que dele se alimentam, assim também acontece com a Palavra que sai da minha boca: ela não voltará para mim vazia, mas realizará toda a obra que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei” (Is 55,10-11).
Juliana Costa, colaboradora da Aliança
0 Comments