Colaboradores dos CCA's da Associação Aliança de Misericórdia

Centros para Crianças e Adolescentes da Aliança realizam planejamento

Colaboradores dos CCA's da Associação Aliança de Misericórdia
Colaboradores dos CCA’s da Associação Aliança de Misericórdia.

Foram tratados temas como comunicação não violenta, empatia e planejamento das atividades dos serviços.

Momento de alinhar as ideias

Equipes pedagógicas dos CCA’s (Centros para Crianças e Adolescentes) Pe. Pio, situado no Parque Taipas, e Oratório São Domingos Sávio, situado na comunidade do Moinho no centro de São Paulo, começaram 2019 juntos se preparando para melhor atender as crianças e adolescentes.

Na última segunda-feira, 28/01, com a coordenação dos projetos os assuntos foram a linha de trabalho da Associação Aliança de Misericórdia: missão, visão e valores.

Além disso, a formação abordou assuntos como planejamento, comunicação não violenta e desenvolvimento dos atendidos de forma a promover a conquista da autonomia, o protagonismo e a cidadania, mediante o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Você sabia que a Aliança está entre as 100 Melhores Ongs do Brasil?

Colaboração de Parceiros

Na terça dia 29/01 a atividade contou com a parceria do Instituto Barrichello, o qual introduziu o conceito da comunicação não violenta.

E finalmente no dia 30/01 com a colaboração do Instituto Pé na Estrada, foram abordados os conceitos de afetos à empatia, separando o tempo devido ao planejamento, ressaltando a necessidade de que as propostas de atividades possuam objetivos concretos na vida dos alunos.

A equipe pedagógico dos CCA’s também puderam trocar experiências, relatos e reafirmar os valores da linha de trabalho adotada pela Associação Aliança de Misericórdia.  A semana de atividades foi finalizada com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Pe. Estevão.

O que faz um CCA?

Os Centros para Crianças e Adolescentes se caracterizam pelo desenvolvimento de atividades com crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e onze meses, tendo por foco a constituição de espaço de convivência a partir dos interesses, demandas e potencialidades desta faixa etária.

As intervenções devem ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.

Deve atender crianças e adolescentes com deficiência, retiradas do trabalho infantil e/ou submetidas a outras violações de direitos, com atividades que contribuam para ressignificar vivências de isolamento, bem como propiciar experiências favorecedoras do desenvolvimento de sociabilidades e prevenção de situações de risco social.

O CCA Pe. Pio e o Oratório São Domingos atendem respectivamente 180 e 120 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no contra turno escolar.

Conheça mais dos projetos sociais da Associação Aliança de Misericórdia