Nossa Senhora do Carmo

A devoção à Nossa Senhora do Carmo é uma das devoções marianas mais antigas da Igreja.

“Carmelo” vem da palavra hebraica ‘Carmo’ + ‘elo’, que significa: “vinha do Senhor”. O nome faz referência a uma famosa montanha na Palestina, onde Elias derrotou os sacerdotes de Baal, como podemos ver na passagem de Reis 18, 20- 45.

Já no século XII, monges que viviam no Monte Carmelo sobreviveram à perseguição muçulmana graças a intercessão de Nossa Senhora. Conta a tradição que, no dia 16 de julho, o então Superior Geral Frei Simão Stock recebeu a aparição da Virgem Santíssima, com o escapulário na mão, e disse:

“Recebe, meu filho, este escapulário da tua Ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo. Todo o que morrer com este escapulário será preservado do fogo eterno”.

 

O Escapulário

O escapulário é um sacramental (sinal visível da presença da mãe e de sua intercessão junto a Deus), e a tradição nos diz que é uma bonita devoção, pois Maria promete ajudar aqueles que usarem o escapulário a morrer em amizade com Deus.

A ordem dos Carmelitas (ordem de Santa Tereza de Ávila, São João da Cruz e Santa Teresinha do Menino Jesus), é a ordem que surgiu no Monte Carmelo, tendo Nossa Senhora do Carmelo como poderosa intercessora.

Ela que é a vinha o Senhor, o jardim fecundo de onde Deus quis nascer, ela que exala um perfume melhor que de qualquer rosa, Nossa Senhora do Carmo, mãe de Deus e nossa, que nos dá através do escapulário mais uma arma contra o mundo e o mal.

Vários Papas promoveram o uso do escapulário, sendo o Santo Padre o Papa Pio XII quem escreveu: “Devemos colocar, em primeiro lugar, a devoção do escapulário de Nossa Senhora do Carmo”.

Infelizmente, algumas pessoas tratam o escapulário como um tipo de “amuleto”, que os protege do mal e dá uma “carta branca para pecar”. Sobre isso, o Papa Pio XII disse: “o escapulário não é ‘carta-branca’ para pecar; é uma ‘lembrança’ para viver de maneira cristã, e assim, alcançar a graça duma boa morte”.

Usemos o escapulário como se deve, como um sacramental que nos lembra que somos filhos de Maria e que devemos honrar essa filiação vivendo da forma mais justa e santa possível.

Peçamos a intercessão da Mãe Santíssima para que possamos florescer em seu jardim e que nossa vida possa ser um odor agradável a Deus.

 

Oração a Nossa Senhora do Carmo

 

Nossa Senhora do Carmo, que deixastes o Santo Escapulário como sinal do Vosso amor e proteção, sois reconhecida como assistência na vida e consoladora amável na hora da morte, eu, vosso filho e devoto, pronto a Vos servir, disposto a Vos amar, me apresento a Vós e nesta Novena faço o meu pedido:

(Peça a graça que você necessita)

Nossa Senhora do Carmo, nunca se ouviu dizer que alguém necessitado, tendo recorrido a Vós, tenha ficado desamparado.

Com confiança, Mãe do Escapulário, intercedei junto ao Vosso Filho Jesus Cristo, por mim, por aqueles por quem devo rezar sempre e por aqueles que se confiam às minhas orações.

Mãe amável, sede-nos propícia e rogai por nós a Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo”.

Amém

Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password