Formatura do Curso de Elétrica na Casa Restaura-me
Na ocasião foram formados 14 alunos com direito a cerimonial de celebração da conquista, participação de autoridades.
Celebrando conquistas
No dia 29 de março de 2019, foi realizada a Formatura do Curso de Eletricista – Instalador oferecido na Casa Restaura-me, Núcleo de Convivência para Pessoas em Situação de Rua.
Na ocasião foram formados 14 alunos com direito a cerimonial de celebração da conquista, participação de autoridades, lanche especial e até champanhe (sem álcool).
É um momento muito inspirador de superação e de contribuição para a autoestima dos alunos que passam a ter uma perspectiva melhor para saída das ruas a partir da inserção no mercado de trabalho.
O Projeto Eletricista Instalador surge do reconhecimento da necessidade de contribuir com a formação humana integral da pessoa em situação de rua, oferecendo-lhe igualdade de condições, no combate à discriminação e preconceito e favorecendo a reinserção do aluno no mundo do trabalho e o processo de desenvolvimento socioeconômico da região Brás/Mooca, articulado aos processos de democratização e justiça social.
Objetivos e método
O objetivo geral do curso é habilitar o aluno por meio de capacitação profissional para sua integração no mercado de trabalho, potencializando seu desenvolvimento psicossocial e sua ressocialização, condições satisfatórias para sua reinserção como cidadão.
O curso Eletricista Instalador é voltado para adultos em situação de rua, com o 5º ano do Ensino Fundamental concluído e que tenham frequência mínima de 3 vezes por semana na Casa Restaura-me.
Tem duração de 3 meses e a organização curricular é dividida em Formação Técnica e Formação Humana.
As aulas de formação técnica acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e a formação humana acontece às terças e quintas das 13h às 14h. As turmas são organizadas com, no máximo, 16 alunos, totalizando 64 alunos ao fim de um ano.
Parceria com o SENAI
A proposta metodológica é desenvolvida em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e os custos com a manutenção do professor, bem como a aquisição dos equipamentos necessários são cobertos através de parcerias firmadas com pessoas físicas e com a Fundação Prada.
Em 2018, foram formados 38 alunos no curso Eletricista Instalador em parceria com o Senai.
Em reconhecimento à iniciativa a Prefeitura de São Paulo concedeu o Selo de Direitos Humanos e Diversidade ao projeto da Associação Aliança de Misericórdia pela contribuição e promoção de uma maior igualdade e oportunidade no campo profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade.
0 Comments