Formandos do Curso de Elétrica

Formatura do Curso de Elétrica na Casa Restaura-me

Na ocasião foram formados 14 alunos com direito a cerimonial de celebração da conquista, participação de autoridades.

Celebrando conquistas

Fromandos do curso de Elétrica exibem diploma
Fromandos do Curso de Elétricista exibem diploma.

No dia 29 de março de 2019, foi realizada a Formatura do Curso de Eletricista – Instalador oferecido na Casa Restaura-me, Núcleo de Convivência para Pessoas em Situação de Rua.

Na ocasião foram formados 14 alunos com direito a cerimonial de celebração da conquista, participação de autoridades, lanche especial e até champanhe (sem álcool).

É um momento muito inspirador de superação e de contribuição para a autoestima dos alunos que passam a ter uma perspectiva melhor para saída das ruas a partir da inserção no mercado de trabalho.

O Projeto Eletricista Instalador surge do reconhecimento da necessidade de contribuir com a formação humana integral da pessoa em situação de rua, oferecendo-lhe igualdade de condições, no combate à discriminação e preconceito e favorecendo a reinserção do aluno no mundo do trabalho e o processo de desenvolvimento socioeconômico da região Brás/Mooca, articulado aos processos de democratização e justiça social.

Formatura-curso de Elétrica-2019.
Formatura Curso de Elétrica-2019.

Objetivos e método

O objetivo geral do curso é habilitar o aluno por meio de capacitação profissional para sua integração no mercado de trabalho, potencializando seu desenvolvimento psicossocial e sua ressocialização, condições satisfatórias para sua reinserção como cidadão.

O curso Eletricista Instalador é voltado para adultos em situação de rua, com o 5º ano do Ensino Fundamental concluído e que tenham frequência mínima de 3 vezes por semana na Casa Restaura-me.

Tem duração de 3 meses e a organização curricular é dividida em Formação Técnica e Formação Humana.

As aulas de formação técnica acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e a formação humana acontece às terças e quintas das 13h às 14h. As turmas são organizadas com, no máximo, 16 alunos, totalizando 64 alunos ao fim de um ano.

Parceria com o SENAI

A proposta metodológica é desenvolvida em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e os custos com a manutenção do professor, bem como a aquisição dos equipamentos necessários são cobertos através de parcerias firmadas com pessoas físicas e com a Fundação Prada.

Em 2018, foram formados 38 alunos no curso Eletricista Instalador em parceria com o Senai.

Em reconhecimento à iniciativa a Prefeitura de São Paulo concedeu o Selo de Direitos Humanos e Diversidade ao projeto da Associação Aliança de Misericórdia pela contribuição e promoção de uma maior igualdade e oportunidade no campo profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade.