Padre Zezinho fala sobre depressão

A DEPRESSÃO NÃO VEM DO DEMÔNIO!

De vez em quando vejo na TV religiosa alguns pregadores que mais assustam do que tranquilizam. Ensinam errado!

Ignoram as conquistas da psicologia, da psiquiatria, da medicina e da teologia e insistem em ensinar doutrinas antigas sobre tristeza e depressão!

Dizem que depressão vem do demônio. Então teriam que dizer que Saul, Davi, e até Jesus foram possuídos pelo demônio. A Bíblia mostra que há tristezas difíceis de explicar. E Jesus teve uma noite de tristeza profunda. Pediu ajuda! Mas em nenhum momento o demônio o dominou.

A dor da alma

Dor de alma está longe de ser coisa do demônio, assim como dores agudas nos ossos não são demoníacas. Animais também sofrem. Não há nada de demônio neles.

O mistério da dor física e espiritual não é tão fácil de explicar. Quem teima em dizer que dor de alma, ou depressão vem do demônio está indo contra tudo que já se sabe na ciência e na fé sobre esta enfermidade ou disfunção!

Camões e Simon & Garfunkel poetizaram e cantaram isto. São textos clássicos. Simon & Garfunkel chamava a tristeza de “velha amiga escuridão que deixa sementes enquanto dormimos”.

A expressão “não sei explicar” é melhor do que a expressão “isto vem do demônio”. A depressão machuca. E muita gente vive santamente apesar dessas feridas na alma!

Pode interessar: Depressão entre padres Entender e ajudar

Grandes santos falaram da

“Noite escura da alma“. A cura vem da esperança, da reflexão serena e da oração confiante; costuma passar!

Deus liberta, mas não com estas explicações catastróficas! Acabo de ver uma noite de oração numa TV religiosa, na qual uma mais desanimadora do que animadora falou do demônio cerca de 30 vezes associando depressão com artes do demônio!

Um pouco de Teologia e de Psicologia e oração serena ajudaria muito mais do que este tipo de oração bicho-papão!

Depressão não vem do demônio. Paz e confiança, sim, vem de Deus. É disfunção que passa e ameniza com cuidados e medicina!

Texto extraído da página de Padre Zezinho scj.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password