fbpx

Como fazer um retiro pessoal de 1 dia:

A busca de uma maior intimidade com Deus é uma necessidade que sentimos. Especialmente no começo do ano, muitos católicos desejam parar e ouvir o que Deus quer falar como direção para aquele novo tempo.

Janeiro é o mês de preparação para o resto do ano. É em janeiro que planejamos os trabalhos, os estudos, começamos a colocar em prática as metas que fizemos em dezembro. Claro, às vezes alongamos esse planejamento, com a ideia de que “o ano só começa no Brasil depois do carnaval”.

Mas, e Deus? E nossa espiritualidade? Será que paramos para ouvir o que Deus quer de nós nesse ano? O que Ele quer falar aos nossos corações para que possamos viver esse ano da melhor forma?

Por isso, é muito aconselhável e muito comum a busca por um dia de retiro pessoal, de recolhimento para ouvir a voz de Deus. Mas, como fazer um retiro pessoal?

Para bem viver um retiro pessoal, são necessárias apenas 3 coisas:

  • desejo de ouvir verdadeiramente a voz de Deus,
  • silêncio
  • comprometimento

Deus sempre fala aos nossos corações, somos nós que muitas vezes não paramos para ouvi-Lo, então, Ele falará no seu retiro, basta que você faça silêncio para ouvir!

O comprometimento é outro fator decisivo. Quando decidimos parar e ouvir Deus, surgem diversas distrações e, por isso, precisamos ser firmes em nosso propósito e não vacilar.

Cumprindo essas 3 regras básicas, você viverá um bom retiro pessoal e, certamente, voltará com algum aprendizado para sua vida.

Como preparar um retiro pessoal?

É aconselhável fazer o retiro em um local silencioso, tranquilo e que te ajude a se conectar com Deus. Mas saiba que até o seu quarto pode ser esse local com a devida preparação.

Se certifique de que não terá distrações, fique sozinho, desligue o celular e se conecte com Deus.

Leve uma bíblia, um terço e um caderno para anotações. O ideal é buscar um local com capela e onde se possa participar da Santa Missa, mas caso não consiga, conecte à Adoração Online e busque fazer o local onde está, um santuário de adoração a Deus.

O tema do seu retiro pode ser sugerido pelo seu diretor espiritual ou por alguém mais velho de caminhada que te acompanhe. É importante que o retiro tenha um norte, caso não consiga nenhum, sugerimos as meditações de Santo Afonso Maria Ligório; ele possui meditações para todas as datas litúrgicas, ou ainda, as meditações de Santo Tomás de Aquino para todos os dias do ano.

Busque se interiorizar e usar das meditações como porta de entrada para um contato mais profundo com Deus, mas não se prenda a elas, pois Deus falará aquilo que deseja ao seu coração.

Exemplo de programação para retiro pessoal:

Começar ou finalizar com a Santa Missa!

1º momento meditação da Palavra Diária.

2º Deserto (momento de escuta sobre a Palavra do Senhor)

Almoço

3º Meditação direcionada sobre o TEMA DO RETIRO

4º Deserto (momento de reflexão sobre o tema)

5º Terço da Misericórdia

6º Louvor e oração sobre o TEMA

7º Propósitos e revisão

8º Terço Mariano.

É importante anotar os momentos mais importantes e se deixar conduzir por Deus. Essa simples programação pode te ajudar a viver bem o retiro.

Note que sempre há uma leitura ou palavra seguidas de uma meditação, intercalando com momentos de louvor e oração para que você possa ouvir Deus que fala ao seu coração, meditar sobre e responder em forma de oração ao chamado de Deus.

Aproveite esse dia para rezar também por aqueles que mais precisam!

Aqui também você encontra um roteiro de retiro para os casados

0 Comments

    Leave a Comment

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password