fbpx

40 frases de São João Bosco para te ajudar na vida espiritual

São João Bosco, ou Dom Bosco como é mais conhecido no Brasil, é um santo católico, foi padre e fundador dos Salesianos.

Conhecido mundialmente e aclamado pelo Papa João Paulo segundo como o “Pai da Juventude”, desenvolveu um bonito trabalho de educação e evangelização com os jovens, especialmente os mais pobres e de rua.

Trabalho esse que permanece vivo até hoje com seus discípulos Salesianos, que são uma referência na educação de crianças e jovens no mundo todo.

Separamos algumas frases famosas de grande santo que podem nos acompanhar e nos inspirar para que você possa anotar em seu caderno, diário e sempre levar com você.

Frases de Dom Bosco

  1. “Basta que sejam jovens para que eu os ame”.
  2. “Amai-vos, aconselhai-vos e corrigi-vos mutuamente, mas não haja nunca entre vós inveja nem rancor; antes, o bem de um seja o bem de todos”.
  3. “Prometi a Deus que até meu último suspiro seria para os jovens”.
  4. “Se querem que nossa vida seja sempre alegre e tranquila procurem viver sempre na graça”.
  5. “Nossa vida é presente de Deus; o que fazemos com ela é o nosso presente a Ele”.
  6. Conservem no coração o tesouro da virtude, porque possuindo-o vocês têm tudo, mas se o perderem, vocês se tornarão os homens mais infelizes do mundo”.
  7. “Ganhem o coração dos jovens por meio do amor”.
  8. “Querem estar sempre satisfeitos e risonhos? É a obediência a que nos leva a essa alegria”.
  9. “A música dos jovens se escuta com o coração, não com os ouvidos”.
  10. “As mães da terra nunca abandonam os seus filhos. O mesmo faz Maria que tanto ama os seus filhos ao longo da vida; com que ternura, com que bondade não irá ela protegê-los nos últimos instantes, quando a necessidade é maior?”.
  11. “Tende cuidado da vossa saúde. Trabalhai, mas não além do que comportam as vossas forças”.
  12. “Faça o que pode, Deus fará o que não podemos fazer. Confie sempre em Jesus Sacramentado e em Nossa Senhora Auxiliadora e verá o que são milagres”.
  13. “A caridade suporta tudo. Por isso não haverá verdadeira caridade quem não se dispuser a suportar os defeitos dos outros”.
  14. “Em todo jovem, mesmo no mais infeliz, há um ponto acessível ao bem e a primeira obrigação do educador é buscar esse ponto, essa corda sensível do coração, e tirar bom proveito”.
  15. “Mais vale prevenir do que remediar”.
  16. “Com a comunhão frequente os tornareis muito queridos por Deus e pelos homens, e Maria Santíssima os concederá a graça de receber os Santos Sacramentos ao fim da vida”.
  17. “Conseguir-se-á mais com um olhar de bondade, com uma palavra animadora, que encha o coração de confiança, do que com muitas repreensões que só trazem inquietações e matam a espontaneidade”.
  18. “É quase impossível ir ter com Jesus se não se vai por meio de Maria”.
  19. “Dai-me almas e ficai com o resto o que me importa é juventude santa”.
  20. “Uma educação eficaz apoia-se inteiramente na razão, na religião e na bondade”.
  21. “Ninguém se salva ou se condena sozinho”.
  22. “Seja com Deus como o passarinho que sente tremer o ramo, mas continua a cantar, porque sabe que tem asas”.
  23. “Deus nos colocou no mundo para os outros”.
  24. “Fazei que o mundo conheça que sois pobres no vestuário, no alimento, na habitação e sereis ricos diante de Deus, e conquistareis o coração dos homens”.
  25. “Os jovens não só devem ser amados, mas devem saber que são amados. A primeira felicidade de um menino é saber-se amado”.
  26. “Os três inimigos do homem são: a morte que o surpreende, o tempo que escapa, e o demônio que nos arma seus laços”.
  27. “Sê devoto de Maria Santíssima e serás certamente feliz”
  28. “Ser bom não consiste em não cometer falhas, mas na vontade de corrigir-se”.
  29. “Trabalhar com amor é orar com as mãos”.
  30. “Quando for tentado, não espere que a tentação se apodere de seu coração, rapidamente se livre dela pela oração ou com alguma ocupação lícita”.
  31. “É preciso trabalhar como se a gente não fosse morrer nunca, e viver como se a gente devesse morrer todos os dias”.
  32. “Suporta de bom grado os defeitos alheios, se queres que os outros suportem os seus”.
  33. “Que sua língua não fale uma só palavra enquanto tiver o coração agitado”.
  34. “Quem quer ser amado deve demonstrar que ama. O mestre visto apenas na cátedra é mestre e nada mais, mas, se está no recreio com os jovens torna-se irmão”.
  35. “Procurai almas e não dinheiro, honras, dignidades”.
  36. “Alegria, estudo, piedade. Este é o grande programa. Se o seguir, poderá viver feliz e fazer muito bem à sua alma”.
  37. “Se querem que nossa vida seja sempre alegre e tranquila procurem viver sempre na graça”.
  38. “Para trabalhar com sucesso, tenha caridade no coração e paciência na execução”.
  39. “Fale pouco de você e menos ainda dos outros”.
  40. “Ai de quem trabalhe esperando os louvores do mundo; o mundo é um mau pagador, e paga sempre com ingratidão”.

 

Veja também: Dom Bosco: uma vida doada pelos jovens mais pobres

 

Carta de São João Bosco à juventude:

 

“Caros jovens,

O demônio tem normalmente duas artimanhas principais para afastar da virtude os jovens. A primeira consiste em persuadi-los de que no serviço de Deus existe uma vida triste sem nenhum divertimento nem prazer. Mas isto não é verdade, meus caros jovens. Eu vou lhes indicar um plano de vida cristã que poderá mantê-los alegres e contentes, fazendo-os conhecer ao mesmo tempo quais são os verdadeiros divertimentos e os verdadeiros prazeres, para que vocês possam exclamar com o santo profeta Davi: ‘Sirvamos ao Senhor na santa alegria’.

A segunda artimanha do demônio consiste em fazê-lo conceber uma falsa esperança duma longa vida que permite converter-se na velhice ou na hora da morte. Prestem atenção, meus caros jovens, muitos se deixaram perder por esta mentira. Quem nos garante que chegaremos à velhice? Se se tratasse de fazer um pacto com a morte e de esperar até então… Mas a vida e a morte estão entras as mãos de Deus que dispõe de tudo a seu bel prazer.

E mesmo se Deus lhe concedesse uma longa vida, escutai, entretanto, sua advertência: ‘o caminho do homem começa na juventude, ele o segue na velhice até a morte’. Ou seja, se, jovens, começamos uma vida exemplar, seremos exemplares na idade adulta, nossa morte será santa e nos fará entrar na felicidade eterna. Se, pelo contrário, os vícios começam a nos dominar desde a juventude, é muito provável que eles nos manterão em escravidão toda a nossa vida até a morte, triste prelúdio a uma eternidade terrível. Para que esta infelicidade não lhes aconteça, eu lhes apresento um método, vida alegre e fácil, mas que lhes bastará para se tornarem a consolação de seus pais, a honra de pátria de vocês, bons cidadãos da Terra, em seguida felizes habitantes do céu…

Meus caros jovens, eu os amo de todo o meu coração e basta-me que vocês sejam jovens para que eu os ame extraordinariamente. Eu lhes garanto que vocês encontrarão livros que lhes foram dirigidos por pessoas mais virtuosas e mais sábias que eu em muitos pontos, mas dificilmente vocês poderão encontrar algum que os ame mais que eu em Jesus Cristo e deseja mais felicidade para vocês.

Conservem no coração o tesouro da virtude, porque possuindo-o vocês têm tudo, mas se o perderem, vocês se tornarão os homens mais infelizes do mundo.

Que o Senhor esteja sempre com vocês e que Ele lhes conceda seguir os simples conselhos presentes, para que vocês possam aumentar a glória de Deus e obter a salvação da alma, fim supremo para o qual fomos criados. Que o Céu lhes dê longos anos de vida feliz e que o santo temor de Deus seja sempre a grande riqueza que os cumule de bens celestes aqui e por toda a eternidade”.

Veja também: São João Bosco padroeiro da juventude

Oração a São João Bosco:

“Oh! Pai e mestre da juventude, São João Bosco, que tanto trabalhastes pela salvação das almas, sede nossa guia em buscar o bem da nossa e a salvação do próximo, ajudai-nos a vencer as paixões e o respeito humano, ensinai-nos a amar a Jesus Sacramentado, a Maria Santíssima Auxiliadora e ao Papa, e obtende-nos de Deus uma santa morte, para que possamos um dia achar-nos juntos no Céu”.

São João Bosco, rogai por nós.

 

0 Comments

    Leave a Comment

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password