São Pedro Julião e os Adoradores

Como viver o Corpus Christi em casa

Para católicos de todo mundo, o Corpus Christi será muito diferente: nada de tapetes coloridos, nada de ir até a capela e adorar o Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.

Mas será que podemos viver bem esta solenidade mesmo que em nossas casas?

Diversas paróquias transmitirão suas celebrações através das redes sociais e TVs de inspiração católica. Inclusive, a Aliança de Misericórdia também terá, às 18h, a Santa Missa transmitida por nossa página no Facebook.

Mas como podemos compensar a falta que nos faz “estar na casa do Senhor”, em Sua presença real?

Algumas dicas que poderão te ajudar a encontrar o lugar de adoração em sua casa.

Leitura espiritual

Condicione sua mente a entrar no mistério eucarístico. Comece o dia meditando as leituras da Solenidade. A saber:

Primeira Leitura: Deuteronômio 8,2-3.14b-16a.
Salmo Responsorial: 148(147),12-13.14-15.19-20.
Segunda Leitura: 1.ª Carta aos Coríntios 10,16-17.
Evangelho: João 6,51-59.

Escolha uma leitura para fazer a Lectio Divina (passo a passo neste artigo). Escolhido o propósito, vamos para o próximo passo.

Preparar o ambiente

Você pode levar a presença eucarística para a sua casa ao deixar no computador uma janela aberta numa página de adoração perpétua (este é o link da adoração na Igreja da Boa Morte em São Paulo/SP).

Antes disso, você pode organizar o ambiente em volta, tirar sujeiras, arrumar a bagunça, enfim, deixar o ambiente harmonioso como uma capela.

Postura eucarística

Aqui talvez seja o ponto central: o que é ter uma postura eucarística? Dentro da Aliança de Misericórdia temos uma expressão chamada adoradores da misericórdia.

Esses irmãos se dedicam à intercessão pelo Movimento e pelo mundo aos pés da eucaristia. Sua vida dedicada à oração nos ensina muitas coisas. Dentre elas, está o fato de que a verdadeira doação ao próximo se irradia da oração para fora.

Ter uma postura eucarística significa se deixar atingir pelo próximo que necessita de uma palavra amiga, de um gesto de acolhida e amor.

Lembrar que a Eucaristia é amor

Por fim, Jesus eucaristia nos lembra do nosso objetivo neste mundo, nos recorda que a docilidade à vontade de Deus diante da vida nos torna mais próximos do Pai, entregues como aquele humilde pão.

No final do dia de Corpus Christi você pode fazer um exame de consciência, analisando seus pensamentos e ações. Sim, mesmo em isolamento social, nós estamos bem interativos, principalmente nas redes sociais.

Será que fui caridoso, escutei, acolhi, perdoei?

Terminamos com uma linda oração da monja Santa Gertrudes, composta para ser rezada após a comunhão. Escolha o melhor momento para repetir essas palavras e declare seu amor ao Santíssimo Corpo de Cristo.

Oração de Santa Gertrudes

“Ó doce Hóspede da minha alma, meu Jesus cordialmente amado, que a tua suave recepção seja para mim hoje ocasião de remissão de todos os meus pecados, de reparação de todas as minhas negligências e de recuperação de toda a minha vida perdida.

Que ela seja para mim salvação eterna, cura da alma e do corpo, abrasamento de amor, renovação de virtude e inclusão da minha vida em ti por toda a eternidade.

Que ela opere em mim a liberdade do espírito, a santidade da vida, a dignidade dos costumes; que ela seja para mim o escudo da paciência, a insígnia da humildade, o apoio da confiança, o consolo na tristeza, o socorro para a perseverança.

Que ela seja para mim a armadura da fé, a firmeza da esperança, a perfeição da caridade, o cumprimento dos teus mandamentos, a renovação do espírito, a santificação na verdade (Jo 17,17) e a consumação de toda a religião.

Que ela seja para mim uma fonte de virtudes, o crescimento de todo o bem e o testemunho eterno do teu amor.

Assim, no final da minha vida, liberta das misérias desta vida, tomarei, cheia de alegria, lugar no teu festim para toda a eternidade e rejubilarei com as riquezas do teu amor, como a esposa se alegra com as delícias do seu rei. Amém”.

Com informações de Evangelho Quotidiano

<

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password