fbpx

Aprenda a Lectio Divina – meditação da Palavra

No mês da Bíblia, queremos dar a você alguns caminhos para fazer uma leitura edificante, sem ser fundamentalista, ou alienado, apresentando vários métodos de leitura bíblica.

Lectio Divina 

A tradução literal do latim é “leitura divina”, ou leitura orante que é um método muito usado por estudiosos e religiosos. Eficaz, faz a junção do contexto em que foi escrito o trecho com os dias atuais, sem forçar a interpretação, pois é o Espírito Santo quem conduz tudo. Segue o passo a passo:

Separe no mínimo 1h para esta prática. Primeiro você precisa ir para um lugar calmo (o máximo impossível!), onde não vai ser interrompido tantas vezes;

Lectio – leitura

1- Invoque o Espírito Santo;

2- Faça uma leitura lenta e atenta do texto, fazendo a pergunta: o que diz este texto? Tomar a Bíblia e ler com a convicção de que Deus nos fala sempre. Numa atitude de interiorização; silenciar-se para ouvir Deus;

3- Momento de silêncio interior lembrando o que leu. Você pode repetir a leitura, alternando momentos de silêncio para prestar atenção em quais palavras mais se destacam no texto, que saltam aos olhos.

Meditatio – meditação

O que o texto diz; ruminar, refletir, aprofundar, repetir as palavras significativas e aplicar a mensagem hoje.

4- Começar a ver o sentido e significado de cada frase ou palavra. Observar quais palavras mais se repetem, o trecho que vem antes e depois; qual o sentido deste texto estar ali;

5- Ligar a palavra com a vida atualizando-a, interiormente (o que ela fala para mim), externamente (o que fala para a sociedade) e transcendente (que sonho ele me inspira);

6- Alargar a visão ligando o trecho com outros textos da Bíblia. Por isso, é bom ter em mãos um caderno separado para este fim. Alguns estudiosos aconselham até a ter lápis de cores diversas e criar legendas com elas. Por exemplo: Os textos em amarelo são relacionados a Deus Pai, em vermelho a Jesus e assim por diante.

Leia também: Os cinco passos para viver a Palavra de Deus

Oratio – oração

Conversar com Deus a partir do texto e responder às interpelações. O texto me pede para ser mais agradecido, compassivo, arrependido, adorador, etc.

7 – Ler de novo rezando o texto e respondendo a Deus;

8 – Formular um compromisso de vida;

9 – Rezar um salmo apropriado;

10 – Escolher uma frase, versículo que servirá para que você se recorde do compromisso feito;

Contemplatio – contemplação

Ver a realidade com os olhos de Deus; mergulhar no seu mistério e saborear as realidade divinas. Nem sempre chegamos à contemplação pois, os demais passos tomam muito tempo. Todavia, é possível que a contemplação aconteça enquanto você estiver lendo (lectio), ou meditando, vai daquilo que o Espírito Santo quer falar para você no momento.

Lectio Divina quer nos ajudar a interiorizar a Palavra como Maria que sempre guardava tudo e meditava no seu coração. Então, aceite o desafio de, nesta semana separar um dia para meditar algum trecho das Sagradas Escrituras com o método da Lectio Divina? Que Deus possa guiar os seus passos nesta bela aventura.

Quer aprofundar mais? Na nossa Loja Virtual você encontra “A Palavra de Vida”, um livro explicativo com um CD contendo uma formação da Maria Paola a respeito da Lectio Divina.

 

Esquema de leitura orante da Bíblia
imagem: jmic.marianos

0 Comments

    Leave a Comment

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password