Novena a Nossa Senhora Aparecida e consagração

Novena a Nossa Senhora Aparecida e consagração-Home

Em preparação às comemorações do dia de Nossa Senhora Aparecida, queremos apresentar uma breve meditação e propor a novena para que nosso coração esteja pronto para acolher nossa terna Mãe.

O lugar de Nossa Senhora

“Enquanto Ele assim falava, uma mulher levantou a voz do meio do povo e lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe, e os peitos que te amamentaram! Mas Jesus replicou: Antes, bem-aventurados aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a observam!” (Lc 11, 27-28).

Bom, sabemos que muitos protestantes usam desta passagem para justificarem seu desprezo pela devoção mariana, dizendo que o próprio Jesus o fez e indicou ao povo o caminho correto, colocando Sua mãe em seu devido lugar.

Porém, uma interpretação católica mostra um outro lado. Para isso, contamos com a interpretação da Tradição e Magistério da Igreja.

A primeira interpretação possível é que a estima pela Santíssima Virgem Maria brota espontaneamente do coração do povo, evidente na frase “uma mulher levantou a voz do meio do povo“. Muitas pessoas tendem a esquecer, diante da majestade e da divindade de Jesus, que ele teve um relacionamento normal com Sua mãe.

Desde a concepção até a morte, o relacionamento de Jesus e Maria foi tão comum como qualquer outro. Noites de sono perdidas ou mal dormidas, abraços, risadas e brincadeiras. Quem não se comove quando vê a mãe e o seu filho se entretendo?

Modelo para os cristãos

Segundo aspecto: Jesus não proíbe a veneração e nem a ratifica, todavia, quer chamar a atenção para a virtude da obediência. Mas, será que Maria não é exemplo de obediência?

 “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38).

Isto é uma confissão de serviço e entrega total a Deus, mesmo sem saber para onde Deus conduziria sua vida a partir da concepção.

O próprio Espírito Santo, por meio de Isabel, exaltou esta qualidade:

Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!”. (Lc 1, 45)

Por isso, não queremos abandonar nossa Mãe nem mesmo desprezá-la. Deus nos deu um grande presente que a cada dia que abrimos, mergulhamos e encontramos algo totalmente novo. Nunca terminamos de descobrir as virtudes de Maria.

“A Igreja, quando busca Cristo, bate sempre à casa da Mãe e pede: “Mostrai-nos Jesus”. É de Maria que se aprende o verdadeiro discipulado. E, por isso, a Igreja sai em missão, sempre na esteira de Maria” (Papa Francisco, 24 de julho, Basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida).

Novena

Assim, queremos nos preparar bem para as festividades da Padroeira do Brasil com muito carinho e devotado amor. Sem deixar de voltar nossos olhos para o nosso Deus, recorramos à nossa querida Mãe e peçamos pelo nosso país e por todos os que precisam.

Reze conosco a Novena de Nossa Senhora de Aparecida. Os vídeos estão em nossa playlist no Youtube e para cada dia há a uma Palavra nortear nossas escolhas.

Todos os dias da novena você pode fazer a oração de consagração que já foi recitada por três papas.

Bebê segura terço

Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil.

Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas.

Recebei-me, o Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte.

Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade.

Assim seja!

Segundo Fonte: 

Portal A12

Vatican.va (Homilia do Papa Francisco)

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password