O que você prefere_ este mundo ou o Paraíso_ Face-min

Sim, sentimos falta do Paraíso, que é a morada de Deus. Sabemos disso ao observar a sede de Eternidade que sentimos em nossa alma.

Prefiro o paraíso

Viemos de Deus e para Ele voltaremos, e nosso coração está inquieto enquanto Nele não repousa.” (Santo Agostinho).

Sim, esta terra não é a nossa morada permanente, estamos aqui apenas de passagem.

Somos peregrinos, há um lugar de onde viemos e para onde caminhamos de volta, e ainda que não lembremos, temos saudades e desejamos voltar para lá: o coração de Deus, nosso Paraíso.

Saudade sem fim

Sim, sentimos falta do Paraíso, que é a morada de Deus. Sabemos disso ao observar a sede de Eternidade que sentimos em nossa alma.

Estamos sempre insatisfeitos, sonhamos com inúmeras coisas e quando as alcançamos elas não nos satisfazem, e continuamos em uma incessante busca por algo que realmente nos complete. Esse é apenas mais um sinal dessa saudade que temos da eternidade, do céu, do paraíso.

Essa canção nos ajudará a meditar melhor!

Nessa busca, muitas vezes encontramos coisas que nos dão felicidade, ou momentos felizes, melhor dizendo.

E nestes momentos chegamos a acreditar que estamos satisfeitos, mas isso é apenas ilusório, pois após um tempo percebemos que tais coisas, como tudo neste mundo, eram passageiras e não nos preenchiam de verdade.

E o mais triste é que, na maioria das vezes, esses momentos felizes que buscamos nos levam ao pecado, e em vez de nos aproximarem da verdadeira e duradoura felicidade, nos distanciam dela ainda mais.

O nosso Céu

O único capaz de realmente satisfazer esse nosso vazio é Deus, e o pecado é justamente o que nos afasta Dele.

Há muitas pessoas que descobriram isso muito antes de nós. Que encontraram métodos e criaram táticas de como discernir e escolher por aquilo que nos leva à verdadeira felicidade, e que por isso tem muito para nos ensinar. Esses são os santos.

As histórias de vida dos santos são verdadeiros manuais ou mapas que nos direcionam no caminho de volta ao nosso lar: o céu.

Nesse texto, gostaria de tratar de uma ótima tática utilizada por um grande santo para lembrar sempre do “caminho de casa”, e assim evitar os desvios do mundo e do pecado: São Felipe Neri.

O que não é o Paraíso

O santo da alegria, como ficou conhecido por ser sempre brincalhão e alegre, conquistava e evangelizava aqueles que dele se aproximavam e queria sempre longe de si a tristeza e o pecado, como era costume seu repetir.

Mas havia também uma outra frase que Felipe trazia consigo quando se encontrava diante de uma tentação: prefiro o Paraíso.

Era com essa frase e o firme propósito de santidade que conseguia vencer a luta do pecado, ou melhor, fugia dele, pois “a batalha contra o pecado é a única batalha que se vence fugindo dela”, mais uma de suas preciosas frases.

E podemos nós também utilizarmos dessa sua estratégia em nossa luta contra o pecado.

Como viver hoje o Paraíso?

No nosso dia a dia, podemos aplicar essa frase diante de escolhas que temos de fazer. Como o lidar com paciência com as pessoas um pouco mais difíceis, em nossa casa, trabalho, escola, ou qualquer outro ambiente que frequentamos.

No momento em que queremos gritar, xingar, ou dar um “chega pra lá” na pessoa, pensemos: prefiro o Paraíso, e a amemos, suportando-a com paciência.

No trabalho, diante de uma boa proposta, mas não lícita pois poderá prejudicar uma outra pessoa ou implicar uma desonestidade, pense no Paraíso, onde habita a justiça, e diga não ao erro.

Clicando na internet, quando aparecer a oportunidade de entrar em algum site impróprio, repita ‘prefiro o Paraíso’, e fuja dali.

Quando, em uma festa ou outro ambiente em que conhecemos novas pessoas, vier aquele desejo de usar o outro para o nosso próprio prazer, lembremos do Paraíso, e enxerguemos o Cristo que está no próximo, a quem devemos amar e não usar.

Ecoar o “SIM”

Mas esta frase deve nos ajudar não apenas na forma de dizer não ao pecado.

Preferir o Paraíso é também dizer SIM para o que é bom e o que santifica. Por exemplo, no trabalho, na escola ou na faculdade, devemos nos esforçar e dar o nosso melhor, pois podemos trazer assim um pouquinho do céu para onde estamos.

Quando vemos alguém necessitando da nossa ajuda, devemos estar disponíveis e dispostos a nos cansar para servir ao outro.

Escolher o paraíso é dar ao próximo o nosso melhor sorriso, nosso melhor abraço, e tudo o mais que tivermos de melhor.

Meu Senhor e meu Deus

E o mais importante, escolher o Paraíso é buscar Aquele que pode dá-lo a nós: o Senhor. É amá-Lo nos irmãos, é busca-Lo na oração, na Palavra, nos sacramentos.

É obedecer seus mandamentos e, quando nem mesmo o lembrar do céu nos impedir de cairmos no pecado, sermos humildes e voltarmos a Ele com o coração contrito a suplicar-Lhe o perdão, com o firme propósito de levantar e continuar na luta.

Que São Felipe Neri interceda por nós, e que escolhamos sempre pelo Paraíso, para que um dia possamos encontra-lo lá e também rirmos com suas brincadeiras, na alegria de termos escolhido o caminho certo e estarmos em casa, com nosso Pai, nossa Mãe Maria e nossos santos irmãos.

Fernando Silva, seminarista da Diocese do Crato e amigo da Aliança

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password