fbpx

Dia da África – Expressão de Misericórdia em Moçambique

Dia da África

No dia 25 de maio de 1963, na luta dos países africanos pela independência, nasceu a Organização da Unidade Africana (OUA), posteriormente substituída pela União Africana (UA). Em celebração a esse marco, foi instituído nessa data o Dia da África.

Aliança em Moçambique

Em 2017, a Aliança iniciou sua atuação missionária em Moçambique, com a chegada de alguns missionários da Comunidade de Vida. Uma missão sonhada pelo Movimento há muito tempo, e que, pelos frutos já gerados, confirmam os passos do Carisma nesse continente, junto aos nossos irmãos.

Atualmente, moram em Maputo, capital de Moçambique, três missionários consagrados, sendo um deles sacerdote, o Pe. André. Junto a eles, uma missionária no mundo, gestora do projeto social que atende hoje cerca de 1900 pessoas.

Os trabalhos de evangelização acontecem de terça a domingo, com a celebração da Santa Missa, evangelização nas ruas junto aos mais pobres, programa na rádio local, atividades com jovens, adultos e a constante presença no projeto “Eu prefiro o Paraíso”, que em abril completou dois anos.

Eu prefiro o Paraíso

O Centro Paraíso, sede do projeto, fica em Hulene B (Maputo), em frente ao maior lixão do país, e tem sido um apoio muito significativo para os moradores da região. Neste período, quase 1000 pessoas têm sido beneficiadas com as ações.

Ali, muitas famílias dependem, direta ou indiretamente, do trabalho no lixão, ambiente altamente contaminado, e adentram diariamente ao local na luta contra a fome. No Centro Paraíso, o foco é em especial com as “mamanas” (mães do lixão), e a partir delas, todos os membros da família são acompanhados.

No Centro Paraíso, conheça a luta para retirar as mães do lixo

Aldeia da Massaca

O trabalho do projeto ainda se estende à Aldeia da Massaca, distrito de Boane, acompanhando 900 pessoas (número total de moradoras da aldeia). As ações partem da atuação junto à Escolinha Comunitária dos Pequenos Libombos.

Para adequação e melhoria do atendimento, que conta com muitos desafios, nasceu no local um projeto de sustentabilidade, buscando ainda a promoção e inclusão econômica e social de pessoas em situação de vulnerabilidade e pobreza extrema.

Utilizando garrafas pets na tecnologia de bioconstrução, foi levantado um espaço com uma cozinha, despensa, uma loja comunitária e uma sala polivalente. A inauguração está prevista para o dia 26/05, data onde celebramos a memória de São Felipe Neri. Em homenagem ao trabalho e missão desse santo, o ambiente receberá seu nome.

Conheça aqui o projeto de bioconstrução na Aldeia da Massaca

Aliança em ação

Além de atividades desenvolvidas na sede do Centro Paraíso, em Maputo, e na escola, na Aldeia da Massaca, é feito um acompanhamento com visitas às próprias casas dos atendidos, com conversas e monitoramento, em busca de auxiliá-los em todos os âmbitos: como alimentação, saúde, educação, e espiritualidade.

Como primeiro impacto, diante da realidade do país, a presença do Carisma, por meio da ajuda de inúmeras pessoas que se tornam pontes de misericórdia, busca amenizar o desespero da fome, tão evidente. E junto a isso, trabalha para que a educação seja mais acessível, respeitada e bem aproveitada pelas crianças e jovens em idade escolar.

Crianças atendidas no Centro Paraíso participaram de formatura

E numa luta para diminuir a “cultura do assistencialismo unilateral”, a Aliança “chama pra perto” todos aqueles que de alguma maneira são tocados pelo Carisma, para que, juntos, possam construir um “amanhã” diferente, fortalecendo e incentivando as capacidades e dons desse povo tão resiliente, sendo eles próprios os agentes de transformação.

Tentamos sempre deixar as famílias participarem de alguma forma. São voluntárias, servem sopas… uma experiência bonita de troca, para que faça crescer nelas essa sensação de participação e para tomarem o projeto como propriedade delas. Estamos aqui apenas como instrumento, mediadores da misericórdia de Deus que chega até os mais pequeninos”, relatou a enfermeira Rosana, gestora do projeto.

Visibilidade do trabalho

Recentemente, a TV Canção Nova lançou o documentário “África – Um canto de esperança”, mostrando diversas ações da Igreja em Moçambique. Dentre elas, apresentou o trabalho da Aliança. Saiba mais clicando aqui.

Veja aqui outras notícias da missão da Aliança em Moçambique

 

Conheça mais da Missão da Aliança em Moçambique

Instagram:@alianca.mocambique

E se você se sentiu tocado por esta realidade, saiba mais sobre como ajudar enviando mensagem, via WhatsApp, pelo link: https://bit.ly/2MTu4yW

0 Comments

    Leave a Comment

    quinze − quatro =

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password