Projeto de Bioconstrução em Moçambique/África

Na aldeia da Massaca (Distrito de Boane/Maputo), a Aliança atua com um projeto social junto à Escolinha Comunitária dos Pequenos Libombos, com acompanhamento de aproximadamente 80 crianças. No local, a Bioconstrução é um sonho que está sendo tirado do papel.

Para adequação e melhoria desse atendimento, que conta com muitos desafios, nasceu um projeto de sustentabilidade, buscando ainda a promoção e inclusão econômica e social de pessoas em situação de vulnerabilidade e pobreza extrema.

Bioconstrução: O projeto

Em andamento há três meses, com o uso da tecnologia de bioconstrução, a iniciativa pretende construir na comunidade 4 espaços, que compreendem: uma cozinha, uma despensa, uma loja comunitária e uma sala polivalente.

Para isso, estão sendo utilizados recursos locais (pedras recolhidas na comunidade da Massaca) e material reciclável (Garrafas PET – recolhidas na lixeira de Hulene B, local fonte de sustento para inúmeras famílias em Moçambique), gerando inclusão econômica e social, além de aprendizado e formação profissional dos beneficiários.

A parceria

A iniciativa de bioconstrução é uma união entre o projeto social “Eu prefiro o Paraíso!” (ação de pastoral-social da Aliança de Misericórdia na região) e a Plataforma Makobo, que é uma empresa social colaborativa, atuante desde 2009, com a missão de prover e fomentar serviços que visem a promoção do bem estar social de grupos menos favorecidos em Moçambique.

“O desafio da construção ecológica foi um passo muito importante para nós no caminho para a sustentabilidade. Além de ter sido uma grande porta para a inclusão social de grupos de pessoas em extrema carência aqui em Moçambique. Sinto-me abençoada em poder viver essa experiência que Deus tem nos proporcionado junto ao povo que sofre. Vejo-nos trilhar por um caminho sólido em Moçambique. O engajamento e disponibilidade da Plataforma Makobo em unir forças conosco para a realização de mais este sonho tem sido incrível. A sinergia entre projetos e instituições tem produzido muitos frutos do bem. Bem haja parcerias como essa!”, declarou a missionária Rosana Miranda, responsável pelo projeto, na Aliança de Misericórdia.

E, o fundador da Plataforma Makobo, Ruy Santos, relatou: “Não há mudanças sem compromisso e este é o nosso. A TODOS os Amigos, Parceiros, Corações Solidários e Simpatizantes da Plataforma MAKOBO, o nosso muito obrigado por acreditarem em nós, nos nossos sonhos e no nosso compromisso. Juntos, estamos a transformar Moçambique, propagando esta semente de esperança por um país MAIS Equitativo, Tolerante, Inclusivo, Solidário… Socialmente responsável e ambientalmente sustentável…MAIS PARA TODOS.

O nosso muito obrigado a Aliança de Misericórdia Moçambique – MZ, por nos acolher e nos proporcionar esta oportunidade de participar da vida das MULHERES GUERREIRAS da Lixeira de Hulene e da Comunidade da Massaca.

Amar é uma questão de compromisso. UBUNTU”.

Faça parte: ajude a realizar esse projeto!

Para a realização desse trabalho, muito além da arrecadação dos materiais recicláveis, as parcerias são essenciais.

Você pode contribuir com a iniciativa de Bioconstrução em Moçambique? Entre em contato e saiba mais:

Rosana Miranda: (+258) 86 610 0490 / (+258) 84 810 4578

Ruy M. Santos: (+258) 84 130 5390 / (+258) 82 387 2499

Web: makobo.co.mz

Instagram:

@alianca.mocambique

@plataforma.makobo

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password