Chegada da Aliança em Maputo/Mz

A Aliança de Misericórdia iniciou no último mês atividades em sua mais nova casa de missão: a Fraternidade Nossa Senhora de Fátima, localizada em Maputo, capital de Moçambique.

Estar presente no Continente Africano é um grande sonho da Aliança que agora começa a alçar voo. Atualmente a Fraternidade é composta por 4 missionários e 3 voluntários.

Confira abaixo o testemunho sobre os primeiros dias de vivência:

Missionários em frente ao altar recebem oração
Foto: Aliança São Paulo – Missa de envio da fraternidade para Moçambique no Botuquara.

“Maputo, 1 de agosto de 2017

Queridos irmãos, Paz e Bem! Ou como diriam nossos novos irmãos e conterrâneos: Xikwembo xilulamile! Deus é muito bom! Queremos através desta simples carta dar algumas notícias e partilhar como foram esses primeiros dias em terras africanas.

Viajamos dia 19 de julho, com o coração cheio de expectativa e esperança, agradecendo os muitos sinais de providência e desejo de Deus de começar esta missão – a casa, a proximidade da Igreja, benfeitorias para o início dos trabalhos – tudo nos mostrava o quanto essa Fraternidade era da Vontade do Pai para a Aliança de Misericórdia! Enfim chegava o momento e a hora de começarmos nosso trabalho na África…

Chegamos e fomos acolhidos com muita alegria e cantos africanos pelas Irmãs Concepcionistas, uma presença muito amiga e que tem nos ajudado nos primeiros dias. Desde as visitas do Pe. João Henrique e da Mary experimentamos de forma extraordinária o cuidado de Deus na acolhida do Bispo da Diocese, Dom Francisco Chimoio, que está imensamente feliz com a nossa chegada; pudemos encontrá-lo brevemente e ele já abençoou a missão e nos deu as boas-vindas, para esse trabalho que ele tanto deseja de proximidade com os mais pobres e os irmãos de rua. Experimentamos igualmente a amizade do Núncio Apostólico, o amor e colaboração de outras comunidades irmãs que se colocaram à nossa disposição neste começo, como a Comunidade Missionária de Villaregia e os padres salesianos e diocesanos.

A providência já tem sido um grande sinal para nós nestes poucos dias! Quando chegamos a casa ainda não tinha energia elétrica e água, tínhamos que armazenar nos baldes e bacias para uso durante o dia (já percebemos que as pequenas “faltas” vão ser uma grande escola para nós! Estamos aprendendo a fazer e viver como o povo daqui) mas durante a segunda semana conseguiram ligar a energia da casa e foi uma festa! Os mais pequeninos já começaram a nos ajudar, com doação de um suco, de verduras, da xima – o prato mais comum, dos pobrezinhos, feito com farinha de milho branco, água e um pouco de sal; e o dia que mais nos comovemos foi quando ganhamos flores! Imaginem, numa terra seca, árida, em que faz anos que não chove… na nossa chegada recebemos flores! Para confirmar a palavra que sentimos ser da nossa Fraternidade: “Alegre-se o deserto e a terra seca, cubra-se de flores; Sim, rejubile-se com grande júbilo e exulte. Eis que o vosso Deus vem para vos salvar!” Is 35, 1-2.4.  E também outro sinal – já choveu duas vezes desde que nós chegamos, uma dessas vezes até acordamos assustados com o barulho; e o povo em grande alegria porque vai ser possível plantar.

Deus é muito bom e cuida muito de nós! O povo africano também é um povo muito agradecido, por tudo que recebe. Por isso uma das primeiras palavras que aprendemos foi Kanimambo: obrigado!

O nosso desejo é nos próximos dias começar com as visitas às famílias e crianças, alguns jovens já se aproximaram, quem sabe para iniciar o Thalita Kum, e um senhor, chamado Fernando, veio a nossa casa e pediu se não poderíamos dar um estudo bíblico, porque o que ele mais queria era aprender mais da Palavra de Deus… estamos dando os primeiros passos e contamos com a oração de cada um de vocês!

Um grande abraço, estamos unidos pelo coração Imaculado de Maria e nas vossas adorações eucarísticas e comunhões, se lembrem de nós… ainda não temos Jesus Eucarístico na capela – essa é a maior falta, mas que veio pra nos ensinar e relembrar o valor da presença de Jesus!

Com imenso carinho fraterno, vossos irmãos da Fraternidade Nossa Senhora de Fátima – África 2017”

 

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password