Capacitação de colaboradores na sede do FICAS

O objetivo foi compartilhar da metodologia apresentada pela Diretora Executiva do FICAS, Dra. Andreia Saul, para definição de objetivos específicos, definição de pistas e indicadores de resultado/impacto social.

Um dia de formação

Durante a quinta-feira (29/8), todos os colaboradores do Centro de Educação Infantil São Miguel da Aliança de Misericórdia, somados aos gerentes e coordenadores pedagógicos de outros CEIs, CCA, Oratório São Domingos Sávio e ArtEscola, reuniram-se na sede do FICAS para uma oficina de alinhamento sob a temática “Avaliação de Programas Sociais”.

O objetivo foi compartilhar da metodologia apresentada pela Diretora Executiva do FICAS, Dra. Andreia Saul, para definição de objetivos específicos, definição de pistas e indicadores de resultado / impacto social.

Também foi ressaltada a importância do processo avaliativo ser conduzido por um conjunto plural de colaboradores e não apenas pela direção, a fim de contemplar no processo, diferentes olhares e visões de mundo, o que torna a avaliação mais rica.

Saiba mais: Parceria com FICAS (Fundo Internacional Sócio Ambiental)

O método

É importante que a avaliação englobe o olhar do diretor, cozinheira, agentes operacionais e usuários (público atendido).

A partir do olhar para o CEI São Miguel, a metodologia será replicada para os demais projetos sociais desenvolvidos pela Aliança de Misericórdia, a fim de avançar no monitoramento e avaliação de impacto social dos atendimentos oferecidos.

Avaliar permite nos tirar da zona de conforto, aperfeiçoar nossas práticas e sair do modo “automático”.

O FICAS é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 1997.

A instituição acredita que as organizações da sociedade civil têm um papel fundamental e estratégico nas mudanças e transformações sociais, por conta disso, investe continuamente em seu fortalecimento por meio de programas e ações de formação e articulação.