Quarta meditação da quaresma – Enxertados em Cristo

Nesta quarta meditação quaresmal da série Enxertados em Cristo, o tema de hoje é: “Sede misericordiosos como o Vosso Pai do Céu, é misericordioso.”

Se você não viu a primeira meditação Enxertados em Cristo clique aqui e veja agora

Essa é uma expressão do Evangelho de São Lucas. Em um contexto semelhante, nós vemos que o Evangelho de São Mateus traz: “sede perfeitos como o Vosso Pai do Céu é perfeito”. Quando nós ouvimos essa expressão sede perfeitos, automaticamente sentimos um medo, uma distância da perfeição.

Nós que carregamos dentro de nós a imperfeição, a fragilidade, tantos pecados, tantas fraquezas. Mas, quando olhamos para os dois evangelhos e vemos o contexto semelhante de ambos, conseguimos compreender melhor as palavras de Jesus.

Jesus está dizendo, amai os Vosso inimigos, perdoe aqueles que te ofenderam e ore por aqueles que te perseguem, esse é o caminho da perfeição… a misericórdia.

Como é difícil pensar em tudo isso, sendo que nós carregamos sempre o desejo de excluir, sempre o desejo do egoísmo, mas quando nós vemos que São Lucas traduz aquilo que São Mateus nos apresenta dizendo que a perfeição de Deus é a misericórdia, nós entendemos aquilo que a palavra, por si só já diz misericórdia!

Do latim miserere cordes, quer dizer, a miséria e o coração, corda de cordes, quer dizer o coração que atrai miséria, que atrai fraqueza do hebraico.

Rahamim  que traduzimos como as entranhas de misericórdia, rahem como útero, é esse Deus que deseja trazer para dentro de ser o homem e transformá-lo no seu amor, transformar toda a vida dele no novo testamento.

Jesus é aquele que vê o sofrimento e que se enche de compaixão, Ele não só olha, Ele não é indiferente aquilo que Ele olha, ele traz para si, vai à fundo, nas estranhas por isso que a misericórdia pode ser entendida como um debruçar de Deus sobre a realidade do homem, porque ele se debruça no sofrimento do homem.

Sofrer com quem sofre, é esse Deus que nos convida a estar enxertados n’Ele, Ele que não é indiferente aquilo que nós vivemos, Ele que nos ama, Ele que quer nos cobrir com o seu amor, Ele que quer nos transformar com o seu amor, que quer se debruçar naquilo que nós vivemos para nos transformarmos como homens novos para um tempo novo.

É o tempo da quaresma, onde o homem vai caminhando e abandonando o velho e abraçando o novo, e onde esse novo se estabelece no encontro pessoal com Jesus Cristo.

O convite dessa quarta meditação é para entrar no quarto, entrar nas estranhas da misericórdia, e na oração procurar uma intimidade maior, não só viver numa oração funcional, mas numa oração que te leva a uma verdadeira intimidade com Deus, uma oração que estabelece um tempo novo e um território onde o milagre de Deus acontece.

E qual que é esse território do milagre? O lugar do amor. É o sinal de uma Igreja restaurada.

O sinal de uma Igreja restaurada não é cura, libertações, prodígios, sinais. O sinal de uma Igreja restaurada é uma Igreja firmada no amor e quando nós falamos de amor, nós estamos falando de misericórdia.

Sede misericordiosos como o Vosso Pai do Céu é misericordioso. Não podemos ser indiferentes, vivermos o descaso, morando com os nossos irmãos, morando em família, esposo, esposa, filhos e sermos indiferentes ao sofrimento do outro.

Nós precisamos ser aqueles que ajudam o outro a levantar, precisamos aprender a cuidarmos do outro e a colocarmos o outro num lugar transformador, a misericórdia de Deus, um lugar de transformação.

Nós dizemos muito isso na Aliança de Misericórdia, pois essa é uma verdade que precisa sempre ser lembrada, todo homem tem uma ferida para ser curada e uma miséria que invoca misericórdia. Uma história que precisa ser abraçada, uma ferida que precisa ser curada.

Queremos convidar você a abrir o teu coração nesse tempo quaresmal e assumir como caminho de vida esse chamado de Jesus. Sede misericordiosos como o Vosso Pai do Céu é misericordioso!

 

Pode interessar:

Segunda Meditação da Quaresma – Enxertados em Cristo

Terceira meditação da quaresma – Enxertados em Cristo

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password