Parceria entre CCA Padre Pio e Colégio San Marcos

Alunos do Colégio San Marcos escutam a explicação sobre o CCA Padre Pio.

No dia 25 de junho, comparecemos ao Colégio San Marcos (Unidades de Taipas, Cachoeirinha e Itaberaba) para apresentar aos alunos do Fundamental I (1º ao 5º ano) e do Fundamental II (6º ao 9º ano) nosso trabalho no CCA Padre Pio.

Estimular a cultura do doar

A ação no Colégio consistiu em realizar uma arrecadação de alimentos, roupas, brinquedos e livros sem revelar aos alunos qual instituição receberia as doações. Foram dois meses de campanha.

No dia da doação, fomos recebidos com muito carinho pela coordenadora Juliana e pela diretora Lilian Maciel para partilhar com os alunos o que é o CCA Padre Pio que está localizado no Parque Taipas.

Falamos sobre a nossa atuação, a quantidade de crianças e adolescentes atendidos, nossos projetos e ações dentro do bairro. Todavia, ressaltamos a questão do “porquê doar para alguém que eu não conheço?” – para provocar uma reflexão junto aos alunos.

Caixa de doações montadas pelos alunos.
Caixa de doações montadas pelos alunos.

Percebemos um grande silêncio, pois nossa intenção inicial era justamente causar um impacto: eu doaria mais facilmente para alguém que conheço ou doaria para quem eu não sei quem é?

Tivemos algumas respostas que geraram reflexão, pois tudo girou em torno do bem-estar e promover a alegria da pessoa que vai receber.

Continuamos partilhando e chegamos à conclusão que o ato de doar é muito mais prazeroso para quem realiza, pois quem recebe se sente grato por essa ação, e quem realiza se desprende de algo para promover o bem-estar a outra pessoa.

Explicando para os alunos

Esclarecemos também que todas as doações têm um destino:

– Alimentos: cestas básicas para as famílias que mais precisam;
– Brinquedos, roupas e livros: ficarão no espaço para atender as demandas das nossas crianças e adolescentes.

Aproveitamos também o espaço, para explicar que quem cuida do CCA é uma Instituição séria: a Aliança de Misericórdia, que administra e gerencia todo o nosso trabalho e nos direciona e fortalece nessa missão juntos às nossas crianças e adolescentes.

Depois dessa troca, encerramos com uma frase de São Pio, que nos dizia: “Dê bom exemplo com ações mais do que com palavras”, ou seja, o gesto concreto tem maior funcionalidade na ação.

No final, fomos acolhidos com muito abraços e falas como “o trabalho de vocês é lindo, nunca parem”; “que bom que vocês existem”; “como vocês são fortes…cuidam de tantas crianças…”.

Saímos das unidades com a certeza de que a semente da doação foi plantada: doar, seja através do concreto ou do seu trabalho voluntário é muito importante e se mais instituições se abrissem a ajudar, as desigualdades só diminuiriam.

Em nome do CCA Padre Pio, agradecemos todo apoio, carinho e pela parceria que desejamos que seja ampliada para mais ações concretas entre as duas instituições. Deus abençoe!

<

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password