Inauguração do projeto ArtEscola na Vila Cuore
Situado na Vila Cuore, um Centro de Formação e Profissionalização que atende os moradores do Parque Taipas, região Noroeste de São Paulo, o projeto oferece aulas de artes circenses, aulas de artes teatrais e aulas de danças urbanas, com foco em Hip-hop.
A Arte em favor da Educação
As salas limpas e as mesas cheias de pães, sucos, doces e café com leite esperavam as crianças moradoras do Parque Taipas na manhã do dia 13 de maio.
Havia grande expectativa em recebê-las, relata Regina Pereira, gerente do projeto intitulado ArtEscola, parceria entre a Aliança de Misericórdia e o Fumcad (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).
O projeto tem como objetivo desenvolver atividades em contra turno escolar para 80 crianças e adolescentes, na faixa etária de 05 a 17 anos em situação de vulnerabilidade, tendo por foco formações em linguagens culturais, promovendo socialidade e inclusão.
Situado na Vila Cuore, um Centro de Formação e Profissionalização que atende os moradores do Parque Taipas, região Noroeste de São Paulo, o projeto oferece aulas de artes circenses, aulas de artes teatrais e aulas de danças urbanas, com foco em Hip-hop.
Feita a matrícula no projeto, as crianças e adolescentes têm acesso garantido a toda grade de atividades desenvolvidas.
Estimular a disciplina
As atividades de formação em linguagens culturais acontecem em parceria com as escolas de ensino público da região, sendo pré-requisito para participação, a matrícula e frequência escolar. As inscrições encontram-se abertas à comunidade.
As atividades estimulam nas crianças à alegria, abertura ao lúdico, desenvolve senso de organização, determinação, respeito, disciplina e comprometimento.
“As crianças do período da manhã entram às 8h, tomam café e vão para as atividades que duram duas horas e meia. As atividades se encerram com o almoço ao meio dia. Os do período da tarde entram às 13h e saem às 17h”. Informou Luciana Mansano, coordenadora pedagógica.
“Além de termos uma sala para cada oficina, temos também uma brinquedoteca, uma biblioteca e uma sala de vídeo e quadra que serão utilizadas regularmente no planejamento dos educadores. No nosso calendário anual, teremos passeios culturais e de lazer, eventos de datas comemorativas e uma apresentação no final do projeto”, completou.
As primeiras semanas do projeto estão focadas em atividades interdisciplinares, convergindo os 3 eixos do projeto, cujo intuito é gerar sociabilização entre atendidos e educadores.
O projeto tem grande potencial e poderá transformar a vida de muitas crianças e adolescentes moradores desta comunidade.
Acreditamos que quando as pessoas se sentem valorizadas, realizam mudanças significativas em suas vidas, e o encontro com as novas linguagens artísticas certamente despertará novas aptidões e a busca por novas experiências culturais, como também poderá ampliar suas visões de mundo.
0 Comments