Crianças no primeiro dia de aula no ArtEscola

Inauguração do projeto ArtEscola na Vila Cuore

Situado na Vila Cuore, um Centro de Formação e Profissionalização que atende os moradores do Parque Taipas, região Noroeste de São Paulo, o projeto oferece aulas de artes circenses, aulas de artes teatrais e aulas de danças urbanas, com foco em Hip-hop.

A Arte em favor da Educação

As salas limpas e as mesas cheias de pães, sucos, doces e café com leite esperavam as crianças moradoras do Parque Taipas na manhã do dia 13 de maio.

Umas das salasda ArtEscola
Umas das salas da ArtEscola.

Havia grande expectativa em recebê-las, relata Regina Pereira, gerente do projeto intitulado ArtEscola, parceria entre a Aliança de Misericórdia e o Fumcad (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

O projeto tem como objetivo desenvolver atividades em contra turno escolar para 80 crianças e adolescentes, na faixa etária de 05 a 17 anos em situação de vulnerabilidade, tendo por foco formações em linguagens culturais, promovendo socialidade e inclusão.

Situado na Vila Cuore, um Centro de Formação e Profissionalização que atende os moradores do Parque Taipas, região Noroeste de São Paulo, o projeto oferece aulas de artes circenses, aulas de artes teatrais e aulas de danças urbanas, com foco em Hip-hop.

Crianças no primeiro dia de aula no ArtEscola
Crianças no primeiro dia de aula no ArtEscola.

Feita a matrícula no projeto, as crianças e adolescentes têm acesso garantido a toda grade de atividades desenvolvidas.

Estimular a disciplina

As atividades de formação em linguagens culturais acontecem em parceria com as escolas de ensino público da região, sendo pré-requisito para participação, a matrícula e frequência escolar. As inscrições encontram-se abertas à comunidade.

Aula na ArtEscola.

As atividades estimulam nas crianças à alegria, abertura ao lúdico, desenvolve senso de organização, determinação, respeito, disciplina e comprometimento.

“As crianças do período da manhã entram às 8h, tomam café e vão para as atividades que duram duas horas e meia. As atividades se encerram com o almoço ao meio dia. Os do período da tarde entram às 13h e saem às 17h”. Informou Luciana Mansano, coordenadora pedagógica.

“Além de termos uma sala para cada oficina, temos também uma brinquedoteca, uma biblioteca e uma sala de vídeo e quadra que serão utilizadas regularmente no planejamento dos educadores. No nosso calendário anual, teremos passeios culturais e de lazer, eventos de datas comemorativas e uma apresentação no final do projeto”, completou.

As primeiras semanas do projeto estão focadas em atividades interdisciplinares, convergindo os 3 eixos do projeto, cujo intuito é gerar sociabilização entre atendidos e educadores.

O projeto tem grande potencial e poderá transformar a vida de muitas crianças e adolescentes moradores desta comunidade.

Acreditamos que quando as pessoas se sentem valorizadas, realizam mudanças significativas em suas vidas, e o encontro com as novas linguagens artísticas certamente despertará novas aptidões e a busca por novas experiências culturais, como também poderá ampliar suas visões de mundo.

<

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password