Planta brota em terra seca

Descubra as maravilhas que a Virtude da Esperança faz na sua vida

Planta brota em terra seca
Planta brota em terra seca.

“A Esperança, com efeito, é para nós qual âncora da alma, segura e firme, penetrando para além do véu…” (Hb. 6,19)

O Significado Teológico

Segundo o dicionário Aurélio, o significado da palavra ‘esperança’ é:

Ato de se esperar; Expectativa na aquisição de um bem que se deseja; Aquilo que se espera, desejar,  pode ser também um sinônimo de confiança.

Sendo uma das três virtudes teologais, acentuada no capítulo 13 da Carta de São Paulo aos Coríntios, aEsperança é dom eminente no coração do homem. Está infuso e faz parte de nossa estrutura pensada e criada por Deus.

Em uma de suas homilias, o Papa Francisco vem nos alertar sobre a grande diferença entre Esperança e Otimismo:

“A esperança não é um otimismo, não é aquela capacidade de olhar as coisas com bom ânimo e seguir adiante. Não, isso é otimismo, não esperança (…) Podemos dizer que a esperança é uma virtude, como diz São Paulo, ‘de uma ardente expectativa pela revelação do Filho de Deus’“.

Esta expectativa é a maior característica da Esperança Cristã, que não só vê a vida com o olhar positivo e a enfrenta, mas vê em todos os acontecimentos, mesmo os mais difíceis e conturbados, parte do plano de salvação de Deus na própria vida.

E por isso não se desespera, mas espera o novo que virá de Deus através daquela situação.

Pode interessar: Aprendendo a confiar com as crianças

Esperar com ajuda da Fé

Porém esta ação nem sempre é fácil. Em uma sociedade que tende a nos levar ao imediatismo, ao “ver para crer”, a Esperança passa de um dom, para um desafio e exige grande Fé, seu principal combustível.

Se eu tenho Esperança (fortalecida pela Fé), que as bênçãos necessárias em minha vida já me foram dadas pelo preço pago na Cruz por Jesus é, portanto, justo receber d’Ele isso que já é meu.

Não há medo, não há receio ou temor, tribulação ou tempo (mesmo que este seja longo e diferente do meu) que possa arrancar esta graça.

“A Esperança, com efeito, é para nós qual âncora da alma, segura e firme, penetrando para além do véu…” (Hb. 6,19)

Olhar além

O homem que alimenta esta virtude em seu coração “vê além do véu” (Hb 10, 19), além das circunstâncias contrárias, corre contra a maré do desânimo, desespero e escuridão.

Ele vai além, vê além, não se iludindo e vivendo como se os sofrimentos não existissem, mas traçando em si a dinâmica que planta nos invernos da vida a “semente de mostarda” (Mc 4, 26-34) e espera, porque sabe que “Aquele que oferta a semente ao que semeia, e pão ao que tem fome, também vos suprirá e multiplicará a semente e fará desenvolver os frutos da vossa fidelidade.” (2 Cor 9,10).

Ele rasga o véu com violência e atitude, não vive a ilusão, mas mantém o olhar firme na promessa, enquanto caminha com todas as forças para alcançá-la.

Os frutos da Esperança

O caminho da Esperança, enfim, muda nossa estrutura e nos torna homens e mulheres novos, livres, filhos de Deus. O fruto será tê-Lo como Pai que exerce, inundado de amor, seu papel em nossas vidas.

E que grande graça é para nós descobrirmos na carne, e não somente nas palavras que ouvimos, que temos um Pai de Amor que cria um lugar de tantas moradas e as tem construído para nós!

Esperança é espera dinâmica que gera nova vida em nós. Transforma-nos, de escravos que éramos,em herdeiros esperados neste lar preparado com tanto amor e dedicação, para que com Ele, em plenitude habitemos. Nos muda de escravos retidos pelos medos e inseguranças, a filhos, que mesmo sem ver, sabem que já desfrutam da Graça.

Essa é a maior “mutação” que sofremos como Homens de Esperança nesta terra, e por isso podemos ser como faróis iluminados que apontam para o Céu.

Para isto somos chamados e assim nos tornaremos para a maior Glória de Deus, Senhor de nossa Esperança.

Danúbia do Menino Jesus, missionária de vida

<

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password