Terço dos Homens, fonte de intercessão e transformação

Aquela típica imagem que vem à mente quando se pensa em rezar o terço:  senhorinhas balbuciando palavras dentro das paróquias, parece não ser o que a piedade representa nos tempos atuais.

 

 

Romeiro em Aparecida (Fonte: Portal A12)

Na cidade de Aparecida, interior do estado de São Paulo, entre os dias 15 e 16 de fevereiro, aconteceu a 11ª Romaria do Terço dos Homens. O evento contou com a presença de aproximadamente 80 mil fiéis, superando as expectativas dos organizadores.

A romaria é como um encontro nacional do movimento que acontece em várias cidades do país. Segundo Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora (MG) e Referencial para o Terço dos Homens, já são mais de um milhão e quinhentos mil homens rezando o terço no Brasil

Esses são grupos masculinos, formados por pais de família, solteiros, leigos, profissionais, cidadãos que encontraram na espiritualidade mariana um caminho de santidade e intercessão por diversas intenções e pessoas, incluindo suas próprias lutas pessoais e familiares.

 A Romaria

O encontro começou na sexta-feira com a celebração da Santa Missa presidida por Dom Gil Antônio Moreira. Na homilia, refletindo o tema do encontro, ‘Terço dos Homens: não basta rezar, é preciso agir’, ele afirmou que na oração o homem aprende a agir e ser amor na vida do próximo.

Logo após a missa, os fiéis seguiram em procissão até o Porto Itaguaçu, pelo Caminho do Rosário, e adentraram a noite em vigília terminando às 5h da manhã com a benção do Santíssimo Sacramento.

Não basta rezar, é preciso agir

No sábado (16), a Missa Solene foi às 7h30, sendo presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. Ele agradeceu a presença dos grupos de terço dos homens nos mais diversos lugares, levando e sendo o próprio Evangelho em diversas realidades. Nessa manhã, 78 mil fiéis lotaram o pátio da Basílica.

Mais tarde, o Pe. Vandemir Meister, Assessor Nacional do Movimento, também refletiu junto aos participantes sobre o tema do encontro. Expressando o que percebe pelo Brasil a fora, disse:

“É uma mão agarrada em Deus e outra na realidade, a gente trabalha e ora, porque primeiramente somos criados a imagem e semelhança de Deus, para rezar, sem cessar, para que a oração dê origem a ação, a convicção da força”.

Terminando então a XI Romaria do Terço dos Homens, um dos momentos mais simbólicos para o encontro aconteceu no início da tarde, sendo esse a reza Solene do Santo Terço e Consagração dos Homens a Nossa Senhora Aparecida.

Veja também: Consagração à Nossa Senhora Aparecida

Os romeiros voltaram para suas casas com um ardor ainda maior e o clima agora já é de espera para o próximo encontro.

 

Com informações de: Aleteia 

Portal A12

 

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password