Amigos e laços – o segredo da verdadeira amizade

Estes laços que fazemos ao longo da vida nos ajudam a entender quem somos, afinal, o amigo é aquele com quem partilhamos sonhos, segredos, confidências, risadas e lágrimas, sem receio.

Mas os amigos mudam ao longo da trajetória ou muda a categoria em que eles se encaixam. Entender isto facilita muito quanto às expectativas criadas e cuidados que são deixados de lado nesta conexão. Vejamos:

Amigos do início da vida

Tem o amigo de vivência, que é aquele que temos desde a infância, ou adolescência, ou ainda na faculdade…testemunha ocular da história toda (ou de grande parte dela). Ele se mantém ao longo do tempo e auxilia na manutenção de nossa identidade. Um laço amarelado, ainda que bem feito.

Tem o amigo de interesse… eu disse de interesse e não interesseiro. Que é o amigo com quem temos um elo de afinidade muito grande em torno de determinado assunto ou circunstância.

O contexto nos une e geralmente isto está claro para ambos. Um laço ambíguo que se desfaz na mudança dos tempos.

Pode interessar: Suas amizades passam pelo controle de qualidade?

Amizades no meio do Caminho

Tem o amigo deslocado, que é o amigo que nem parece amigo. É o amigo que por ser muito diferente, seja pela idade ou afinidades e interesses, seja pela função ou papel desempenhado, acrescenta muito. Traz consigo uma forma muito diversa de olhar a vida e nos sentimos muito tranquilos e confiantes nesta relação, mesmo com todas as diferenças. Um laço solto, leve, ao vento…

Tem o amigo combo, que é o amigo que acumula função. É mãe, pai, irmão, primo, marido, filho… e amigo. Um laço duplo com nó!

Tem o amigo milhão. Na verdade, a gente acaba chamando de amigo, mas ele é mais um na multidão. Muitas vezes é uma pessoa muito legal, interessante, da qual, conforme ocasião, temos até as fitas, mas não o laço.

Amigo para toda vida

E o amigo. Amigo de vida. Amigo que vale ligar às 3 da manhã se for necessário. Que temos a impressão que lê pensamentos e que é capaz de sentir o que sentimos antes que tenhamos tido consciência disto.

Ah! Vale ressaltar que ele não é perfeito. Que tem sentimentos bons e ruins, pois é bem humano. Que ficamos tentando entender como os caminhos foram cruzados e depois deixamos pra lá, pois qualquer definição não alcança uma explicação. Um laço.

Amigo é aquele que te ajuda a contar a tua história e assim, ajuda a enlaçar o seu presente!

Lidia Corrêa – Psicóloga Clínica
Instagram: @lidiacorreapsi

Aprofunde no Assunto

<

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password