São Francisco de Assis além da ecologia

Gravura de São Francisco ao fundo Rosto de Cristo

Hoje, dia 04 de outubro, celebramos a memória de São Francisco de Assis, o Pobre de Assis.

Ah, São Francisco, pequeno grande santo que faz até hoje tanto “barulho” por suas ações e santidade inegáveis, no que te transformaram?

A figura deste grande santo foi se transformando de uma tal forma que hoje, quando se pensa nele, logo vem à mente um rapaz com passarinhos ao seu redor, abraçando árvores e pregando a paz e o amor.

Quase um hippie dos anos 70, com exceção da vida promíscua (antes de sua conversão talvez…).

O que é importante lembrar do Pobre de Assis?

Toda vez que a Igreja reconhece a santidade de alguém ela quer apontar para uma via, uma forma de se viver Cristo e de ser cristão. Quando ela investiga suas ações, observa o que escreveu ou o que as pessoas testemunharam sobre a vida. Ela leva em conta os frutos; o que aquele santo irradiou naquele lugar?

Sobre São Francisco se sabe muitas coisas, pois as fontes foram bem conservadas pelos seus confrades que beberam de sua experiência até o último momento.

Um jovem Rico:

Jovem de família abastada, cresceu em meio às vaidades que o dinheiro podia lhe oferecer. Tinha por característica ser muito vaidoso e extremamente impetuoso; aquilo que despertasse o seu desejo ele queria possuir.

Era um boêmio, dava festas nas tabernas para seus amigos, regadas à música, danças, comida em fartura, bebedeiras e sexo. Pois é, nosso amigo poderia muito bem ser o personagem de uma das músicas de qualquer “forrozeiro” atual.

Ele cultivava um desejo de realização pessoal muito comum para os jovens da época: se tornar um cavaleiro e partir para as cruzadas, tornando-se um herói e conquistando prestígio. Sua primeira batalha não foi, porém, na Terra Santa, mas nas disputas territoriais com uma cidade vizinha, Perugia.

A conversão de São Francisco:

Francisco tinha aproximadamente 18 anos. Durante a batalha, seu grupo foi capturado e mantido em cativeiro como despojo de guerra, pois eram jovens nobres.

Este período em prisão mexeu sobremaneira com a mente de Francisco; seu físico também se debilitou fazendo com que o jovem percebesse a fugacidade da vida e o quanto aquilo que o moveu foi inútil. Ali, no fracasso em realizar seus sonhos mundanos, encontrou a Deus.

Quando por fim foi liberto já não era o mesmo Francisco, o rei da noite. Ele estava mais calado e compenetrado, percebendo que trabalhar para o seu pai não satisfazia mais.

Mergulhava nas leituras do Evangelho e com a mesma impetuosidade com que perseguia seus sonhos, desejou viver concretamente cada palavra de Cristo.

Quando percebeu que a Palavra de Deus lhe pedia para ajudar os pobres, começou a tirar parte do dinheiro dos lucros de seu pai (comerciante de tecidos finos) para a esmola e a compra de comida para os miseráveis da cidade. Além disso, também levava tecidos para cobrir aqueles não tinham roupas.

Ao descobrir isso, o pai de Francisco se enfureceu e o puniu severamente com uma surra.

Francisco entendeu que não havia lugar para ele em sua própria casa e partiu a viver com os pobres; andava com roupas maltrapilhas e pedia esmolas de porta em porta.

Seu pai não aguentando a vergonha, recorreu ao bispo para julgar a causa e fazer com que o filho devolvesse tudo o que foi dado aos pobres. Então, a famosa cena acontece: lentamente, peça por peça, o pobrezinho vai tirando suas roupas até ficar completamente nu diante de centenas de pessoas, dobrando e entregando ao seu pai.

O bispo vendo a cena, o cobre com sua capa e se compadece daquele pequeno apaixonado por Deus.

Adquira em nossa loja o Terço Franciscano

A verdadeira fama de São Francisco:

Daí para frente, Francisco se torna realmente famoso, não por sua pompa ou dinheiro, mas pela vivencia radical da Palavra de Deus. Jovens de toda Itália e Europa são atraídos por seu testemunho e querem viver como ele.

Ele era um homem extremamente penitente e entregue à oração, realizava dois grandes períodos de jejum total por ano, onde se isolava numa gruta no meio das montanhas (Quaresma e Quarentena de São Miguel).

Num desses períodos, ele recebeu nas mãos, costela e pés, as marcas de Jesus Crucificado, os santos estigmas. Com o passar do tempo, seu corpo não foi suportando as duras provas que Francisco o submetia.

Primeiro, adoeceu gravemente nos olhos até ficar cego. Com o passar do tempo, foi ficando mais e mais debilitado até que, no dia 3 de outubro de 1226, morreu, aos 42 anos.

Seus feitos? Muitos. Sim, ele pregou para as andorinhas, tornou-se amigo de um lobo feroz, dormia sob o céu estrelado e chamava cada elemento da natureza de irmão e irmã. Mas, por que ele o fazia?

Porque percebeu que era filho e por sua escolha de pobreza radical não tinha nada mais do que o Pai do Céu e tudo o que Ele havia criado. Francisco adorava acima de tudo a Deus e obedecia, única e exclusivamente, Sua Voz.

Ele nos ajuda a amar não somente a criação, mas a amar o Criador acima de tudo.

São Francisco e a Aliança de Misericórdia:

São Francisco sempre foi um santo muito próximo dos membros da Aliança de Misericórdia, seja pelo seu desejo de pregar o evangelho em todo o mundo e converter a todos os povos. Ou, pela sua dedicação ao cuidar dos pobres, seu amor pela pobreza e pela simplicidade e seu respeito pela criação.