fbpx

No Moinho, curso de alfabetização para adultos teve a primeira turma concluída

Parabenizamos os alunos que concluíram a primeira turma do curso de alfabetização para adultos, que foi realizado na comunidade do Moinho.

O projeto teve início em agosto de 2021, após a percepção da necessidade de auxiliar também os pais, mães e/ou responsáveis pelas crianças atendidas nos projetos sociais, no que diz respeito à habilidade de leitura e escrita.

Durante encerramento da primeira turma, os alunos escreveram e apresentaram uma redação, expondo a gratidão pela oportunidade e o quanto já havia feito diferença. Foi emocionante!

Alfabetização para adultos

A professora que conduziu a turma foi a Sabrina Morais, coordenadora pedagógica na CEI São Miguel, que também viveu um grande desafio.

O curso de alfabetização foi um grande desafio pra mim, porque eu venho de um trabalho com educação infantil. Então, pensar em alfabetização de jovens e adultos requer uma estratégia completamente diferente. (…) Eu também pude perceber que a alfabetização de adultos demanda muita paciência na questão de entender a vida deles: na organização pessoal, do trabalho, os anseios…

Eles chegaram muito acanhados, pensando que nada sabiam. Que eles estavam ali, mas que não iam aprender nada. Ao longo do processo, eu precisei, enquanto professora, me reinventar e reinventar as minhas estratégias pedagógicas. Foi muito desafiador nesse sentido, mas gratificante em dobro.

Nós tivemos experiências lindíssimas, onde nós entendemos que a alfabetização de adultos, além do ensino, traz também a dignidade. Alunos que puderam ler uma receita no médico, alunos que puderam ler um cardápio, alunos que puderam tirar dinheiro no caixa eletrônico, alunos que puderam falar melhor… Então, pra mim fica realmente essa aprendizagem, que em cada etapa da nossa vida a gente pode aprender muito mais”.

Compromisso da Aliança com a educação

São mais de 1300 crianças e adolescentes atendidos nos projetos sociais voltados à educação, em dois estados brasileiros e outros dois países. Projetos esses que oferecem acesso à educação gratuita, valorizando o potencial de cada aluno, para que ampliem sua cultura, desenvolvam conhecimento e habilidades, vivenciam valores, aprendam a conviver e a utilizar múltiplas linguagens, em um ambiente acolhedor, organizado, alegre e seguro.

Conheça nossos projetos de educação

Compromisso social

Nas mais diversas cidades onde a Aliança de Misericórdia está presente, o Movimento realiza projetos sociais, se inserindo na realidade do local e ajudando a construir um mundo melhor.

São várias CEI`s, Casas Lar, Casas de Acolhida, entre outros projetos que dependem da sua doação. Conheça mais dos projetos sociais da Aliança de Misericórdia clicando aqui.

Se você quer ajudar a Aliança de Misericórdia a fazer a diferença em mais vidas, entre em contato conosco: (11) 3120-9191

Leia também: 1º Feira Literária na CEI Misericórdia 2

0 Comments

    Leave a Comment

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password