fbpx

O poder da literatura – CEI Misericórdia II realiza a 1ª Feira Literária

Neste mês de julho, após 4 anos, a Bienal Internacional do Livro voltou a acontecer presencialmente, em São Paulo. O evento teve duração de uma semana e contou com a presença de 660 mil visitantes, com mais de 3 milhões de livros vendidos.

Um sucesso, tendo em mente também a importância da literatura para o desenvolvimento humano e cultural do indivíduo.

1ª Feira Literária

E não foi só a Bienal Internacional que foi um sucesso. No CEI Misericórdia 2, projeto educacional gerenciado pela Aliança, a equipe pedagógica organizou a 1ª Feira Literária no espaço, com momentos de leitura, contação de histórias e peças infantis.

Segundo a diretora do CEI, Jaqueline Lima, incentivar a leitura já é um hábito entre as professoras e seus alunos, fazendo parte dessa rotina diferentes maneiras de explorar a literatura infantil no desenvolvimento da criança: desenhos, fantoches, contação de história…, onde todas se divertem muito.

Mas, com a feira, além de ouvir os contos, cada aluno pôde levar para casa um kit com alguns livros e vivenciar esse dia ao lado de seus pais.

Jaqueline relatou ainda:

“O que nós exploramos nesta feira já acontece no nosso dia a dia. Mas, as famílias não participam dessa rotina. Então, a ideia foi levar além, para que essas famílias pudessem viver essa experiência com seus filhos, relembrando também momentos da sua infância, agora compartilhando com seus filhos”.

A feira aconteceu no período das 10h da manhã até às 13h, num ambiente lúdico e acolhedor, encerrando-se com a apresentação da famosa peça “O Mágico de Oz”. Dos matriculados, mais de 80% das famílias participaram, sendo, verdadeiramente, um sucesso, como contou a Tatiene, mãe do ítalo:

Estou passando para agradecer imensamente o carinho que a equipe do CEI Misericórdia 2 sempre tem com meu filho e com minha família. No dia 02, foi realizado na creche um evento que foi de extrema importância para mim. Estou em tratamento de depressão severa, onde os dias não têm sido fáceis. Levei o Ítalo para evento pois ele adora histórias. Lá, teve teatros, onde demos muitas risadas, coisa muito difícil de conseguir nesses dias. O teatro do “Mágico de OZ” foi incrível.

Se todas as pessoas colocassem amor em seu trabalho, assim como toda equipe do CEI, com certeza o mundo seria muito melhor. Mas, também esperar o que de uma diretora humana e responsável, com as professoras maravilhosas? Só podia dar nisso: uma equipe em plena sintonia. Quero agradecer imensamente todos os responsáveis por esse momento incrível que ficará pra sempre gravado em nossos corações”.

A Educação na Aliança

Para a Aliança de Misericórdia, a educação é uma ponte de misericórdia para devolver a dignidade a tantas crianças, adolescentes e adultos em situação de pobreza ou vulnerabilidade social.

Dentre as atividades, a Aliança gerencia e/ou mantém em São Paulo/SP:

Na Região de Taipas (Zona Norte): Os Centros de Educação Infantil (CEI) Misericórdia I e Misericórdia II; O Centros para Crianças e Adolescentes (CCA) São Pe. Pio e CCA Vila Cuore.

Na Região do Moinho (Centro da Capital): O CEI São Miguel e o CCA São Domingos Sávio, onde também acontece a ‘Escola de Pais’ e alfabetização de adultos.

Também no Rio de Janeiro/RJ, a Aliança mantém o Oratório Menino Jesus com atividades no contraturno escolar. Fora do Brasil, na Venezuela e em Moçambique, trabalhos semelhantes também acontecem com atividades educacionais e alimentação para as crianças e adolescentes.

Contribua com essa Missão

Você pode ajudar a Aliança a continuar, melhorar e aumentar esse trabalho de educação e devolução da dignidade, doando qualquer valor através do PIX:

Associação Aliança de Misericórdia – CNPJ: 04.186.468/0001-73

É com sua ajuda que a missão acontece!

0 Comments

    Leave a Comment

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password