fbpx

Conheça o nosso compromisso com a Educação

A educação sempre foi um ponto de fundamental importância para a Igreja. Tivemos as escolas catedráticas na Idade Média, os famosos colégios Jesuítas com a Ratio Studiorum, a criação das Universidades por monges, e as diversas ordens que sempre se preocuparam com o ensino: 1° da Palavra de Deus; 2° Das Virtudes Cristãs; e 3° Da Educação Clássica (ensino secular línguas, matemática etc.).

A educação é uma Obra de Misericórdia. Somos todos chamados a ensinar os “ignorantes”, ou seja, aqueles que não sabem. Mas, somos chamados a ensinar com amor, com a mesma caridade com que Deus sempre nos ensinou.

Devemos ensinar as crianças com alegria, incentivar o estudo e o conhecimento, sabendo que através do ensino podemos ajudar milhares de crianças e famílias a conquistar uma vida melhor. Ensinando sempre com sabedoria, com a meta da Santidade, pois todo conhecimento do mundo é “palha” se comparado ao conhecimento de Deus.

Campanha da Fraternidade 2022

A Campanha da Fraternidade 2022 teve como tema: “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).

A Campanha da Fraternidade acontece todos os anos e os Bispos, membros da CNBB, definem um tema de aprofundamento da misericórdia e da vivência quaresmal, propondo uma reflexão ao longo da Quaresma.

Esse ano, o tema girou em torno da educação, e nós da Aliança de Misericórdia, em unidade com a Igreja, sabemos a importância disso e de trabalharmos para levar uma educação de qualidade para todos, seguindo os ensinamentos do próprio Cristo, que nos mandou ir e ENSINAR O EVANGELHO a todos os povos (Mt 28, 19).

Vivendo de Forma Concreta

De forma concreta, nós da Aliança de Misericórdia buscamos viver esse ideal e essa tradição da Igreja, sendo testemunhas da misericórdia de Deus, levando aquilo que conhecemos e aprendemos também aos pequeninos.

Testemunho

Eu sou muito grata ao CEI Misericórdia I por todo cuidado e carinho com os meus filhos. A Valentina não sabe falar ainda o que acontece no dia a dia, como é tratada, mas eu fico tranquila porque sei a responsabilidade das pessoas que a cercam na creche.

Esses dias foi enviado um vídeo de qualidade, onde uma professora aparece. Eu mostrei pra Valentina e, no mesmo instante que ela viu a professora, pegou o celular da minha mão e começou a beijar a tela como se tivesse dando um beijo na professora. Abraçava, sorria… Neste momento as minhas lágrimas desceram, porque ali, com aquele gesto, eu senti a Valentina me falar ‘aqui eu tenho carinho, aqui eu sou protegida, aqui eu tenho paz, aqui eu sou bem tratada…’. Eu fiquei muito emocionada. A palavra que eu tenho é GRATIDÃO .Obrigado por tudo e a todos”.

(Gleyce Kelly P. A. Santos, mãe da Valentina Santos, aluna da CEI Misericórdia I)

Nossos projetos

Formatura (3) (1)

São mais de 1300 crianças e adolescentes atendidos nos projetos sociais voltados à educação, em dois estados brasileiros e outros dois países. Projetos esses que oferecem acesso à educação gratuita, valorizando o potencial de cada aluno, para que ampliem sua cultura, desenvolvam conhecimento e habilidades, vivenciam valores, aprendam a conviver e a utilizar múltiplas linguagens, em um ambiente acolhedor, organizado, alegre e seguro.

Sendo eles, em:

São Paulo

  • Reforço escolar Vila Cuore: 60 crianças
  • CCA Pe. Pio: 180 crianças e adolescentes
  • CCA Vila Cuore: 120 crianças e adolescentes
  • CCA São Domingos Sávio: 133 crianças e adolescentes
  • CEI São Miguel: 100 crianças.
  • CEI Misericórdia I: 114 crianças
  • CEI Misericórdia II: 70 crianças
  • Reforço escolar Capela São Marcos: 16

A CEI São Miguel e o Oratório Domingos Sávio acontecem na região da favela do Moinho. Além do atendimento às crianças, em 2021 iniciou a “Escola de Pais”, atividade realizada com os responsáveis pelas crianças atendidas. Essa iniciativa visa agregar em todo trabalho desenvolvido pela Associação no local, estreitando os laços entre escola e família, possibilitando assim um melhor desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Rio de Janeiro

  • Oratório Menino Jesus: 30 crianças e adolescentes

Venezuela

  • Oratório Divino Niño – Ciudad Guayana: 80
  • Oratório San Pablito – Ciudad Bolivar: 70

Moçambique – África

  • Projeto Eu prefiro o Paraíso: 365

Se você deseja nos ajudar com esse trabalho, ou conhecer um pouco mais dos projetos sociais da Aliança de Misericórdia, entre em contato conosco (11) 3120-9191

0 Comments

    Leave a Comment

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password