Prisão de San Quentin-Califórnia-min

Coral de canto gregoriano formado por presos

A prisão americana de San Quentin tem um vasto histórico com a arte. Artistas como Johnny Cash, BB King e a banda Metallica já tocaram para os internos e agora é a vez da arte sacra.

Missa Latina na prisão

A instituição fica na Califórnia e tem mais de 166 anos de fundação e agora está fazendo uma experiência interessante com a música sacra. No dia 25 de agosto aconteceu pela primeira vez uma Missa Católica Extraordinária, a antiga Missa Latina.

Se isso não é surpreendente o suficiente, alguns dos próprios prisioneiros cantarão o canto gregoriano para acompanhar a Missa.

O coral foi montado no dia 6 de agosto e foi acompanhado pelo Arcebispo Salvatore Cordileone, Pe. Cassiano e Maggie Gallagher, todos eles pertencem ao Instituto Bento XVI. Esta organização foi fundada pelo arcebispo Cordileone com o intuito de promover a música sacra e culto divino, tornando a prática litúrgica mais bela e reverente, além de promover a cultura católica das artes.

Membros do Instituto Bento XVI em San Quentin
Membros do Instituto Bento XVI em frente a prisão de San Quentin.

Ao todo 25 presos cantaram e, por ocasião da primeira visita do coral oficial, se ofereceram para formarem um coral.

Atraídos pela beleza de Deus

Os organizadores ficaram impressionados com a reação entusiástica por parte dos presos, chamando de “um presente totalmente inesperado de Deus”.

“Eles trabalham duro na prisão para melhorar o ambiente”. “Dwight, o cara do som, se apresentou e começou a perguntar sobre como queríamos os microfones para a missa em latim”, disse Gallagher.

“Bobby, um veterano, me disse que costumava cantar a missa em latim em St. Peter’s, no distrito Mission, com os ‘irmãos cristãos’. Sam, que estava sentado atrás de mim, era um protestante curioso sobre essa nova música. Ele só esteve em San Quentin por algumas semanas, ‘mas a cena da igreja me volta sempre à mente!’ ele me disse”.

O Arcebispo Cordileone, em um comunicado, comentou: “Eu vi esses homens, que humanamente falando estão em uma situação terrível que pode parecer sem esperança, serem elevados a Deus pela beleza sagrada e receber uma nova esperança. Eles amam cantar e o fazem bem. Assim, a resposta dos homens ao convite para formar uma escola de missa em latim foi esmagadora, mas não surpreendente”.

Ele disse mais tarde que o grande comparecimento deixou claro para ele que “os homens de San Quentin têm fome de beleza e oração”.

O Instituto Bento XVI oferece oficinas gratuitas de canto para professores e diretores de coro e um acampamento de musicalização infantil. Também publica online o Catholic Arts Today, que enfoca a vida e o trabalho de artistas católicos vivos. Para quem tem acesso à língua inglesa vale a pena conferir.

Com informações de Aleteia/Inglês

<

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password