Santa Rita de Cássia – Mãe e Religiosa
Santa Rita de Cássia é uma santa de grande devoção católica no Brasil. Nascida em maio de 1381, na Itália, sempre desejou ser religiosa e servir a Deus de todo coração. Porém, os caminhos de Deus a fizeram viver ambas as vocações, o matrimônio e a vida religiosa.
Pequena Biografia de Santa Rita de Cassia
Filha de um casal de muita oração, Santa Rita desejou se tornar religiosa, porém seus pais escolheram para ela um marido, Paolo Ferdinando.
Paolo era um homem com hábito de beber muito e foi infiel em diversas ocasiões ao matrimônio. Santa Rita, mesmo sofrendo, nunca deixou de rezar pela salvação do marido.
Juntos, eles tiveram dois filhos e através da constante oração de Santa Rita, Paolo se converteu, o que chamou a atenção de muitas pessoas na cidade.
Intercessão de Santa Rita
O histórico de rixas e violência de Paolo cobraram seu preço. Certo dia ele não voltou para casa após o trabalho. No dia seguinte foi encontrado morto, havia sido assassinado por causa de rixas.
Seus filhos juraram vingar o pai e Santa Rita pediu a Deus que não deixasse que eles cometessem esse pecado. Pouco depois os dois ficaram seriamente doentes, pouco antes de morrerem devido a doença, se converteram, perdoaram o assassino de seu pai e faleceram em paz.
Leia aqui: O poder da oração das mães, Santa Mônica e Santo Agostinho
Apesar do grande sofrimento de perder o marido e os dois filhos, Santa Rita sentia que Deus fizera isso tudo para salvá-los e encerrar o ciclo de ódio.
Vocação religiosa
Depois da morte do marido e filhos, Santa Rita quis entrar para o convento das irmãs Agostinianas, obedecendo ao chamado que sentia desde menina. As irmãs, porém, estavam em dúvida sobre sua vocação.
Até que em certa noite, enquanto dormia, a Santa ouviu uma voz que lhe chamava, abriu a porta e viu São Francisco, São João Batista e São Nicolau que pediram que ela lhes seguisse. A Santa caiu e êxtase e quando voltou a si estava dentro do mosteiro.
As irmãs entenderam então que era a vontade de Deus que Rita fizesse parte da congregação, Santa Rita viveu por 40 anos dentro do convento.
Veja também: Santa Rita de Cássia, empoderada pelo Espírito Santo
Milagres de Santa Rita
Santa Rita fez diversos milagres ainda em vida. Certa vez, para provar a obediência e a vocação de Santa Rita, sua superiora mandou-a regar um pedaço de madeira seca, e assim ela regou por um ano. Ao final, para a surpresa de todos, o galho seco se transformou numa videira que dá frutos até hoje.
Em outra ocasião, Santa Rita pediu a Jesus que pudesse sentir em seu corpo um pouco do sofrimento de Cristo na cruz. Então, um dos espinhos da coroa de Jesus cravou-se em sua cabeça e Santa Rita sentiu um pouco daquela dor terrível que Jesus passou.
O espinho fez em Santa Rita uma grande ferida que durou por 15 anos, curando-se temporariamente enquanto a Santa foi à Roma. Quando ela regressou ao convento a ferida abriu novamente.
Santa Rita morreu no dia 22 de maio de 1457. Conta-se a tradição que neste dia o sino do convento começou a tocar sozinho.
O corpo da Santa começou a exalar um perfume de rosas. Uma freira chamada Catarina Mancini, que tinha um braço paralítico, ao abraçá-la ficou curada.
Ela foi canonizada no ano de 1900, pelo Papa Leão Xlll e sua festa é comemorada no dia 22 de maio de todo ano.
Recomendação de Filme e Livro
O Filme Santa Rita de Cássia conta a história de Santa de forma muito simples e marcante.
Para quem deseja conhecer melhor a biografia dessa Santa, o livro “A Vida de Santa Rita de Cássia”, escrito por Pe. José Rodrigues Cabezes, é uma excelente opção.
Oração a Santa Rita de Cássia
Ó Poderosa e Gloriosa Santa Rita de Cássia, eis, a vossos pés, uma alma desamparada que, necessitando de auxílio, a vós recorre com a doce esperança de ser atendida por vós que tem o título de Santa dos casos impossíveis e desesperados.
Ó cara Santa, interessai-vos pela minha causa, intercedei junto a Deus para que me conceda a graça, de que tanto necessito, (fazer o pedido).
Não permitais que tenha de me afastar de vossos pés sem ser atendido. Se houver em mim algum obstáculo que impeça de alcançar a graça que imploro, auxiliai-me para que o afaste. Envolvei o meu pedido em vossos preciosos méritos e apresentai-o a vosso celeste esposo, Jesus, em união com a vossa prece.
Ó Santa Rita, eu ponho em vós toda a minha confiança. Por vosso intermédio, espero tranquilamente a graça que vos peço.
Santa Rita, advogada dos impossíveis, rogai por nós.
Assista também a meditação sobre a vida de Santa Rita de Cássia, na série: Testemunho dos Santos, com Pe, Isaac Madureira
0 Comments