Festa das Tendas | Tarde de sábado com pregação e Santa Missa
A Festa das Tendas está muito especial para a família Aliança de Misericórdia, e para quem nos acompanha pelas redes sociais e pela TV Canção Nova. A tarde de sábado contou com a pregação do Pe. Gabriel Vila Verde e com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Orani Tempesta.
O Sagrado Coração de Jesus e Maira
O padre Gabriel Vila Verde tem o seu apostolado marcado por sua devoção mariana e à Medalha Milagrosa.
Com o tema: Sentinelas da manhã – profetas de uma nova alvorada para o triunfo do Imaculado Coração de Maria, o sacerdote fez em sua pregação uma linha histórica sobre os pedidos de Jesus e Maria à consagração a Seus corações, lembrando que essa riqueza espiritual começou ainda no Calvário, como profetizou Simeão.
“O Coração de Jesus e o Coração de Maria é um mistério que a língua humana não pode explicar. Naquele momento em que Jesus entregava-se ao Pai pela nossa salvação, havia também uma outra entrega silenciosa, uma entrega discreta, era a entrega dos sofrimentos de Maria, como disse o profeta Simeão” (Pe. Gabriel)
Durante a linha histórica, ressaltou que as aparições Divinas são sempre um complemento daquilo que aconteceu no Calvário: o voltar-se ao Sagrado Coração. Inclusive, a imagem da Imaculada do Espírito Santo, dada por Deus à Aliança de Misericórdia
“Essa imagem foi dada por Deus bem no início da Aliança. Observem que aquilo que vem de Deus é sempre uma complementação do que a vem lá de trás. Então, nesta imagem, ela traz nas mãos o coração de Jesus. (…) Nessa imagem, é como se Nossa Senhora dissesse para nós ‘recebam o coração do meu filho, entrem nEle e dEle não saiam jamais”.
O triunfo do Coração de Maria
“Quando Nossa Senhora fala em Fátima que o Coração dela vai triunfar, isso nós já sabemos. Se existe uma certeza nesta vida, é que que Jesus voltará, Ele reinará sobre o mal e o Coração de Maria irá triunfar. Mas, a dúvida aqui é outra. Eu irei triunfar com eles? Essa é a questão. Essa pergunta vale para mim, para todos nós que somos batizados. E isso, só depende da minha decisão de amar esse Corações e viver dentro deles”, disse o padre, nos levando à reflexão.
Assista a pregação na íntegra, clicando aqui
O “segredo” da Medalha Milagrosa
“Nossa Senhora vai dizer que, aquele que trouxer consigo a Medalha Milagrosa, receberá grandes graças. Ou seja, quando eu coloco a Medalha no meu pescoço não é simplesmente um adereço, um objeto. Nesse momento, meu coração está junto ao Coração de Jesus e ao Coração de Maria. Esse é o segredo da Medalha Milagrosa”.
Leia aqui: Entrevista com Pe. Gabriel Vila Verde – O poder da Medalha Milagrosa – Peça a sua aqui
Santa Missa – com presença de Dom Orani – Arcebispo do Rio de Janeiro
Com a presença dos padres da Aliança de Misericórdia, inclusive do Pe. João Henrique, fundador, O cardeal Dom Orani, Arcebispo do Rio de Janeiro, presidiu a Santa Missa nesta tarde.
Durante a homilia, Dom Orani nos levou a um olhar de esperança, para perceber o tempo novo de Deus. Assim como Jesus faz com a “pecadora caída”, do Evangelho deste dia (Jo 7,40-53), perdoando-a e dizendo: “Vai, e não voltes a pecar”, nos incentivou a sairmos das lamentações pelos erros, das lamúrias do passado, e a mirar as maravilhas que o Senhor realiza e deseja realizar em nossa vida.
“Nós vemos que, nessa ‘segunda parte’ do tempo da Quaresma, digamos assim, a liturgia nos fala de olhar para frente, para não remoer o passado, embora ele nos eduque. Mas, não basta remoer e ficar lembrando o que passou, mas olhar o que Deus faz, as maravilhas do Senhor. É Deus quem vai nos conduzindo a uma nova vida”.
Como a mulher o Evangelho, somos chamados a sair da escravidão, chamados à conversão. Mas, não são as leis que transformam a nossa vida, e sim a misericórdia de Deus.
“As leis não mudam os nossos corações, mas a Palavra de Deus e a ação do Espírito Santo, para que, além de tomarmos consciência daquilo que erramos, também possamos ter um coração refeito pela graça de Deus”.
Referente ao que vivemos nestes dias, como Comunidade, o cardeal lembrou que a Aliança de Misericórdia vive seu momento importante neste final de semana, renovando a experiência pessoal de cada um com o Carisma, com as maravilhas que Deus realizou. “Não se trabalha com os mais necessitados, se você não tem uma experiência de Deus em sua própria vida”, afirmou ele.
Instituição ministerial
Ainda durante a missa, tivemos a instituição dos ministérios de Leitor e Acólito a seis jovens do Movimento. Sendo eles: Thiago Henrique e Luis Fernando, como Leitores; Diego Xavie, Thiago Lafaiete, Douglas Soares e Rafael Costa, como Acólitos.
“Estes são jovens que experimentaram a misericórdia em suas vidas e sentiram o chamado a testemunharem este Carisma” (Dom Orani)
Saiba aqui quem são os novos acólitos e leitores da Aliança de Misericórdia
Agradecimentos a Dom Orani
Emocionado pela acolhida paternal deste pastor da Igreja, Pe. Custódio agradeceu a Dom Orani:
“Há alguns anos, no encerramento da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, eu me recordo das suas palavras. Em um determinado momento, o senhor se emocionou, dizendo aquele visitante ilustre [Papa Francisco] que estava no Brasil, no dia seguinte deixaria saudades.
Eu queria dizer, em nome da Aliança de Misericórdia, que o senhor também é um bispo que deixa saudades por onde passa. O seu testemunho, de um monge que virou bispo, de uma doação incansável pela Igreja de Cristo, de forma especial pelo povo que lhe foi confiado, marca o nosso coração. E o senhor marcou o meu sacerdócio e a vida da minha Comunidade. Dom Orani, muito obrigado”.
0 Comments