Festa das Tendas – Conheça os novos acólitos e leitores da Aliança

Durante a Missa do sábado, na Festa das Tendas, seis missionários da Aliança receberam a instituição dos ministérios do Leitorato e Acolitato, com a presença de Dom Orani, Arcebispo do Rio de Janeiro.

Os ministérios

Os ministérios do Leitorato e do Acolitato são bem antigos na Igreja, datando dos primeiros séculos.

No início, não eram chamados de ministérios, mas de “ordens menores”. Em 1972, o Papa Paulo VI, em seu Motu próprio Ministeria Quædam passou para a qualidade de ministério as antigas “ordens menores”.

Ambos os ministérios fazem parte do caminho de preparação para o sacerdócio e todos os candidatos ao sacerdócio os recebem.

Mas, foi definido no mesmo documento de Paulo VI, que as Conferências Episcopais instituiriam estes ministérios também para os leigos, e não apenas para os candidatos às Ordens Sacras.

Mas o que é o ministério do Leitorato e do Acolitato?

Leitorato

O ministério do Leiturato consiste no serviço da mesa da Palavra. O Leitor é aquele que proclama as leituras das celebrações e missas (exceto o Evangelho, que deve ser proclamado por um Sacerdote ou Diácono).

O Leitor também é responsável por organizar a catequese e orientar os fiéis na participação eucarística.

Acolitato

O ministério do Acolitato visa o serviço à mesa eucarística. O Acólito tem como responsabilidade auxiliar o diácono e servir o sacerdote na mesa eucarística. Ele auxilia os ministros na comunhão e os substitui quando necessário.

Seu trabalho é auxiliar em toda a liturgia eucarística. Sua atitude de serviço deve apontar para a Eucaristia, por isso, o Acólito deve ter um grande amor pelos sacramentos e uma oferta única de si.

Conheça os missionários que foram instituídos

Luis Fernando

Luis Fernando Cardoso Viana tem 30 anos e é natural de Criciúma/Santa Catarina. Começou a participar da Aliança em 2010, em sua cidade natal.

Caminhou na Comunidade de Aliança por um ano, quando começou a sentir uma inquietação vocacional, sentido que o que fazia já não bastava, precisava fazer mais.

Em 2011, participou da experiência da Escola de Evangelização, no Rio de Janeiro, e já neste processo começou a sentir o desejo no coração pelo sacerdócio.

Em 2012, entrou para a Casa de Formação e, durante três anos, viveu um período de discernimento. Em 2015, professou os primeiros vínculos junto ao Carisma da Aliança.

Como missionário, morou na missão de São Paulo durante os anos de formação, depois em Barbacena/MG e, em 2015, foi enviado para Venezuela, onde está atualmente.

Com a dura realidade da missão venezuelana, ele testemunha: “a missão da Venezuela foi um presente de Deus na minha vida e para meu caminho em direção ao sacerdócio. Viver nesta realidade tão difícil me faz compreender o chamado de Deus a entregar totalmente minha vida para as pessoas e renovar meu “sim” todos os dias na disponibilidade de ir aonde Deus me chamar a cuidar das almas que Ele me confia”.

Sobre receber o ministério do leitorato, contou sobre o seu sentimento:

“Este passo dado é o primeiro em direção ao sacerdócio. O coração se enche de alegria por ver que se aproxima a realização do chamado de Deus em minha vida. É a confirmação da Comunidade e da Igreja na minha vocação e desejo responder com generosidade. Ao mesmo tempo, percebo o quanto ainda preciso crescer para corresponder a esse chamado”.

Trilhando o caminho do chamado ao sacerdócio, Luis tem uma Palavra Bíblica que o acompanha: “Simão, filho de João, tu me amas?’ e Pedro respondeu ‘Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo’” (Jo 21, 17), entendendo assim que Deus também o confia o cuidado de um rebanho, ao mesmo tempo que experimenta uma fraqueza de ainda não amar a Deus como Ele quer. “Mas, entrego tudo nas mãos Dele pois sei que Ele sabe tudo e conhece meu coração”, completou Luiz, candidato ao sacerdócio.

Thiago Henrique

Thiago conheceu a Aliança em 2008, e ingressou na Comunidade de Aliança em 2009, em São Caetano do Sul, sua terra natal.

Em 2011, entrou para a experiência da Escola de Evangelização, ingressando na formação missionária da Comunidade de Vida, em 2012.

Morou por quatro anos na missão da antiga Casa Naim, que acolhia crianças em situação de vulnerabilidade social. Em 2018, foi enviado à Venezuela e, em 2019 para a missão em Manaus, onde está atualmente.

Sobre o ministério que recebeu durante a Festa das Tendas, relatou: “o passo do leitorato tem um grande significado. Além de ser um serviço ministerial para a Igreja e para a Comunidade, o ministério me convida a uma profunda vivência na Palavra, para poder proclamá-la, sendo assim voz de Deus à humanidade. O sentimento que brota no meu coração é a gratidão por esse presente de Deus, frente está nova fase. Louvado seja Deus por Sua misericórdia que alcança nossos corações. Assim vai se confirmando os primeiros passos rumo ao sacerdócio. Porém, me sinto pequeno diante desta grande responsabilidade, mas confiante na graça de Deus que me auxilia, me sustenta e me conduz a cada instante”.

Uma Palavra que o acompanha e o impele nesse caminho do sacerdócio é:

“Todo sumo sacerdote é tirado do meio dos homens e instituído em favor dos homens nas coisas que se referem a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. Sabe ter compaixão dos que estão na ignorância e no erro, porque ele mesmo está cercado de fraqueza. Por isso, deve oferecer sacrifícios tanto pelos pecados do povo, como pelos seus próprios. Ninguém deve atribuir-se esta honra, senão o que foi chamado por Deus, como Aarão. Deste modo, também Cristo não se atribuiu a si mesmo a honra de ser sumo sacerdote, mas foi aquele que lhe disse: ‘Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei’. Como diz em outra passagem: “Tu és sacerdote para sempre, na ordem de Melquisedec’” (Hb 5, 1-10).

Rafael Costa

Rafael é natural de Ribeirão Preto/SP, onde iniciou a sua participação no Movimento e atuou por dois anos. O início da sua caminhada aconteceu logo após a sua experiência pessoal com o amor de Deus, durante o retiro querigmático Thalita Kum. Em suas palavras: “uma experiência que marcou a minha vida para sempre”.

Durante os anos da Comunidade de Aliança, viveu dias intensos de formação, evangelização, partilha e, enquanto isso, fazia o seu discernimento vocacional.

Mesmo estando fazendo tantas coisas para Deus, sentia que Ele o chamava a dar passos mais profundos, se entregando completamente ao Seu serviço, como missionário da Comunidade de Vida, onde então ingressou em 2010.

Para Rafael, uma Palavra Bíblica que inflama seu coração, na resposta à sua vocação é: “já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim” (Gl 2, 20), completando que: “Sempre tive a convicção que o caminho sacerdotal me ajudaria a realizar essa palavra na minha vida”.

Ele sente que Jesus o chama a, principalmente, imitá-Lo e a ser todo D’ele.

Em missão, morou no Rio de Janeiro/RJ, em Barbacena/MG, Polônia e Ibiúna/SP, onde está atualmente como formador dos jovens do 2º ano.

Sobre o ministério do acolitato, contou:

“estou muito feliz por dar mais esse pequeno passo rumo ao sacerdócio. É um momento muito especial para nós, que nos preparamos tantos anos para ser padre. Receber o acolitato significa estar mais próximo do altar, servir o altar, ajudar na distribuição da Santa Comunhão para o povo de Deus, é entrar mais a fundo na nossa vocação. Viver esse momento junto com toda a Comunidade reunida é muito significativo. É a certeza de que nossos passos estão sendo acompanhados e confirmados pela Igreja, o que me traz muita alegria”.

Thiago Lafaiete

Thiago é natural de São Paulo e conheceu a Aliança de Misericórdia em 2007. Se aproximando da Comunidade, em 2009 professou o vínculo como Amigo Missionário.

Em 2010, impelido pelo Espírito Santo, iniciou junto ao Movimento o caminho de discernimento para implantação do “Arco-íris de Misericórdia” (Comunidade de Aliança), em São Lourenço da Serra/SP.

Em 2011, ingressou na Comunidade de Vida e em 2014 professou os seus primeiros vínculos de holocausto.

Carinhosamente, traz uma frase que o move no caminho do sacerdócio, dita por Maria Paola, fundadora da Aliança:

“O Coração de Jesus seja o vosso ícone. Que vocês possam se aproximar de cada pessoa com o Coração de Jesus, amante apaixonado que busca salvar todas as almas!”

Não por acaso, em sua consagração, adotou o nome de: Thiago do Coração de Jesus. Atualmente, está na missão de Manaus, no Amazonas.

Durante a Festa das Tendas, recebeu o ministério do Acolitato. “Receber esse ministério, para mim é sinal de confirmação da vontade de Deus em minha vida, é caminhar rumo a consolidação da promessa de Deus sobre a minha vida que passa pelo sacerdócio. Meu coração se enche de alegria e temor diante do mistério que a cada passo vai se implantando em minha história que cada vez mais vai se unindo a Cristo, apesar de minha pequenez diante deste grandioso chamado”, relatou Thiago.

Douglas Soares

O missionário Douglas Sores, conhecido internamente como Douglas Francisco (seu nome de consagração), também é natural de Ribeirão Preto/SP.

Iniciou a sua participação na Aliança de Misericórdia em 2006, ainda bem jovem. Durante esse tempo, sentiu o chamado as “águas mais profundas” e, em 2011 ingressou na Formação Missionária.

Já atuou nas missões de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, onde está atualmente. Como candidato ao sacerdócio, sente-se impelido pela Palavra Bíblica, que está no livro dos Salmos: “Como poderei retribuir ao Senhor pelo bem que me fez? Elevo a cálice da minha salvação invocando o nome santo do Senhor” (Sl 115, 13-14)

Com o ministério de Acólito, disse:

“Este passo representa a confirmação da Obra e da Igreja para com o nosso chamado. Isto me assegura que estou no caminho certo e que Deus abençoa meu chamado. Me sinto ainda mais unido a Deus e desejoso de trilhar bem cada etapa, pois assim, vivendo cada processo, vamos amadurecendo na fé e sendo formados à “estatura de Cristo” (Cf. Ef 4,13). Desejo ser fiel a este chamado, mas tenho consciência que essa fidelidade é meu esforço humano de encontro com a graça Divina e peço todos os dias que o Senhor não me abandone, para que sua graça nunca me falte. Sou e estou muito feliz dentro desse chamado e desejo doar-me para a Igreja, pelos pobres, por aqueles que Deus me enviar”.

Diego Xavier

Diego Xavier nasceu no Rio de Janeiro e começou a participar das ações da Aliança em 2009.

Dois anos depois, em 2011, ingressou na Comunidade de Vida, com o desejo de doar mais de si a Deus e sempre no cumprimento da Sua vontade.

Nesta entrega, vive apoiado na confiança, tendo como trecho bíblico que marca sua caminhada como candidato ao sacerdócio, a Palavra: “Não temas, crê somente” (Mc 5, 36).

Nessa dinâmica, com simplicidade, acredita que seu chamado ao sacerdócio “é uma consequência do meu ser cristão, do reconhecimento da minha identidade como criatura e filho de Deus. Aceitar a vocação se torna assim um dizer “sim” ao plano que Deus escolheu desde toda a Eternidade”, completou o missionário que recebeu o ministério do acolitato.

Diego atualmente está na missão da Bélgica, onde a Aliança mantém atividades de evangelização, com uma extensão social em um trabalho com refugiados.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password