Você conhece São Bruno, o grande fundador dos Cartuxos?
Certa vez eu ouvi um padre que disse que todos nós temos um pouco de monge. Isso, porque todos nós temos no fundo do coração um desejo de maior intimidade com Deus, um desejo de se recolher e encontrar com o Senhor. E essa foi a vida de São Bruno, o santo que celebramos hoje.
São Bruno é o fundador de uma das ordens mais austeras da Igreja. De nobre alemão, tornou-se sacerdote e, abandonando tudo, fundou a Ordem do Cartusianos, conhecida como: os Cartuxos.
Pequena Biografia
Nasceu em Colônia, uma Cidade Alemã que até hoje é um dos grandes centros católicos do país, em 1030. De uma família nobre, foi logo cedo para Reims e Paris para estudar.
Se formou como especialista em humanidades, direito e línguas. Porém, foi no ambiente universitário que sentiu o chamado ao sacerdócio.
Vocação religioso – vida consagrada
Foi ordenado padre e depois de um tempo começou a lecionar teologia na cidade e Reims. Lá ganhou fama e também lá viveu uma experiência profunda com Deus que o levou a vida monástica.
Radicalidade na vida monástica
Como sacerdote, São Bruno foi chamado a celebrar as exéquias e enquanto enterravam o falecido, o padre ouviu a voz do morto dizendo: “Por justo juízo de Deus fui condenado”. Esse fato mudou para sempre a vida do Santo, que abandonou tudo e passou a dedicar sua vida a contemplação, oração, silêncio e caridade.
Alguns amigos de São Bruno, vendo sua radicalidade, sentiram-se chamados a essa vida monástica, e então junto com ele passaram a viver a Regra de São Bento.
Porém, São Bruno sentia o desejo de viver uma vida ainda mais austera, retirou-se então com alguns companheiros para uma região afastada e rochosa, chamada serra Cartuxa, e lá se estabeleceu e assim começou a ordem cartuxa.
Um fato interessante é que na noite anterior a chegada do santo e dos seus companheiros, o bispo da região teve um sonho profético: viu sete estrelas descerem do céu sobre a região.
A ordem Cartuxa
A Ordem Cartuxa de São Bruno era muito rigorosa, ele e seus companheiros comiam apenas de 2 em 2 dias, vestiam roupas brancas e ásperas e dedicavam suas vidas à oração, ao trabalho e à caridade.
Conhecidos como os monges mais pobres, não comiam carne, nem pescado, somente pão, ovos e queijo, guardavam o silêncio e se comunicavam por sinais.
A ordem cresceu muito, até o Papa Urbano II que conhecia São Bruno o chamou para Roma para lhe ajudar. Em Roma, foi ordenado Arcebispo de Reggio, onde prestou grande serviços à Igreja.
Porém, o Santo deseja voltar à vida monástica e contemplativa e o Papa então permitiu, mas com a condição que ele vivesse a vida monástica dentro da Itália. São Bruno e seus companheiros foram então para a Calábria e lá se estabeleceram.
A ordem dos Cartuxos continuou a crescer. Em 6 de Outubro de 1101, morreu São Bruno, já com fama de santidade.
Um verdadeiro exemplo de busca por Deus no mais profundo, a austeridade e radicalidade de São Bruno até hoje chama a atenção e serve de modelo para católicos no mundo todo.
Oração a São Bruno
Onipotente e Eterno Deus, que concedestes a graça da fidelidade a São Bruno, fundador da Ordem dos Cartuxos, através do silêncio e da contemplação, concedei-nos também a nós sermos bem firmes na fé pela contemplação de vossas maravilhas.
São Bruno, rogai por nós!
0 Comments