Vocação Religiosa – Vida Consagrada

A vocação à vida religiosa, chamada de “vida consagrada”, é uma vocação sobrenatural, assim como a vocação ao sacerdócio.

Sabemos que homem e mulher foram criados por Deus e chamados naturalmente a constituir família. Porém, acontece que Deus suscita no seu povo as chamadas vocações extraordinárias, ou sobrenaturais (além da natureza). Essas são as vocações religiosas: padres, bispos, freiras, monges, irmãos e irmãs celibatários.

O Concílio Vaticano II, na constituição Lumen Gentinum nº 44 afirma a importância da vida consagrada para a Igreja quando diz que ela: “imita mais de perto, e perpetuamente representa na Igreja a forma de vida que Jesus, supremo consagrado e missionário do Pai para o seu Reino, abraçou e propôs aos discípulos que O seguiam”.

Em suas mais diversas expressões e carismas, a vida consagrada revela a íntima vocação da Igreja, de pertencer somente ao Senhor. A diversidade nas formas que se vive a vida consagrada revela a beleza do pertencimento a Deus, cada uma com sua identidade.

O catecismo nos diz sobre a vida consagrada: “O estado de vida constituído pela profissão dos conselhos evangélicos, embora não pertença à estrutura hierárquica da Igreja, está, no entanto, incontestavelmente ligado à sua vida e santidade”.

 

O que é o consagrado?

O consagrado é alguém que dá testemunho de que o mundo pode ser diferente, como uma antecipação do Eterno.

O consagrado é aquele que está disposto a ir aos confins do mundo anunciar a Boa-Nova de Cristo. O consagrado precisa ter um coração expandido, capaz de amar a humanidade e viver os valores evangélicos em toda a sua radicalidade.

É chamado a estar mais perto do Senhor e viver de forma mais profunda a intimidade com Deus, assim como uma maior e completa dedicação ao Apostolado e ao serviço da Igreja.

 

As faces da Vida Consagrada

 

O Catecismo da Igreja Católica, ao nos ensinar sobre as diversas faces da vida consagrada, as divide em formas de vida, vejamos cada uma delas:

  • A VIDA EREMÍTICA: os eremitas nem sempre fazem profissão pública dos três conselhos evangélicos; mas, por meio de um mais estrito apartamento do mundo, do silêncio na solidão, da oração assídua e da penitência, consagram a sua vida ao louvor de Deus e à salvação do mundo. Manifestam o aspecto interior do mistério da Igreja que é a intimidade pessoal com Cristo.
  • AS VIRGENS E AS VIÚVAS CONSAGRADAS: as virgens, “emitindo o santo propósito de seguir mais de perto a Cristo, são consagradas a Deus pelo Bispo diocesano, segundo o rito litúrgico aprovado, desposam-se misticamente com Cristo Filho de Deus e dedicam-se ao serviço da Igreja”.

Por este ritual solene (consecratio virginum – consagração das virgens), a “virgem é constituída como pessoa consagrada, sinal transcendente do amor da Igreja a Cristo, imagem escatológica da Esposa celeste e da vida futura” (CIC 478).

 

  • A VIDA RELIGIOSA: a vida religiosa distingue-se das outras formas de vida consagrada pelo aspecto cultual, pela profissão pública dos conselhos evangélicos, pela vida fraterna em comum e pelo testemunho dado a respeito da união de Cristo e da Igreja.

A implantação e a expansão missionária da Igreja requerem a presença da vida religiosa em todas as suas formas, desde os começos da evangelização. “A história confirma os grandes méritos das famílias religiosas na propagação da fé e na formação de novas Igrejas, desde as antigas instituições monásticas e as Ordens medievais, até às congregações modernas” (CIC 487).

 

  • OS INSTITUTOS SECULARES: o “Instituto secular é o instituto de vida consagrada, em que os fiéis, vivendo no século, se esforçam por atingir a perfeição da caridade e por contribuir, sobretudo a partir de dentro, para a santificação do mundo” (CIC 489).

 

Os membros destes institutos, mediante uma “vida perfeita e inteiramente consagrada [a esta] santificação” tomam parte na tarefa de evangelização da Igreja, “no mundo e a partir do mundo”, onde a sua presença atua “à maneira de fermento”.

O seu testemunho de vida cristã visa ordenar segundo Deus as realidades temporais e impregnar o mundo com a força do Evangelho. Assumem, por vínculos sagrados, os conselhos evangélicos e mantêm entre si a comunhão e fraternidade próprias do seu teor de vida secular (CIC 493).

 

E se Deus te chamar a ser Aliança de Misericórdia? Entre em contato conosco: (11) 99586-7742, ou pelo email: vocacional@misericordia.com.br

 

Oração pelos sacerdotes e religiosos

A vós nos dirigimos, Senhor, Filho de Deus, enviado do Pai para junto dos homens e de todos os tempos e de todas as partes da terra!

Nós vos invocamos por meio de Maria, vossa e nossa Mãe: fazei com que na Igreja não faltem vocações, em particular as de especial consagração ao vosso Reino! 

Jesus, único Salvador do mundo, nós vos pedimos pelos nossos irmãos e irmãs que responderam “sim” ao vosso apelo ao sacerdócio, à vida consagrada e à missão. 

Fazei com que as suas existências se renovem no dia a dia, tornando-se Evangelho vivo.

Senhor misericordioso e Santo, continuai a enviar novos trabalhadores para a messe do vosso Reino! 

Ajudai aqueles que chamais para o vosso seguimento neste nosso tempo: fazei com que, contemplando o vosso rosto, eles respondam com alegria à maravilhosa missão que lhes confiais para o bem do vosso Povo e de todos os homens!

Vós, que sois Deus, viveis e reinais com o Pai e o Espírito Santo, nos séculos dos séculos. Amém! 

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password