fbpx

Nossa Senhora do Rosário, você sabe como nasceu essa devoção?

Você conhece a devoção à Nossa Senhora do Rosário? Uma das devoções Marianas mais antigas da Igreja e teve início no século VIII, com monges irlandeses.

Os monges costumavam recitar os 150 salmos como uma forma de oração. Na região, a maioria dos leigos não sabiam ler, mas desejava uma forma de orar como os monges. Por isso, os monges decidiram ensinar a população local a recitar 150 ave-marias, sendo 1 para cada salmo, e assim nasceu o rosário.

A devoção rapidamente se espalhou pelo mundo e o rosário se tornou uma das práticas de oração mais comuns entre os católicos. Em diversas ocasiões, Nossa Senhora apareceu ao povo, e em cada uma delas ela sempre incentiva a oração do Santo Rosário.

 

 Leia também: Muitos nomes, uma só mãe – Maria Passa na Frente

 

São Domingos de Gusmão, o grande propagador da devoção à Nossa Senhora do Rosário

São Domingos de Gusmão, fundador dos Dominicanos, é conhecido como o Apóstolo do Rosário. Ele não cessou de incentivar a propagar a devoção a nossa Senhora e à oração do Rosário.

Conta-nos a tradição que São Domingos, com a oração do Rosário, começou a combater as heresias dos albingenses. O Santo afirmava que em todas as orações do Rosário pedia a intercessão de Maria Santíssima para converter os hereges. E obteve sucesso, mostrando assim a poderosa arma que é o Rosário na luta contra o mal no mundo.

 

O Simbolismo do Rosário

Como já dissemos, cada Ave Maria do Rosário representa um Salmo.

Cada mistério que contemplamos no Rosário acompanhamos a vida, Paixão e Ressureição de Jesus. Ao rezá-lo por completo meditamos toda a Sua vida, e os principais acontecimentos dos Evangelhos.

A palavra “Rosário” significa: um apanhado de rosas. Ou seja, trata-se de um buquê, mas em vezes de rosas oferecemos nossa oração à Nossa Senhora. Cada Ave-Maria representa uma rosa dada à Mãe Santíssima.

 

Leia também: Rosário, um caminho de santidade

 

No Rosário também rezamos as principais orações do católico. Começamos invocando o Espírito Santo, oferecendo aquela oração a Nosso Senhor e sua Mãe. Professamos nossa fé na Santa Igreja Católica, rezamos a oração que o próprio Verbo Encarnado nos ensinou, recitamos as 3 Ave-Marias iniciais em homenagem à Santíssima Trindade e damos Glória a Deus.

Enfim, um rosário bem rezado é de fato um itinerário pela vida de Cristo, pela fé da Igreja e um caminho seguro para as virtudes e à santidade.

 

Papa João Paulo II, o Papa de Nossa Senhora do Rosário

São João Paulo II dedicou consagrou seu Pontificado a Nossa Senhora. Seu lema era: Totus tuus Mariae. Ajudou a difundir a devoção ao Rosário e acrescentou mais um conjunto de mistérios, os Mistérios Luminosos – na CARTA APOSTÓLICA ROSARIUM VIRGINIS MARIAE

 

Oração à Nossa Senhora do Rosário

“Nossa Senhora do Rosário, dai a todos os cristãos a graça de compreender a grandiosidade da devoção do santo Rosário, na qual, à recitação da Ave-Maria se junta a profunda meditação dos santos mistérios da vida, morte e ressurreição de Jesus, vosso Filho e nosso Redentor.

São Domingos, apóstolo do Rosário, acompanhai-nos com a vossa bênção, na recitação do terço, para que, por meio desta devoção à Maria, cheguemos mais depressa a Jesus, e como na batalha de Lepanto, Nossa Senhora do Rosário nos leve a vitória em todas as lutas da vida; por seu Filho, Jesus Cristo, na unidade do Pai e do Espírito Santo. Amém.”

 

Veja também: Como rezar o terço da Misericórdia

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password