Sou Católico e não vou à missa: o curioso caso dos católicos de IBGE
O Brasil é considerado a nação com o maior número de católicos do mundo, porém, um novo estudo publicado pelo Centro de Pesquisa Aplicada ao Apostolado (CARA) mostra que, apesar de ter o maior número de católicos, o país está entre os últimos lugares de frequência na Santa Missa.
De acordo com o relatório, a Nigéria pode ser o país que mais frequenta a missa no mundo. A pesquisa foi realizada pela World values Survey e rastreou dados de 36 países com grandes populações católicas.
Quando perguntados “Além de casamentos, funerais e batizados, com que frequência você frequenta serviços religiosos atualmente?” 94% dos autodenominados católicos nigerianos entrevistados disseram que frequentam a Missa pelo menos uma vez por semana.
Ainda de acordo com a pesquisa, o Brasil está entre os países em que os adultos declaradamente católicos menos participam da Missa. Segundo o estudo, apenas 8% dos brasileiros entrevistados disseram que vão à Missa pelo menos uma vez na semana. Por outro lado, 82% dos brasileiros disseram que, independentemente de irem à igreja ou não, consideram-se pessoas “religiosas”.
Essa pesquisa nos mostra um fato importante, que o Brasileiro se diz católico, mas não o é de fato. Apesar de ser um país nominalmente católico, os católicos no Brasil são “não praticantes”, ou seja, católicos que não seguem a doutrina da Igreja, não frequentam e simplesmente não vivem a sua fé.
Essa é uma realidade muito triste, porque mostra o quanto nosso país ainda precisa de EVANGELIZAÇÃO e de FORMAÇÃO. Veja que 82% dos brasileiros se consideram pessoas religiosas mesmo sem ir a missa, porém, não observam que o Catecismo da Igreja católica e o 2º mandamento da Lei de Deus nos diz: “Guardar domingos e festas”.
Vejamos o que o Catecismo nos ensina:
Aos domingos e nos outros dias de festa e de preceito os fiéis têm obrigação de participar da Missa. Satisfaz o preceito dessa participação, quem aceita a Missa celebrada no rito católico no dia de festa, ou à tarde do dia anterior. Por isso, a liturgia do sábado à noite já é a do domingo (CIC 2180).
Por isso, os fiéis são obrigados a participar da Eucaristia nos dias de preceito. Só há motivos muito sérios que justifique, por exemplo: doença grave, cuidados com bebês, ou se forem dispensados pelo próprio pastor. Aqueles que deliberadamente faltam à obrigação da missa dominical cometem pecado grave (CIC 2181).
Como católicos, temos a obrigação de frequentar a Santa Missa, buscar viver os sacramentos e uma vida Santa em comunidade. Quem não faz isso não está em comunhão com a Igreja e, portanto, não está de fato sendo católico.
A participação na Eucaristia é fundamental para a nossa Salvação, não apenas por ser uma regra, mas porque é na Eucaristia que encontramos o Senhor que nos espera. O próprio Deus que se encarnou, que desceu e habitou entre nós.
Quando faltamos à missa, estamos renegando o próprio Cristo. Rezemos pelos nossos irmãos “católicos de IBGE” e nos empenhemos em torná-los legítimas testemunhas da misericórdia que nos alcança.
Fonte: Aleteia
0 Comments