Perseguidos, mas não esquecidos! Perseguição aos Cristãos aumenta.

De acordo com o relatório 2020-2022 divulgado pela Ajuda à Igreja que Sofre (ACN), a perseguição aos Cristãos está em um nível altíssimo e preocupante. São centenas de homens e mulheres com o direito básico de culto negado, sofrendo forte perseguição pelo simples fato de serem cristãos. Para se ter uma ideia, são mais de 150 países onde há forte perseguição religiosa.

Vejamos o que diz o relatório:

“Durante o período em análise, as violações dos direitos humanos deterioraram grandemente, com os números do Centro de Pesquisa do Pew Research Center para 2019 mostrando que os cristãos são perseguidos em mais países do que qualquer outro grupo religioso”.

“Houve também um repentino aumento nas violações contra os cristãos – de 145 países em 2018 para 153 um ano depois. A Open Doors World Watch List de 2022 reportou ‘mudanças sísmicas no quadro da perseguição’ para os cristãos”.

Pela primeira vez em 29 anos de história da pesquisa, todos os 50 países mais ofendidos atingiram “altos” níveis de perseguição.

 

  • Em 75% dos países pesquisados, a opressão ou perseguição aos cristãos aumentou.
  • Na África, a situação dos cristãos piorou em todos os países pesquisados, em meio à evidência de um grande aumento de violência genocida por parte de agentes militantes de fora do estado, incluindo jihadistas.
  • No Oriente Médio, a migração contínua aprofundou a crise, ameaçando a sobrevivência de três das mais antigas e importantes comunidades cristãs do mundo, localizadas no Iraque, na Síria e na Palestina.
  • Na Ásia, o autoritarismo do estado tem sido o fator crítico que causa a piora da opressão contra cristãos em Mianmar, China, Vietnã e em outros lugares. Da pior forma, a liberdade de consciência e de religião está sendo estrangulada, como na Coreia do Norte.
  • Em outras regiões da Ásia, o nacionalismo religioso tem causado aumento na perseguição contra os cristãos no Afeganistão, na Índia, no Paquistão e em outros lugares.

 

A situação é grave e muito séria, com milhares de pessoas perseguidas por aderirem ao cristianismo, sendo mortas ou retaliadas por sua fé. Devemos rezar e oferecer penitências por essas pessoas, esses nossos irmãos que precisam da nossa oração e da nossa ajuda.

Cada uma dessas pessoas são mártires da fé, mártires que dão a vida por amor à Cristo. Rezemos por elas e nos lembremos sempre de que a liberdade de culto é um direito humano pelo qual devemos lutar.

Em todos esses países encontramos regimes e governos que renegam a fé por diversos motivos, e por isso devemos sempre nos lembrar de que esse é um risco que sempre corremos.

O Cristianismo, o ideal Cristão, em muitos momentos da história incomodou governos e autoridades, seja por não cultuar o governante, seja por defender a moralidade ou mesmo por defender a vida. Os regimes ditatoriais em geral perseguiram os Cristãos, vemos isso com o Nazismo e com o Comunismo.

Que ao final deste texto você possa fazer uma oração por todos os Cristãos perseguidos no mundo e possa louvar a Deus pela liberdade de culto que temos hoje, pedindo ao Senhor que possamos continuar livres para adorá-lo e louvá-lo em todos os momentos.

Acompanhe o testemunho do Padre Abayomi, pároco da Igreja de São Francisco Xavier em Owo, estado de Ondo, Nigéria, que foi atacada durante a Missa de Pentecostes, no domingo, 05 de junho de 2022.

O massacre deixou, pelo menos, 40 fiéis mortos e dezenas de feridos graves:

Eu ainda estava celebrando a Missa quando eu ouvi as explosões. Eu estava no santuário, colocando incenso no turíbulo, preparando a procissão do lado de fora da igreja, quando escutei dois grandes barulhos e vi meus paroquianos em pânico, correndo em várias direções. Alguém correu para mim e gritou: “Padre, homens desconhecidos armados!”.

Eu não sei quantos deles havia – alguns dizem seis, outros dizem quatro – mas eu sei que eles estavam organizados. Alguns dos terroristas se disfarçaram de paroquianos e rezaram conosco durante a Missa, sabendo que tinham a intenção de nos matar.

Enquanto as balas cortavam o ar, eu só pensava em como salvar meus paroquianos. Alguns deles conseguiram trancar a porta de entrada e eu chamei as pessoas para entrar na sacristia. Dentro da sacristia, eu não pude me mexer: as crianças me cercavam, e também os adultos. Eu os protegi assim como uma galinha protege seus pintinhos.

 

Oração pelos Cristãos Perseguidos:

Senhor Jesus Cristo, Vós nos ensinastes a rezar ao Pai em vosso nome e nos assegurastes que tudo o que pedíssemos nós receberíamos. Por isso, nos dirigimos a Vós com total confiança, pedindo-lhe a graça e a força de perseverar nesta tempestade, para alcançar a paz e a segurança, antes que seja tarde demais. Esta é a nossa oração e, embora pareça impossível para nós, confiamos a Vós a nossa sobrevivência e nosso futuro.

 Ajude-nos, Pai, Em nome de seu Filho crucificado e ressuscitado, Jesus, para continuarmos a trabalhar juntos; para sermos livres, responsáveis e amorosos; para encontrarmos a vossa vontade e fazê-la com alegria, zelo e coragem.

Em Caná, a Mãe de Jesus foi a primeira a notar que não havia vinho. Pela intercessão de Maria, pedimos-lhe, Pai, para mudar a nossa situação – como vosso Filho transformou a água em vinho – da morte para a vida.

Amém. 

“Vamos escolher o caminho da fraternidade. Porque ou somos irmãos, ou todos perdemos” (Para Francisco)

 

 

Fonte: Relatório cristãos perseguidos

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password