universitários com mochila nas costas

Ser cristão e evangelizar na universidade é possível?

Ser de Deus na Universidade?

Festas, Baladas, álcool, ateísmo, sexo, drogas, estes são apenas alguns dos grandes desafios que um cristão precisa enfrentar ao entrar na universidade. E a pergunta que fica é: como lidar com tudo isso e ao mesmo tempo fazer a diferença nesse meio?

Primeiramente, seja próximo e amigo

1) Mantenha-se em Deus, em oração. Para vencer as tentações diárias, é preciso manter-se em oração! E como bom amigo, seja também um intercessor pelos seus colegas.

Talvez não tenha ninguém que reze por eles. Discretamente, em segredo, seja este amigo que reza, que assume a vida deles na sua oração pessoal. Cuide para não ser o chato que fica falando de Deus quando eles não querem ouvir! Talvez seja mais eficaz rezar… Confie mais no poder da oração!Leia mais: Os segredos para fazer uma boa confissão

2) Sua faculdade, ou até mesmo sua escola, é um local para evangelizar! Por isso, prepara-se! Um relacionamento de amizade verdadeiro é raro neste meio em que muitas vezes reina a competitividade. Ninguém resiste a um amigo que quer o seu bem.

Seja presente, escute com atenção, faça aquilo que Jesus faria e com o Amor com que Jesus faria, e logo perceberá que seus colegas te procurarão para pedir ajuda. Quando for oportuno fale de Deus.

Não tenha pressa

Jovens na sala de estudo
Gestos e ações são as melhores pregações.

3) Evangelize pouco a pouco. Os cursos de graduação demoram cerca de 4 anos, ou mais, para serem concluídos. Nem sempre teremos os mesmos colegas em todas as cadeiras, mas certamente terão aqueles amigos que você conhece desde o primeiro semestre, certo?

O que poucas pessoas entendem é que a evangelização do ambiente universitário não se faz em apenas um dia.

Na verdade é um processo contínuo e que exige muito mais do que palavras, mas sim escolhas! As pessoas não querem apenas ouvir falar de Jesus, elas querem ver Jesus em nossas vidas, e aí está o grande desafio. Será que você consegue evangelizar através da sua postura diária e, se necessário, usar palavras?

4) Seja dos outros. Independente da sua natureza, introvertido ou mais solto, é importante que o cristão seja “dos outros”. Como assim? Esconder-se numa bolha pode ser mais cômodo, mas isto não me torna uma pessoa que realmente faz a diferença na vida dos outros, pelo contrário, isso faz com que eu não faça a mínima diferença na vida dos meus colegas.

Comece por esforçar-se para estabelecer novas relações e principalmente permitir que as pessoas te conheçam melhor. Não é uma tarefa simples, mas se eu quero evangelizar preciso desprender-me de mim. Nessas horas, um mínimo sorriso, ou um “oi” simpático já faz toda a diferença.

Ser luz do mundo e sal da terra

universitários com mochila nas costas
Ser próximo e empático conquista boas amizades.

5) Faça a diferença pelas suas qualidades. Bons exemplos podem tocar o coração das pessoas, mais que mil palavras.

Uma universitária se converteu após conhecer sua colega “católica praticante” da faculdade. O que mais a fazia admirar a colega era o fato de ela ser tão divertida, querida, bonita, sem necessitar de bebida ou da aprovação dos rapazes da faculdade.

Quando a colega a convidou para ir à Igreja, a menina não pensou duas vezes antes de aceitar, “óbvio que eu vou, pois quero ser como você”, ela pensou. Devemos ser para as pessoas no mundo, verdadeiros referenciais!

É bacana você se destacar na sua faculdade, grupo de amigos, ou escola também pelas suas qualidades, dons e talentos. Enfim, pense em como você pode se destacar entre a galera através dos seus pontos fortes, com humildade, e Deus usará isto como um instrumento na vida dos que contigo convivem.

Essas são algumas dicas simples, mas seja criativo e ousado! Seja de Deus em todos os lugares!!!

Os universitários são os futuros líderes do mundo, serão eles que atuarão em todas as áreas do país… é mais que necessário ser Luz neste meio!

<

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password