São Valentim: a Igreja acredita no amor!
Hoje, dia 14 de Fevereiro é comemorado o Dia dos Namorados nos Estados Unidos e em diversos países no mundo. Essa data se refere ao Dia de 2 Santos de Nome Valentim ambos foram padres e mártires no século III.
São Valentim famoso por celebrar matrimônios mesmo contra às ordens do imperador Romano Claúdio II que o condenou a morte em 14 de fevereiro de 286 e São Valentim de Terni famoso por promover a reconciliação entra casais e que foi condenado à morte por decapitação pelo Imperador Aureliano em 14 de fevereiro de 273.
São Valentim viveu durante Império Romano, no século III. Naquela época, o Imperador Cláudio II proibiu o casamento porque julgava que soldados solteiros eram combatentes melhores. Mas São Valentim não obedeceu e continuou celebrando o sacramento do matrimônio clandestinamente.
Quando foi descoberto, ele foi preso e condenado à morte. Sua festa se popularizou no hemisfério norte e ele passou a ser conhecido como o Santo do Amor.
Já São Valentim de Terni, como bispo da Igreja, era conhecido pelo dom do conselho e famoso por reconciliar diversos casais.
A tradição nos conta que certa vez ouviu dois jovens namorados discutindo ao lado de seu jardim e foi até eles. Se aproximou com uma rosa na mão, o capuz sobre a cabeça, o semblante sereno e sorridente. Pediu que os dois segurassem o caule da rosa com todo cuidado para não se espetarem. Eles assim o fizeram. Depois, São Valentim explicou-lhes a beleza do sacramento do matrimônio e da união de corpos.
“As rosas são lindas, perfumadas, delicadas, mas tem espinhos. E elas não vivem sem espinhos. Assim também são as diferenças entre o casal. É preciso conhecê-las, respeitá-las e tratá-las com delicadeza para que nenhum dos cônjuges seja ferido. Agindo assim, serão felizes e as brigas desaparecerão.” Pouco tempo depois, o santo bispo celebrava o casamento dos dois. Depois disso, sua fama de casamenteiro se espalhou.
Conheça algumas orações à São Valentim:
Oração a São Valentim de Terni
“São Valentim, que semeastes a bondade, o amor e a paz na Terra, sede meu guia espiritual. Ensinai-me a aceitar os defeitos e as falhas do meu companheiro e ajudai-o a reconhecer as minhas virtudes e vocações. Vós, que compreendeis os que se amam e desejam ver a união abençoada por Cristo, sede nosso advogado, nosso protetor e nosso abençoador. Em nome de Jesus, amém!”
Oração de São Valentim para um novo amor
“São Valentim, patrono do amor, lance seus olhos bondosos sobre mim. Impeça que maldições e heranças emocionais de meus ascendentes e erros que tenha cometido no passado perturbem minha vida afetiva. Desejo ser feliz e fazer as pessoas felizes. Ajude-me a entrar em sintonia com minha alma gêmea, para que possamos desfrutar o amor, abençoados pela providência divina. Peço a tua intercessão poderosa, junto a Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém”.
Oração de São Valentim para reconciliação
“Ó Jesus Cristo, salvador nosso, que viestes ao mundo para o bem das almas dos homens, mas que fizestes tantos milagres para dar saúde ao corpo e amor às almas apaixonadas. Tu que curastes o menino que sofria de ataques e caía na água e no fogo; que libertastes aquele que se escondia entre os túmulos do cemitério; que expulsastes os maus espíritos dos possessos que espumavam; peço-vos, por intermédio de São Valentim, o santo dos namorados, a quem destes o poder de curar os que sofrem de amor, a reconciliação do meu casamento. Amém!”
0 Comments