Penitências quaresmais para cada um dos temperamentos

A Teoria dos quatro temperamentos ficou muito famosa no meio católico depois que o Padre Paulo Ricardo começou a abordá-la, e até lançou um curso sobre o tema. A teoria já era bastante difundida no meio empresarial.

Temperamentos

Basicamente, a teoria dos quatro temperamentos divide as pessoas em quatro categorias de acordo com o elemento predominante. É uma teoria muito antiga que pode ser encontrada em textos da Grécia Antiga e já foi utilizada diversas vezes pela Igreja ao longo dos séculos. Hoje, tem sido estudada por psicólogos no mundo todo.

Cada temperamento tem uma particularidade, características positivas que o elevam e ajudam à Santidade e características negativas, que precisam ser trabalhadas.

Podemos encontrar grandes santos em cada um dos temperamentos, santos que vencendo sua inclinação para o mal souberam utilizar a beleza de seu temperamento para fazer a vontade de Deus.

Vamos entender melhor como é cada um dos temperamentos:

Colérico

O colérico é representado pelo elemento fogo. Seu temperamento é explosivo, tende a reagir rápido e até violentamente, sem pensar muito, mas tende a permanecer com a impressão por um bom tempo. É o temperamento dos líderes. O colérico tende a grandes projetos, é conhecido por sua determinação e teimosia, mas cai facilmente no orgulho.

Para o colérico, uma boa penitência para a quaresma é aquela que o leva para a humildade. O colérico deve mortificar ativamente a ira, inclinando-se para a doçura. Assim como a irritação vai gerando nele um coração orgulhoso.

Por isso uma boa penitência é a leitura de um livro espiritual, a escolha pelo silêncio e por não reclamar. Buscar fazer algo que não gosta pelos outros também é uma excelente opção de penitência para o colérico nessa quaresma.

Conheça mais penitências para os Coléricos

Sanguíneo

O sanguíneo é representado pelo elemento ar. Assim como o colérico, ele reage rapidamente por qualquer impressão, porém diferentemente do colérico essa impressão não permanece. O Sanguíneo tende a não guardar rancor, a ser otimista e alegre, mas pode ser inconstante e cair na sensualidade.

Graças a sua natural inconstância, é importante que o sanguíneo faça propósitos específicos, bem concretos e acessíveis, de mortificação dos sentidos. Deve fazer um propósito claro e objetivo (por exemplo, não falar coisas más), além de fazer todos os dias, sem falta, um exame de consciência sobre esse propósito.

A abstinência de carne pode ser de grande ajuda na luta pela castidade. Como o sanguíneo é inconstante, propósitos de oração longos também educam muito bem seu temperamento, uma boa penitência é a oração do terço da misericórdia às 3h da manhã, durante toda a quaresma.

Conheça mais penitências para os Sanguíneos

Fleumático

O fleumático é representado pelo elemento água. Ele tende a ser o oposto do colérico, não se inflama com facilidade e tende a não permanecer. Em geral, é uma pessoa calma, mas que tem uma tendência a ser superficial. Se bem trabalhado e vencer a inércia, o fleumático tem um potencial incrível, pois não é impulsivo.

A mortificação para o fleumático, na verdade, é uma vivificação e, portanto, um excelente remédio para a tendência do fleumático à inação, ao descanso, a terminar as coisas rapidamente só para poder descansar e se divertir o quanto antes. Por isso, uma boa penitência quaresmal é aquela que o faz sair de si, se voluntariar para algum trabalho constante, a prática da caridade, buscar fazer o mais difícil em vez de o mais fácil.

Escolher uma tarefa de casa pouco valorizada e assumi-la por amor. Como por exemplo, cozinhar diariamente para toda a família, etc.

Conheça mais penitências para os Fleumáticos

Melancólico

O melancólico é representado pelo elemento terra. Tende a ser firme como uma rocha, não reage de pronto, mas raciocina e então age, mas tende a permanecer com a impressão por um longo tempo.

O melancólico tende à reflexão e a interiorização, mas também a melancolia e a tristeza, é preciso tomar cuidado para não cair na inércia ou ser dominado pela tristeza.

A melhor penitência para o melancólico é a atividade, o trabalho manual como cuidado do jardim, artesanato, coisas que ocupem a mente.

A escolha por um trabalho manual durante a quaresma pode lhe ajudar, a abstinência de doces também é recomendada.

Conheça mais penitências para os Melancólicos

Santidade e temperamentos

Vale lembrar que encontramos grandes nomes de santos em cada um dos temperamentos, como por exemplo: Santa Teresa D’Avila, que era sanguínea; Santa Teresinha do Menino Jesus, melancólica; São Jeronimo, Colérico e São Tomás de Aquino; fleumático.

Os temperamentos não são uma definição da sua personalidade, eles nos ajudam a entender nossas facilidades e dificuldades, entendendo o nosso defeito dominante para que possamos trabalhar e lutar contra a nossa má inclinação.

Conhecer a teoria dos quatro temperamentos pode nos ajudar a trilhar o caminho da santidade, basta que não usemos os temperamentos de muleta, mas sim como um trampolim para o autoconhecimento e para a busca de Deus.

Fonte base: Curso dos temperamentos Padre Paulo Ricardo.

 

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password