São Pio e a ajuda divina durante a vida

Ninguém melhor do que padre Pio para nos mostrar o quanto devemos suportar por amor a Deus e ao Seu Evangelho.

Escolhido de Jesus e Maria

Desde de muito cedo, ainda quando bebê, foi tentado pelo mal que lhe causava grandes tormentos. Em sua biografia ele relata que sofria de muitos pesadelos desde muito pequeno: “Eu estava cercado por monstros assustadores” – relatou certa vez a um amigo.

O demônio é que me atormentava”. Nessa época ele já se comunicava com Jesus, Maria e seu anjo da guarda.

Sua devota mãe ao batizá-lo, dedicou-o a Jesus e Maria e o incentivava a pedir a proteção de São Francisco de Assis, seu padroeiro. Graças a sua piedosa mãe o pequeno Francesco pôde deixar-se guiar por Deus de maneira dócil.

Foi aos 10 anos de idade que Franci sentiu o chamado para ser frade. Depois de conhecer o capuchinho Frei Camilo ficou encantado com seu modo de ser e queria, segundo ele, ter uma longa barba como a do frei.

A notícia foi mal recebida pelos seus pais que preferiam que se tornasse um pároco. “Não, não. Quero ser um frade barbudo” – relutou fortemente o menino. Vencidos pela insistencia do pequeno os pais foram até o convento para saber dos pormenores. Claro que, além do desejo, Francisco precisaria se dedicar aos esutdos e ara uma família simples de camponeses isso estava além do orçamento.

Seu pai então, partiu para as Américas atrás de trabalho que desse ao filho a educação necessária para realizar seu donho de ser frade. Há indícios de que ele tenha estado na Argentina e até no Brasil antes de ir para os EUA (Estados Unidos da América).

Um resumo de sua vida

Deus, porém, preparava um caminho extraordinário para o Seu amado filho! No ano 1903 ele faz uma experiência mística que mostraria como deveria ser sua vida dali para frente.

Segue o seu relato, onde refere-se a si mesmo em terceira pessoa:

“Ao seu lado, ele contemplou um homem majestoso de rara beleza, resplandecente como o Sol. Esse homem o tomou pela mão e disse: ‘Venha comigo, pois você deve lutar contra um guerreiro formidável’.

Foi então levado a um vasto campo no qual havia uma enorme multidão, a qual se dividia em dois grupos. De um lado, via homens da mais bela fisionomia, com uma indumentária branca como a neve. Do outro (…) via homem de aspecto horrendo, com uma vestidura negra que lhes dava a aparência de sombras.

Entre esses grandes grupos estendia-se um enorme espaço, no qual aquela alma foram colocada como seu guia.

Assim que olhou de forma intencional e maravilhada para o meio do espaço que dividia os dois grupos, um homem apareceu, avançando, alto a ponto de lhe dar a impressão de que sua testa tocava os céus; sua face parecia a de um etíope, de tão negra e horrenda.

Nesse ponto, a pobre alma ficou completamente desconcertada, e sentiu que sua vida fora suspensa. Esse estranho personagem se aproximava cada vez mais, e o guia junto a alma lhe informou que ela teria de lutar contra aquela criatura.

Perante essas palavras, a pobre alma ficou pálida, estremeceu e esteve prestes a desfalecer, tão grande era o seu terror.

O guia a segurou por um braço até que se recuperasse do espanto. A alma então se voltou para seu guia e lhe implorou que a poupasse da fúria daquele ser sinistro, pois o guia disse que a criatura era tão forte que nem a força de todos os homens seria suficiente para derrubá-la.

‘Qualquer resistência é fútil. Você deve lutar contra esse homem. Anime-se. Entre no combate com confiança. Avance com coragem. Eu estarei ao seu lado. Como prêmio pela vitória lhe darei uma coroa brilhante para adornar sua fronte’.

A pobre alma se animou. Entrou em combate com a formidável e misteriosa criatura. O ataque [da criatura] foi feroz, mas, com ajuda de seu guia, que jamais a abandonou, [a alma] finalmente venceu o seu adversário, lançou ao chão e o forçou a fugir.

Seu guia, então, fiel à sua promessa, tirou de sua túnica uma coroa da mais rara beleza, uma beleza que as palavras não podem descrever, e a colocou em sua cabeça. E então retirou-a dizendo:

‘Você receberá uma coroa ainda mais bela se lutar o bom combate com aquela criatura. Ela irá continuamente renovar seus ataques para reconquistar sua honra. Lute bravamente e não duvide do meu auxílio. Mantenha seus olhos bem abertos, pois essa misteriosa personagem tentará surpreendê-lo.

Não temas (…) sua formidável força, mas lembre-se, porque eu prometi: eu sempre a derrotarei’.

Quando aquela misteriosa criatura fora vencida, toda a multidão de homens de terrível compleição fugiu em meio a guinchos, maldições e gritos ensurdecedores, enquanto erguia-se o som de aplausos e de louvor dirigido aquele homem esplêndido, mais brilhante que o sol, que ajudara a pobre alma de forma tão esplendorosa na dura batalha. E assim se encerrou a visão”.

Filhos de Padre Pio

Realmente, ao longo de seu ministério, Padre Pio sofreu toda sorte de provações, mas sempre passou por todas com a certeza do auxílio divino. E você? Está passando por uma grande tribulação? Peça o auxílio de deste grande santo, com certeza ele não te desamparará.

Informações extraídas do livro “Padre Pio, A história definitiva”, C Bernard Ruffin, pg.37-38